LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

4º Trimestre de 1999

 

Título: Efésios — A Igreja nas regiões celestiais

Comentarista: Elienai Cabral

 

 

Lição 4: A história da nossa salvação

Data: 24 de Outubro de 1999

 

TEXTO ÁUREO

 

Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus(Ef 2.8).

 

VERDADE PRÁTICA

 

A fé salvadora é o elemento essencial para quem quiser apropriar-se da salvação conquistada por Cristo Jesus, mediante a graça de Deus.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Rm 9.20-23

Somos objeto da misericórdia de Deus

 

 

Terça — Rm 3.21-26; 5.6-8

O amor de Deus revelou-se como justiça perfeita

 

 

Quarta — 2Co 8.9; 1Pe 3.18

A graça é a demonstração da misericórdia de Deus

 

 

Quinta — Cl 3.1-3

A nova vida é um estado de ressurreição espiritual

 

 

Sexta — Rm 10.9,10

A fé, o elemento de apropriação da salvação

 

 

Sábado — 2Pe 1.4

Os salvos são participantes da natureza divina

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Efésios 2.1-10.

 

1 — E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

2 — em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;

3 — entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

4 — Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que no amou,

5 — estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

6 — e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

7 — para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

8 — Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.

9 — Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

10 — Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

 

PONTO DE CONTATO

 

Será que seus alunos estão percebendo a profundidade e magnitude desta lição? O tema nos permite refletir sobre a nossa infeliz condição antes de conhecermos a Cristo como nosso Salvador. Nascemos em pecado e, subjugados por esta natureza perversa. Estávamos irremediavelmente perdidos. O pecado no homem é simplesmente a expressão de sua maldade inata. Não somos pecadores porque pecamos, mas, pecamos porque somos pecadores. Recebemos de nossos primeiros pais, Adão e Eva, a herança do pecado. Sendo assim, somente pelo amor, graça e benignidade de Deus, poderíamos ser regenerados e vivificados. Cristo nos livrou do império do pecado. Recebemos dEle uma nova natureza, um novo pensamento e, de agora em diante, a lei do Espírito de vida nos liberta da lei do pecado e da morte. Podemos olhar para o passado e recordamos a misericórdia de Deus para conosco.

 

OBJETIVOS

 

Terminada esta aula, seu aluno deverá estar preparado para:

Comparar o estado deplorável do homem sem Cristo no passado com a condição atual do homem vivificado em Cristo.

Descrever as principais características do pecador antes da aceitação de Cristo como Salvador.

Reconhecer o imensurável amor de Deus ao resgatar-nos do pecado e elevar-nos à excelente posição conquistada por Cristo: somos filhos de Deus.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

Paulo, no início da epístola, expôs os pensamentos e os caminhos de Deus para com o pecador que crê, revelando assim a segurança do crente. Mais adiante, nos conduziu à revelação do Cristo glorificado como cabeça da Igreja, organismo espiritual que exprime a plenitude de sua obra. Agora, nos faz descer às profundezas de nossa culpabilidade afirmando a condição fatídica do homem natural: todo ser humano está espiritualmente morto; é escravo do mundo e dos espíritos maus. Como se não bastasse, está no alvo da ira divina. A sorte foi lançada! Só a intercessão do Filho de Deus poderia livrar o homem do destino fatal.

Nos primeiros três versículos deste capítulo observa-se o que o homem é por natureza. Porém do versículo 4 ao 10, vemos o que o cristão se toma pela misericórdia e intervenção divina.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Peça a seus alunos que leiam os versículos de um a três do capítulo 2 de efésios (parte do texto em estudo) e tentem identificar quatro ideias que retratem o estado de degradação moral e de escravização espiritual que se apresenta na vida dos não convertidos. Para esta atividade, dê a eles cinco minutos.

Você pode tomar o esquema abaixo como modelo:

1) Andar em ofensas e pecados (v.2a);

2) Segundo o curso deste mundo (v.2b);

3) Dominados por Satanás (v.2);

4) À mercê das suas paixões (v.3a).

Ao esboçarem suas ideias, conduza-os a uma conclusão enfatizando que todos os homens, antes da operação da graça redentora em seus corações, vivem segundo as inclinações da carne, fazendo a vontade do “príncipe deste mundo”. Porém, quando aceitam a Jesus Cristo, passam a desfrutar as riquezas da misericórdia divina e grandeza do seu amor e sua graça.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

O apóstolo Paulo em Efésios 2.1-10 mostra-nos os três tempos da nossa salvação: passado, presente e futuro.

