Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

1º Trimestre de 2009

 

Título: Livro de Josué - As conquistas e as promessas do povo de Deus

Comentarista: Elienai Cabral

 

 

Lição 11: As cidades de refúgio

Data: 15 de Março de 2009

 

TEXTO ÁUREO

 

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Sl 46.1).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Assim como as cidades de refúgio de Israel, Jesus é a nossa segurança; abrigo e socorro em todas as circunstâncias da vida.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - Nm 35.1-8

As cidades dos levitas

 

 

Terça - Nm 35.9-34

As cidades de refúgio

 

 

Quarta - Js 20.2

Deus ordena a instituição das cidades de refúgio

 

 

Quinta - Sl 9.9

Deus, alto refúgio em tempos de angústia

 

 

Sexta - Sl 10.12

Deus não se esquece dos necessitados

 

 

Sábado - Is 32.1,2

Cristo, abrigo seguro nas intempéries

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Josué 20.1-6.

 

1 - Falou mais o SENHOR a Josué, dizendo:

2 - Fala aos filhos de Israel, dizendo: Apartai para vós as cidades de refúgio, de que vos falei pelo ministério de Moisés;

3 - para que fuja para ali o homicida que matar alguma pessoa por erro e não com intento; para que vos sejam refúgio do vingador do sangue.

4 - E, fugindo para alguma daquelas cidades, por-se-á à porta da cidade e proporá as suas palavras perante os ouvidos dos anciãos de tal cidade; então, tomarão consigo na cidade e lhe darão lugar, para que habite com eles.

5 - E, se o vingador do sangue o seguir, não entregarão na sua mão o homicida; porquanto não feriu a seu próximo com intento e o não aborrecia dantes.

6 - E habitará na mesma cidade, até que se ponha a juízo perante a congregação, até que morra o sumo-sacerdote que houver naqueles dias; então, o homicida voltará e virá à sua cidade e à sua casa, à cidade de onde fugiu.

 

INTERAÇÃO

 

Professor, precisamos avançar no estudo do livro de Josué. Na lição de hoje vamos estudar o capítulo 20. Todavia, você poderá informar aos alunos que os capítulos 14 e 15 descrevem a distribuição das terras do sul para Judá e Calebe. Os capítulos 16 e 17 explicam a repartição das terras centrais para os filhos de José, enquanto a seção 18-19 trata da divisão do restante das terras. O capítulo 20 apresenta a localização e o estabelecimento das seis cidades de refúgio dentre as 48 cidades dos levitas, capítulo 21. Transmita essas informações aos seus alunos e boa aula!

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Discorrer sobre a importância das cidades de refúgio.
  • Explicar o sentido figurado das cidades de refúgio.
  • Localizar no mapa as seis cidades de refúgio.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Professor, use o mapa da lição anterior para mostrar aos alunos as seis cidades de refúgio. Note que em cada lado do rio Jordão havia três cidades de refúgio. Três do lado leste do Jordão: Bezer (para a tribo de Rubens), Ramote (em Gileade) e Golã (para a meia tribo de Manassés). Outras três ficavam na parte oeste do Jordão: Quedes (na montanha de Naftali), Siquém (na montanha de Efraim) e Hebrom (na montanha de Judá). Essas cidades estavam convenientemente situadas nas regiões norte, central e sul de Canaã.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave

Refúgio: Local para onde alguém foge a fim de estar em segurança.

 

As "cidades de refúgio" foram estabelecidas por Deus para abrigar as pessoas que cometessem homicídio involuntário (Nm 35.11). Às portas delas, o acusado apresentava-se perante uma corte de anciãos a fim de justificar-se, e provar que não teve a intenção de matar seu semelhante.

Essas cidades, como providência divina, ilustram perfeitamente a verdadeira segurança que só encontramos na pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo (Hb 6.18-20).

Desta lição, extrairemos preciosos ensinos concernentes à justiça e à misericórdia divinas.

 

I - AS CIDADES DE REFÚGIO E SEUS PROPÓSITOS (Js 20.2-6)

 

1. As cidades dos levitas (Nm 35.1-5). De acordo com Números 18.20-24 os levitas não herdariam qualquer parte da Terra Prometida, pois, Deus mesmo era a sua herança (v.20). Até o sustento dos filhos de Levi provinha dos dízimos de todo o Israel (v.21), uma vez que se ocupavam apenas do sacerdócio (vv.22-24).

