LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

4º Trimestre de 1999

 

Título: Efésios — A Igreja nas regiões celestiais

Comentarista: Elienai Cabral

 

 

Lição 2: As bênçãos da Salvação

Data: 10 de Outubro de 1999

 

TEXTO ÁUREO

 

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça(Ef 1.7).

 

VERDADE PRÁTICA

 

A perfeita obra da redenção foi uma realização plena do conselho divino constituído pelo triuno Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Sl 37.39

A nossa salvação vem do Senhor

 

 

Terça — Rm 10.9

Como recebemos a salvação

 

 

Quarta — Tg 1.21

Guardando a salvação

 

 

Quinta — Is 55.1; Rm 3.24

O preço da nossa salvação

 

 

Sexta — Jo 5.24; Rm 8.1

O resultado imediato da salvação

 

 

Sábado — Lc 3.6; At 2.21; 1Tm 2.4

Bênção prometida a toda a humanidade

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Efésios 1.4-14.

 

4 — Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,

5 — e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

6 — para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.

7 — Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

8 — que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,

9 — descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

10 — de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;

11 — nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade,

12 — com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;

13 — em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

14 — o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.

 

PONTO DE CONTATO

 

Comece a aula perguntando a seus alunos em que se baseia a segurança da redenção do crente. Os primeiros quatorze versículos da epístola aos Efésios estabelece a garantia do cristão e comunica-lhe a posse de tudo o que Cristo tem para ele no céu. O texto nos assegura categoricamente: fomos eleitos e predestinados pelo Pai; remidos pelo sangue de Jesus; e temos o penhor demonstrado pela presença constante do Espírito Santo em nossas vidas.

 

OBJETIVOS

 

No término desta aula seu aluno deverá estar apto a:

Definir fielmente, de acordo com o contexto geral da Bíblia, o sentido das expressões “eleição” e “predestinação”.

Reafirmar o conceito bíblico das palavras redenção e remissão no plano divino de salvação.

Reconhecer a importante missão do Espírito Santo na obra da redenção.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

O texto reservado para o presente estudo, é considerado um dos trechos mais profundos da Bíblia. Trata-se da declaração de nossa posição em Cristo. A segurança de nossa redenção mediante a fé é explicada através de quatro afirmações: fomos eleitos, adotados, remidos e selados.

Esses onze versículos formam dois grupos paralelos: eleição e adoção, redenção e selo do Espírito Santo. Resumem o que Deus realizou. Toda esta riqueza o Senhor faz convergir sobre o crente.

Se em outras epístolas o apóstolo ensina como os crentes devem agir, neste capítulo expõe a obra de Deus. Porque nossa salvação e segurança estão fundadas sobre aquilo que Ele fez pelos seus.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Verifique quantos alunos leram ou estão lendo toda a epístola. Recolha o esboço que foi solicitado no domingo passado. Incentive quem deixou de cumprir a tarefa a fazê-la durante a próxima semana.

A lição desta semana traz expressões que têm causado muita polêmica nos diversos seguimentos da igreja evangélica. É necessário que o professor conduza esse assunto com muita cautela e discernimento, sem contudo, suprimir o autêntico e consensual ensinamento bíblico. Permita que seus alunos reflitam a questão legitimamente.

Divida sua classe em quatro pequenos grupos. Escreva as afirmações abaixo numa tira de papel e distribua aos grupos. Eles deverão argumentar sobre o assunto por aproximadamente dez minutos. Peça que escrevam numa folha de papel tudo que souberem sobre "nossa posição em Cristo como eleitos, adotados, remidos e selados".

Afirmações:

1) Eleitos em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis;

2) Adotados como seus filhos pela graça;

3) Remidos pelo seu sangue;

4) Selados pelo Espírito Santo.

Ao término do tempo estabelecido, indique um relator para cada grupo e peça que resumam numa única frase a conclusão do grupo.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Nesta lição três pontos serão destacados, os quais referem-se à obra magistral e sublime da Trindade divina na consecução do propósito da salvação da humanidade. Para compreendermos esse propósito é fundamental entendermos o texto de Ef 1.3 onde Paulo declara que fomos abençoados com “todas as bênçãos espirituais”. São as bênçãos da salvação que Deus preparou para a humanidade antes de todos os séculos.

