Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

3º Trimestre de 2011

 

Título: A Missão Integral da Igreja — Porque o Reino de Deus está entre vós

Comentarista: Wagner Gaby

 

 

Lição 7: A beleza do serviço cristão

Data: 14 de Agosto de 2011

 

TEXTO ÁUREO

 

Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros(Jo 13.14).

 

VERDADE PRÁTICA

 

A vida cristã só faz sentido neste mundo quando servimos a Deus e ao próximo em perfeito amor.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - Is 6.8

A disposição do servo

 

 

Terça - 1 Co 13.3

O valor do serviço em amor

 

 

Quarta - Rm 12.5-8

O serviço do cristão

 

 

Quinta - Mt 6.1-4

O servo e a humildade

 

 

Sexta - At 2.42-47

Servindo uns aos outros em comunhão

 

 

Sábado - Jo 13.15

Devemos, a exemplo do Mestre, servir

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

João 13.12-17; Atos 2.42-47.

 

João 13

12 - Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

13 - Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou.

14 - Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

15 - Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

16 - Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.

17 - Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

 

Atos 2

42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 - Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

45 - Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 - louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar.

 

INTERAÇÃO

 

Professor, você está disposto a servir, ao Senhor e ao próximo? O serviço cristão reflete o relacionamento que o crente tem com Deus. Quem ama o Pai e o conhece não se nega a ajudar o próximo. Servimos ao Senhor quando servimos o outro (Mt 25.40), por isso é importante que o aluno compreenda que a pregação da Palavra de Deus, a comunhão e a prática do serviço cristão formam o tripé da Missão Integral da Igreja. Servir ao Pai Celeste é um privilégio. E não podemos nos esquecer que a vida cristã vitoriosa é uma vida de serviço a Deus e ao próximo.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Identificar as características do servo de Cristo.
  • Compreender que o serviço cristão engloba a relação com Deus e o próximo.
  • Explicar qual é a Missão da Igreja no mundo.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Professor, a lição de hoje ensina a respeito da prática do serviço cristão, por isso, procure, logo na introdução, explicar que a palavra “serviço”, no original, significa diakonia. Seu significado abrange a “distribuição de comida, socorro; serviço; ministério, administração e ministração”. Fale que apesar do termo diakonia lembrar a função do diácono, conforme Atos 6, o serviço cristão tratado aqui nada tem haver com tal função eclesiástica. Refere-se a um estilo de vida pregado e ensinado por Jesus de Nazaré (Jo 13.1-20), cuja abrangência refere-se a todos os seus discípulos no mundo.

 

COMENTÁRIO

 

introdução

 

Palavra Chave

Serviço: Ato ou efeito de servir.

 

É com amor altruísta e desinteressado que devemos servir ao Senhor Jesus e ao próximo. No Reino de Deus, o serviço só tem valor quando o amor divino está presente no coração daqueles que professam servir a Jesus (1 Co 13.3). Por conseguinte, servir ao próximo, como Jesus ensinou, equivale a servir a Deus.

Libertos da servidão do pecado, trabalhemos com alegria e ação de graças para o nosso Senhor e Rei (Mt 20.28). Auxiliemos ao nosso próximo como gostaríamos de ser auxiliados (Mc 12.31; Lc 10.25-37; 1 Jo3.16). Esta é a mais perfeita lei do amor.

 

I. AS CARACTERÍSTICAS DO SERVO DE CRISTO

 

1. Amor. O amor, a disposição em servir a Deus e ao próximo, a abnegação e a diligência são marcas registradas do servo que realmente ama a Cristo. Ele está sempre disposto a apoiar e ajudar ao próximo, sem esperar nada em troca. Como Isaías — “Eis-me aqui” (Is 6.8) — é sua filosofia de vida. O servo fiel não tem preferência por tarefa, pois seu desejo é ajudar ao necessitado. Para o servo de Cristo não há tarefas boas ou ruins, pois o amor a Deus e ao próximo faz com que todos os obstáculos sejam transpostos (1 Jo 4.18).