Os levitas receberam, por ordem divina, apenas 48 cidades dentre as tribos dos filhos de Israel (Nm 35.2-5,7). Dentre elas, seis foram separadas como "cidades de refúgio" para abrigar o homicida involuntário (Nm 35.6,14; Dt 4.41-43). Três ficavam ao leste do Jordão (Bezer, Ramote, Golã), e três ao oeste (Hebrom, Siquém, Quedes). Esses locais eram considerados sagrados, e administrados pelos sacerdotes. Qualquer israelita ou estrangeiro que cometesse um assassinato não proposital poderia abrigar-se ali até o seu julgamento (Nm 34.15,22-25). Todavia, se o refugiado saísse dos "termos da cidade" poderia ser morto pelo "vingador do sangue" (vv.26,27). O acusado deveria, obrigatoriamente, permanecer na cidade até a morte do sumo sacerdote (v.28).

Aqui temos uma lição espiritual muito preciosa. Deus elegeu a Jesus Cristo como o sumo sacerdote que remove a culpa e livra o pecador de seus pecados (Hb 7.20-27).

2. O sistema judiciário da Lei (Js 20.2-6; Nm 35.6-34). As passagens de Êxodo 21.24, Levítico 24.20 e Deuteronômio 19.21 mostram-nos claramente como funcionava o sistema judicial daqueles tempos, isto é: "olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé". Havia leis para diversos tipos de crimes: os de natureza religiosa (Êx 20.3-5), material (Êx 22.1-15), moral (Êx 22.16-31; Lv 18.1-29) e pessoal (Êx 21.12-36). As cidades de refúgio foram criadas com o intuito de impedir a vingança contra alguém que praticasse um homicídio culposo. Pois, o desejo de vingança da família da vítima nem sempre era justo, razão pela qual a lei concedia ao homicida a oportunidade de se refugiar e obter um justo julgamento (Nm 35.12,24).

3. A profanação da Terra Prometida (Nm 35.33,34). "Não profaneis a terra em que estais..." (v.33). A Terra Prometida era santa, e jamais poderia ser profanada visto que o próprio Deus habitava no meio dos filhos de Israel (v.34). Permitir que o assassino de uma vida inocente não pagasse por seu crime era o mesmo que corromper ou profanar a terra. Segundo Gênesis 4.10,11 o sangue absorvido pela terra clamava contra a vida daquele que o derramou. Esse princípio baseia-se no fato de que o sangue é vida, e, sendo vida, a terra contaminada exigia a morte do assassino: vida por vida, sangue por sangue (v.34; Lv 17.11).

Isto ilustra o sacrifício cruento de nosso Senhor Jesus Cristo. Somente a morte expiatória de Jesus é capaz de eliminar a culpa do pecado e libertar o pecador da maldição e condenação da lei (Hb 9.11-14; Ef 2.13).

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

Quarenta e oito cidades pertenciam aos levitas e seis delas eram cidades de refúgio. Foram criadas para impedir a vingança contra o homicida culposo.

 

II - O SENTIDO FIGURADO DAS CIDADES DE REFÚGIO (Js 20.7,8)

 

Deus muito se utilizou de linguagem figurada para ensinar ao seu povo. Nas cidades de refúgio encontramos diversas figuras que são aplicadas a Cristo e à vida cristã.

1. Quedes: santificação para o impuro (Js 20.7). No original, o termo "Quedes" significa "santo" ou "santuário". O nome desta cidade ilustra perfeitamente o que Cristo é para nós: nosso santo refúgio. Jesus é santo e santificador dos que dEle se achegam (At 3.14; 4.27; 1Co 1.30; Hb 13.12). Ele é o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29; Hb 1.3). É a sua santidade que nos assegura a salvação eterna (Hb 2.17,18; 4.14-16).

2. Siquém: lugar para o cansado (Js 20.7). Siquém no original significa "ombro" ou "costas". O ombro é a parte superior do braço (Jó 31.22) que tem força para suportar peso (Js 4.5; Is 10.27). Assim como Siquém, Jesus é o refúgio para o cansado e oprimido (Mt 11.28). Ele é o bom pastor que carrega a ovelha ferida sobre os seus ombros (Lc 15.5).

3. Hebrom: lugar de comunhão (Js 20.7). O termo Hebrom significa "comunhão" ou "associação". Esta cidade foi designada para ser um refúgio para o desamparado e solitário. Jesus é o refúgio seguro para o desamparado. Seu sangue nos aproximou de Deus, garantindo-nos todas as beatitudes salvíficas (Ef 2.11-19; Cl 1.21-23; 1Jo 1.3). Ele nos reconciliou com Deus (2Co 5.18), com o Espírito Santo (2Co 13.13), e uns com os outros (1Jo 1.7). Já não somos mais solitários, desamparados, pois habitamos em família (Ef 2.19). Glória a Deus!