 

 

I. OS SALVOS — ELEITOS E PREDESTINADOS PELO PAI

 

Na verdade, recebemos as bênçãos espirituais segundo o eterno propósito de Deus. Nos vv.4,5 temos duas expressões de grande peso espiritual: “nos elegeu” e “nos predestinou”. Estas expressões, às vezes, mal interpretadas, são a chave do propósito divino da salvação.

A palavra “elegeu” indica que Deus, por sua presciência, elegeu ou escolheu um povo especial para pôr em prática o seu propósito no mundo. É interessante notar que a eleição ou escolha de um povo que Deus faz para si é no passado, conforme declara o texto “antes da fundação do mundo” (v.4). A Igreja é constituída de eleitos que formam um povo especial que leve a efeito a causa de Deus neste no mundo (Rm 8.29-32). Israel foi o povo eleito segundo a carne, a descendência de Abraão, mas Israel rejeitou o evangelho da graça (Rm 9.30-33). Deus formou, então, um povo, não segundo a lei, mas segundo a graça (Rm 11.5-7).

1. Uma eleição segundo a graça divina (Rm 10.10-13). Sua escolha ou eleição nada tem a ver com discriminação. Não significa que Deus não queira que todos se salvem. O propósito da salvação é universal, mas Deus sabia que nem todos se salvariam, uma vez que o ser humano é dotado de livre escolha quanto ao seu destino.

2. A predestinação segundo a presciência divina. A expressão “nos predestinou” (v.5) indica que Deus, ao eleger-nos em Cristo para sermos o seu povo, também, “nos predestinou” para sermos o que somos em Cristo hoje: justificados (Rm 3.24), santos e inculpáveis (Ef 1.4), participantes da herança de filhos (Ef 1.14) e glorificados (Rm 8.30). O prefixo “pre” significa antes, por isso, o termo predestinação refere-se à indicação de que, no glorioso propósito da salvação, Deus já havia estabelecido que os eleitos seriam, também, adotados como filhos de Deus. A expressão “para filhos de adoção por Jesus Cristo” é semelhante as palavras do apóstolo João no seu Evangelho (Jo 1.12), que diz: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome”. A predestinação não faz seleção entre os pecadores, porque todos pecaram (Rm 3.9).

 

 

II. OS SALVOS — REMIDOS PELO FILHO

 

1. O sentido das palavras redenção e remissão. Essas duas palavras se destacam especialmente no v.7. Redenção e remissão são duas gloriosas bênçãos da salvação consumada por Jesus na cruz. Redenção, no seu termo original, relaciona-se ao ser do pecador, ao passo que remissão, no seu termo original, relaciona-se aos pecados do pecador (At 13.38; 26.18; Cl 1.14; Hb 9.22). A obra redentora de Deus é perfeita. Ele redime o pecador do poder de Satanás e também anula os seus pecados. O v.7 também retrata algo do contexto da época em que um escravo podia ser liberto de sua escravidão mediante o pagamento do resgate (1Co 6.20; Cl 1.14).

2. Sangue, o preço da redenção (v.7). O preço da liberdade foi o de sangue, o sangue inocente e imaculado de Cristo. O sangue requerido nos sacrifícios de animais inocentes, típico da velha aliança, literalmente derramado por Jesus no Calvário. Ali Ele se tomou o Cordeiro de Deus como sacrifício expiador dos pecados de todos os homens.

3. O efeito imediato da redenção (vv.8,9). O v.8 indica que Deus tomou ampla a possibilidade de redenção e perdão, ao mesmo tempo em que capacita a todo o salvo em Cristo conhecer as riquezas da sua salvação. Nos vv.9,10, Deus fala do “mistério da sua vontade” (v.10).