2. Compromisso. Servir a Deus é um grande privilégio. Como servos do Altíssimo temos um compromisso com Ele e com o próximo (Mc 12.30,31). Temos uma missão a cumprir. Devemos executá-la com excelência (Lc 9.62), pois o verdadeiro servo procura sempre dar o seu melhor (Ef 6.5-9). Com zelo e cuidado o servo deve demonstrar o amor divino por intermédio de suas ações e palavras, exaltando sempre o nome do Senhor. O seu alvo e a sua meta são: “darei o melhor de mim”.

3. Humildade. Aquele que serve ao Senhor não deve jamais vangloriar-se dos seus feitos, pois nossa capacidade e recursos vêm de Deus (2 Co 3.5). Todo o sucesso na obra de Deus deve ser atribuído tão-somente ao Todo-Poderoso (Fp 2.13). Reconhecer esta verdade ajuda-nos a blindar a alma contra o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a hipocrisia e outras armadilhas do coração (Pv 4.23; Mt 15.19). Manter um caráter íntegro no exercício do serviço cristão tem de ser o nosso objetivo.

 

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

O amor, o compromisso e a humildade são características dos servos de Cristo.

 

 

II. O SERVIÇO CRISTÃO

 

1. Ordenado pelo Senhor. Jesus, nosso Mestre, deu-nos o inigualável exemplo de serviço (Mt 20.28). A Bíblia Sagrada faz alusão às palavras de Cristo sobre a honra que o Pai Celestial concederá àqueles que o servem: “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará” (Jo 12.26). Servir a Cristo requer um compromisso pessoal com Ele, guardando os seus ensinamentos, negando a nós mesmos e seguindo-o incondicionalmente (Mc 8.34).

2. Em relação a Deus. Também servimos ao Senhor mediante a nossa adoração. A palavra adoração, no grego, é um termo que designa ministério ou serviço; é o culto ao Supremo Criador (Lc 1.23; Hb 10.11; Jo 4.23,24). O termo também é usado para indicar o culto da Igreja Primitiva (At 2.42). Portanto, o culto cristão é celebração, é vida, é entrega, é serviço para e a Deus.

3. Em relação ao próximo. O livro de Atos dos Apóstolos mostra que a Igreja Primitiva possuía um cuidado singular para com os necessitados (2.42-47). Ela estabeleceu, inclusive, um fundo social para ampará-los (2.45; 4.34,35). Este comportamento está consoante ao ensino de Cristo (Mc 12.31) e ao dos apóstolos: “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos” (Gl 6.10). Precisamos seguir o exemplo dos crentes da Igreja Primitiva, promovendo o Evangelho e o alívio do sofrimento alheio (At 6.1-7).

 

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

O serviço cristão ordenado pelo Senhor compreende a relação do homem com Deus e o com o próximo.

 

 

III. A MISSÃO DA IGREJA NESTE MUNDO

 

1. Proclamar a Palavra de Deus. A Igreja precisa, com urgência, levar o Evangelho de Cristo até aos confins da terra. Para cumprir plenamente a sua missão, ela deve utilizar-se de todos os meios disponíveis: rádio, jornais, culto ao ar livre, campanhas evangelísticas, etc. A mídia, quando utilizada com eficiência, ética e sabedoria, tem um papel preponderante na proclamação da mensagem cristã.

2. Viver em comunhão. O amor e a comunhão entre os irmãos são a prova do fervoroso amor da Igreja ao Senhor. Onde há contendas e divisões, a igreja esfria-se em seu amor a Cristo e ao próximo. O amor e a comunhão são características que evidenciam o tipo de relação que tem de haver entre nós e o Senhor Jesus.

Tais características servem de testemunho aos não-crentes, pois demonstram, na prática, a mensagem que pregamos (Jo 13.34,35; At 2.42,47; 2 Co 8.4; 1 Jo 1.7). A comunhão dos santos pode ser vista na experiência da conversão (1 Jo 1.3), na participação da Ceia do Senhor (1 Co 10.16), nos sofrimentos alheios (Fp 3.10; Tg 5.16) e no relacionamento com nossos irmãos em Cristo (Rm 12.18; Ef 2.14; Hb 12.14).