4. Bezer: lugar de refúgio para o fraco (Js 20.8). De acordo com o original, Bezer significa "fortaleza". Essa cidade era uma fortaleza para o homicida involuntário. Semelhantemente, Cristo é o nosso abrigo (Sl 91.9), fortaleza (Sl 91.2) e proteção (Sl 119.14). Nele temos segurança e força para enfrentar todas as adversidades da vida (Sl 9.9; Ef 6.13).

5. Ramote: lugar de refúgio para os humilhados (Js 20.8). Ramote no original quer dizer "exaltação", "elevação". Assim como Ramote, Jesus é o nosso lugar de elevação. Ele foi humilhado até a morte (Fp 2.7,8; Hb 2.7), mas, Deus o exaltou soberanamente (Fp 2.9-11; Hb 2.8,9). A Bíblia afirma que, excetuando o pecado, em tudo o Mestre amado foi semelhante aos "irmãos", por isso "pode socorrer aos que são tentados", e exaltá-los. Ele é o nosso sumo sacerdote fiel e misericordioso (Hb 2.17,18). Nele encontramos paz, esperança e segurança. Portanto, não temas! O Senhor exalta os abatidos (Is 57.15; 66.2; Mt 23.12; Lc 14.11; 18.14).

6. Golã: lugar de refúgio para os tristes (Js 20.8). A pessoa que fugia para uma cidade de refúgio estava aflita e triste. O termo "tristeza" tanto no Antigo quanto em o Novo Testamento tem o sentido de "labor", "dor", ou "lamento por algo negativo" (Gn 3.16; Sl 127.2; Mt 14.9). Cristo é o nosso refúgio contra a tristeza (Rm 14.17; Gl 5.22).

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

Três cidades de refúgio ficavam no lado leste do Jordão: Bezer, Ramote e Golã, e três no lado oeste: Quedes, Siquém e p Hebrom.

 

CONCLUSÃO

 

A principal lição que aprendemos neste estudo é que o Senhor Jesus Cristo é o perfeito refúgio para o necessitado, oprimido e triste. Jesus "foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1Co 1.30). Ele é o nosso escudo. Nele temos paz, descanso, segurança, alegria e vitória nas lutas de cada dia.

 

VOCABULÁRIO

 

Cruento: Em que há sangue.
Salvífico: O que diz respeito à salvação.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

RICHARDS, L. O. Guia do leitor da Bíblia. RJ: CPAD, 2005.

 

EXERCÍCIOS

 

1. Quantas cidades pertenciam aos levitas e qual a quantidade das "cidades de refúgio"?

R. Quarenta e oito cidades, sendo seis de refúgio.

 

2. Porque as cidades de refúgio foram construídas?

R. Para impedir a vingança contra o homicida culposo.

 

3. Faça uma síntese do sistema judicial do AT.

R. Havia leis para diversos crimes, e a pretensão de impedir a vingança sem justificativas.

 

4. Cite os nomes das cidades de refúgio.

R. Bezer, Ramote, Golã, Quedes, Siquém e Hebrom.

 

5. Cite o significado figurado de três cidades de refúgio.

R. Quedes (santificação); Siquém (ombro); Hebrom (comunhão).

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Bibliológico

 

"Cidades de Refúgio

A importância de um tema bíblico é frequentemente demonstrada por sua repetição. Esse princípio marca as cidades de refúgio como de grande importância, porque extensas instruções sobre elas são encontradas em Êxodo 21, Números 35, Deuteronômio 4, 19 e, em Josué 20. Princípios legítimos, que resguardavam a fuga para uma cidade de refúgio, expõem com precisão elementos que deveriam caracterizar totalmente o sistema legal de Israel. O acesso ao sistema legal de proteção deveria ser rápido, como ilustrado pela colocação das cidades, e pelo fato de que as estradas deveriam ser construídas para elas. Havia cuidadosa investigação da culpa, ou inocência, debaixo de regras estritas de evidência. Motivo, ou falta dele, deveriam ser considerados. E, múltiplos testemunhos eram requeridos para condenação".

(RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia. RJ: CPAD, 2005, p.154).

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também" (Jo 14.1-3). Há muitas moradas no lugar que Jesus preparou para receber os seus santos filhos. As mansões celestes são reais, pois o proprietário assim o disse. Essa mensagem traz alento e consolo para o peregrino cristão. Você está caminhando em direção ao seu lar eterno, às mansões celestes, à morada do Altíssimo. Mesmo que o caminho seja íngreme, não desista!

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)