4. O efeito futuro da redenção (v.10). A expressão “plenitude dos tempos” significa um tempo futuro em que os propósitos divinos alcançarão o seu fim, em plenitude. A redenção no futuro chegará ao seu auge segundo o glorioso propósito de Deus no estabelecimento do seu reino eterno, onde não haverá mais tentações e tribulações, porque os salvos viverão numa só dimensão espiritual.

5. A soberania do conselho divino na obra da redenção (v.11). A palavra “predestinados” neste versículo tem sido muitas vezes mal compreendida e assim interpretada no que se refere à soberania de Deus. Sabemos que Deus é soberano em sua perfeita vontade, mas quanto à salvação, não há qualquer afirmação bíblica de que os predestinados sejam uma elite única e todas as demais pessoas estejam fora da eleição divina. Deus é justo e imparcial e Ele dá a todas as criaturas humanas a mesma oportunidade de salvação. Os que atendem ao seu chamado geral desfrutam do privilégio do seu glorioso propósito de salvação. A continuação do v.11 revela “que Deus fez tudo segundo o conselho da sua vontade”. Esse Conselho decisório se constitui especialmente da santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esse Conselho rege o universo, inclusive o destino da humanidade.

6. A herança da redenção (v.11). O termo “fomos feitos herança” significa que esse privilégio já estava no propósito divino, porque Deus nos predestinou para sermos sua herança. Ele vela pelos salvos.

 

 

III. OS SALVOS — SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO

 

1. O Espírito Santo na obra da redenção (vv.13,14). Na verdade, esses dois versículos apresentam o ministério do Espírito Santo, no sentido de promover a fé em Cristo como Salvador (Jo 16.8-10) e, também, a sua presença viva e dinâmica na vida dos crentes. O próprio nome dado ao Espírito indica a sua missão que é o de fazer-nos santos para Deus.

2. O Espírito Santo é o selo da redenção (v.13). “Fostes selados” é a declaração bíblica de que todo salvo em Cristo tem uma marca, um sinal que o identifica como propriedade do Senhor. Um selo é uma marca de propriedade e os crentes em Cristo possuem essa marca indisfarçável que é a presença poderosa do Espírito Santo em seu ser. A comprovação da nossa redenção é o selo do Espírito Santo em nossa vida. O que distingue um crente de um ímpio é o selo do Senhor que lhe dá autenticidade. Não há nada parecido ou igual. Ele é singular como direito de posse do Senhor.

3. O Espírito Santo e sua identificação definida (v.13). Nos tempos atuais há muita imitação barata das ações do Espírito Santo, mas a Palavra de Deus contém a sua identificação singular como “o Espírito Santo da promessa”. Essa promessa é a que Deus fez desde os tempos do Antigo Testamento (Jl 2.23,24,28,29) e a cumpriu no dia de Pentecostes (At 2.1-13,38,39). Ele é o Espírito Santo da promessa que habita na Igreja de Cristo confirmando a promessa do Senhor. Precisamos entender e separar os fatos acerca da promessa do Espírito Santo. Faz parte da promessa o falar noutras línguas pelo Espírito, mas essa gloriosa experiência não é o selo do Espírito aqui referido (e em 2Co 1.22). O falar em línguas espirituais é uma experiência subsequente.

4. O Espírito Santo é o penhor da redenção (v.14). O texto declara “o qual é o penhor da nossa herança”. A palavra “penhor” significa garantia, segurança, prova de aquisição e posse de algo. No tempo de Paulo, a palavra “penhor” era empregada para uso legal e comercial quando alguém comprava alguma coisa e desejava garantir a sua compra. As pessoas adiantavam uma quantia inicial como penhor (2Co 1.22; 5.5). Jesus nos deu o Espírito Santo como penhor pelo resgate de nossas almas (1Pe 2.9). Na verdade, somos do Senhor e o que garante essa possessão é a presença do Espírito Santo em nossa vida.