3. Servir a Deus e ao próximo. Salvos em Cristo, temos a responsabilidade e o compromisso de servir a Deus e ao próximo (Mc 10.43; 2 Co 8.13,14; Hb 6.10). A dedicação do servo de Deus (gr. diakonia) para com o necessitado é uma expressão de fé e espiritualidade por expressar o amor de Deus (1 Jo 3.16). Não podemos esquecer-nos de que a fé e a ação devem caminhar juntas. A Palavra de Deus assegura-nos que a “fé sem obras é morta” (Tg 2.7). Infelizmente, muitos confessam a Cristo como Salvador, mas não servem a Deus e nada fazem em favor do seu semelhante.

 

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

A missão da Igreja no mundo é proclamar o evangelho, viver a comunhão, servira Deus e acolher o próximo.

 

 

CONCLUSÃO

 

A pregação da Palavra de Deus, a comunhão e a prática do serviço formam o tripé da Missão Integral da Igreja. O homem é um ser integral. Portanto, o Evangelho de Cristo também é integral. Eis porque temos de pregar o Evangelho a toda criatura, amenizar o sofrimento do enfermo, matar a fome ao faminto e amparar aqueles que precisam de um ombro amigo. Quando os crentes colocam-se à disposição de Deus para realizar a sua obra integralmente, a igreja local também cumpre, integralmente, o serviço cristão (Mt 28.19,20; Gn 1.26,28).

 

VOCABULÁRIO

 

SEM OCORRÊNCIAS.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 1.ed., RJ: CPAD, 2003.
PEARLMAN, M. João: O Evangelho do Filho de Deus. 1.ed., RJ: CPAD, 1995.
ZUCK, R. B. (Ed.) Teologia do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2008.

 

EXERCÍCIOS

 

1. De acordo com a lição, cite as características do servo de Cristo.

R. Amor, compromisso e humildade.

 

2. Quais as marcas registradas do servo que ama Cristo?

R. Servir a Deus e ao próximo, abnegação e diligência.

 

3. Que exemplo o Mestre amado deixou para os seus discípulos?

R. O exemplo do serviço.

 

4. Qual a missão da Igreja neste mundo?

R. Proclamar a Palavra de Deus, viver em comunhão, servir a Deus e ao próximo.

 

5. Você está disposto a servir ao Senhor e ao próximo?

R. Resposta pessoal.

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Exegético

 

“Um Padrão para Seguir

Os versículos 12 a 17 [de João 13] fornecem a razão para o lava-pés. Tendo lavado os pés dos discípulos, vestido a roupa e retomado o lugar à mesa, Jesus pode falar então com nova autoridade. Isto é revelado, sobretudo pelo modo como Ele se refere a si mesmo. Ele é corretamente o ‘Mestre’, o ‘Senhor’ deles (vv.13,14,16). Ele começa fazendo uma pergunta: ‘Entendeis o que vos tenho feito?’. Da parte deles, a resposta é antecipada: ‘Não, não entendemos’. Isto é evidente pela resposta de Jesus.

O versículo 14 explica a motivação de Jesus para o lava-pés: ‘Ora, se eu [...] vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros’. O versículo 15 enfatiza nitidamente o fator ‘exemplo’ envolvido na ação — a atitude servil do discipulado modelado segundo a atitude e comportamento de Jesus. A palavra grega traduzida por ‘exemplo’ é hypodeigma; refere-se a mais que mero ‘exemplo’, pois tem um aspecto ético e compulsório. Contudo o indivíduo não é servo de Jesus meramente por dever ou compulsão; antes, a atitude emana do amor. O amor motivou Jesus a dar a vida pelo mundo e lavar os pés dos discípulos. Todo serviço deve ser humilde, a despeito de status” (ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 1.ed., RJ: CPAD, 2003, p.574).