 

 

CONCLUSÃO

 

Toda a obra da redenção da humanidade teve o seu desenrolar progressivo na história do homem, na qual vemos o gracioso empenho da Trindade divina para a salvação da humanidade inteira, e isso até o último ato dessa obra redentora, “para louvor da sua glória” (v.14). O apóstolo Paulo teve de Deus a visão da magnificência divina na sua obra, quando se consumar plenamente a redenção do seu povo, na ressurreição dos mortos e no arrebatamento da Igreja simultaneamente.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Teológico

 

“O teólogo holandês Jacob Arminius (1560-1609) discordou das doutrinas do calvinismo, argumentando que tendem a fazer de Deus o autor do pecado, por ter Ele escolhido, na eternidade passada, quem seria ou não salvo, e negam o livre-arbítrio do ser humano, por declararem que ninguém pode resistir à graça de Deus.

Os ensinos de Arminius foram resumidos nas cinco teses dos Artigos de Protesto (1610): a predestinação depende da maneira de a pessoa corresponder ao chamado da salvação, e é fundamentada na presciência de Deus; Cristo morreu em prol de toda e qualquer pessoa, mas somente os que creem são salvos; a pessoa não tem a capacidade de crer, e precisa da graça de Deus; mas a graça pode ser resistida; se todos os regenerados perseverarão é questão que exige mais investigação.

As diferenças entre o calvinismo e o arminismo ficam, portanto, claras. Segundo os arminianos, Deus sabe de antemão as pessoas que lhe aceitarão a oferta da graça, e são estas que Ele predestina a compartilhar todos os que, de livre e espontânea vontade, lhe aceitam a salvação outorgada em Cristo, e continuam a viver por Ele. A morte expiatória de Jesus foi em favor de todas as pessoas indistintamente.

A maioria dos pentecostais tende ao sistema arminiano de teologia tendo em vista a necessidade do indivíduo em aceitar pessoalmente o Evangelho e o Espírito Santo” (Teologia Sistemática, CPAD, p.54. Para estudar o calvinismo vide p.53 desta mesma obra).

 

 

Subsídio Doutrinário

 

O Dicionário Teológico (CPAD) dá a seguinte definição para Livre-arbítrio: “[Lat. Liberum arbitrium ] Liberdade de escolha. Capacidade que possui o ser humano de pensar ou agir tendo como única motivação a sua vontade”.

Em linguagem filosófica, é o instituto moral e ontológico que nos faculta escolher entre o bem e o mal. “Através do livre-arbítrio, podemos exercer um poder sem outro motivo que não a própria existência desse poder”.

 

GLOSSÁRIO

 

Beneplácito: Consentimento, licença, aprovação, aprazimento, querer.

Elite: Minoria prestigiada e dominante no grupo.

Expiar: Remir (a culpa), cumprindo pena; pagar.

Indisfarçável: Não disfarçável; que não encobre, oculta.

Magistral: Perfeito, completo, exemplar.

Magnificência: Qualidade de magnificente; grandiosidade, suntuosidade, pompa, esplendor.

Plenitude: Qualidade ou estado de pleno.

Predestinar: Destinar com antecipação. Em Teologia é escolher desde a eternidade.

Redenção: Ato ou efeito de remir ou redimir.

Remissão: Compensação, paga; satisfação; perdão total dos pecados, concedido por Deus.

Resgate: Libertação, livramento.

Velar: Encobrir; esconder, ocultar, guardar.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. Quais são as duas expressões-chaves do propósito divino da salvação?

R. “Nos elegeu” e “nos predestinou”.

 

2. O que se refere o termo predestinação?

R. A indicação de que, no glorioso propósito da salvação, Deus já havia estabelecido que os eleitos seriam, também, adotados como filhos de Deus.

 

3. Qual o efeito imediato da redenção?

R. Deus tomou abundante a possibilidade de redenção e perdão capacitando todo o salvo em Cristo conhecer as riquezas da sua salvação.

 

4. Quem promove a fé em Cristo como Salvador e, também, a sua presença viva e dinâmica na vida dos crentes?

R. O Espírito Santo.

 

5. Que significa a palavra “penhor”?

R. Garantia, segurança, prova de alguma coisa.