 

 

I. NO PASSADO, O QUE ÉRAMOS

 

Quando nos referimos ao passado, estamos, de fato, falando do primeiro estado do crente antes da aceitação de Cristo como Salvador. As características aqui apresentadas como do passado são as do pecador atual. É o que é o pecador hoje sem Cristo. Era o nosso estado deplorável de condenação e morte quando Cristo nos achou.

1. Estávamos mortos em ofensas e pecados (v.1). Todo pecador está espiritualmente morto. E o estado de morte que fala a Bíblia é a separação de Deus dos que não conhecem a Cristo como Salvador. Esse estado de morte espiritual teve seu início quando da queda do homem pelo pecado no Éden e sua manifestação é vista em parte na decadência moral, espiritual e natural, e física da humanidade. “Ofensas” fala de ultraje, agravo, afronta que o homem praticou quando desobedeceu a Deus. Melhor tradução é como está na Versão Atualizada: “delitos” porque transmite a ideia de algo punível e criminoso. A palavra “pecados” logo a seguir na expressão indica um quadro funesto do estado permanente do homem pecador. Não se trata aqui apenas de pecados individuais praticados, mas do pecado entranhado na nossa natureza humana (Rm 3.23; 5.12).

2. Andávamos segundo o curso do mundo (v.2). “Curso”, aqui, é seguimento do caminho mau. A palavra “mundo” no original, refere-se à humanidade, bem como às suas coisas pecaminosas, como em 1Jo 2.15,17. “Mundo” neste contexto não se refere ao espaço sideral, nem ao planeta Terra. Seguir “o curso deste mundo” é conduzir-se conforme o pensamento mundano que predomina nos que vivem no pecado. Ainda hoje o que induz muita gente ao pecado é o pensamento da época (Cl 3.7,8).

3. Fazíamos a vontade da carne (v.3). A carne, aqui, não tem sentido físico, mas refere-se ao que ela representa na nossa vida cotidiana. Fazer “a vontade da carne” significa dispor-se para satisfazer o pecado. Trata-se de uma natureza inclinada ao pecado, que atende aos desejos (concupiscências) degradantes do pecado. É a vontade humana subjugada às inclinações da natureza pecaminosa. A carne, no homem, é o opositor do espírito. A carne física é inconsciente, mas são os ímpetos da natureza decaída do homem que a tornam desequilibrada (Gl 5.16-18).

4. Éramos filhos da ira (v.3). Existem várias expressões parecidas na Bíblia que tem a mesma ideia como “filhos da desobediência” (Ef 1.2; 5.6); “filhos da perdição” (Jo 17.12; 2Ts 2.3), “filhos do inferno” (Mt 23.15). Quando a Bíblia fala da “ira de Deus”, trata-se de juízo e os que estão sob “a ira de Deus” estão sob o juízo de Deus. A ira de Deus não é uma atitude de má vontade de Deus, como se Ele perdesse a calma e o equilíbrio, e se irasse. Não! Não se trata disso. Sua ira é uma reação natural e automática de sua santidade contra o pecado. É uma barreira espiritual que sua natureza santa e eterna mantém contra o pecado (Rm 1.18; Sl 7.11).

 

 

II. NO PRESENTE, O QUE SOMOS

 

1. Somos filhos da misericórdia de Deus (v.4). A expressão “filhos da misericórdia” não está literalmente no texto bíblico, mas contrasta com a expressão do v.2 “filhos da desobediência”. Na verdade, a misericórdia divina nos elevou a um novo e santo estado espiritual. Como avaliar a riqueza da misericórdia de Deus? É impossível! As palavras “mas Deus” mudam totalmente o panorama da vida do pecador, se ele quiser, pois indicam a intervenção divina em favor da humanidade. A palavra “misericórdia” é composta de duas outras palavras no latim antigo “ miseri ” e “ cordis ”, que, respectivamente, significam “miserável” e “coração”. Deus aceitou a miserabilidade do homem pecador e o recebeu em seu coração. O amor de Deus pelos homens é incomparável e indiscutível (Jo 3.16; 1Jo 4.9).

2. Fomos vivificados em Cristo (v.5). Antes, estávamos mortos no pecado. Trata-se do estado de morte espiritual em relação a Deus como já vimos. Depois, Ele nos vivificou em Cristo, isto é, nos deu vida (Cl 3.1-3). Esse novo estado de vida resultou da morte de Cristo por nós no Calvário e, pelo mesmo poder que o vivificou dos mortos, também nós, fomos "vivificados juntamente com Cristo". É a ressurreição espiritual. Deus, riquíssimo em misericórdia, é qual fonte inesgotável a produzir três elementos vitais de saúde espiritual: “misericórdia” (v.4b), “amor” (vv.4c,5a), e “graça” (v.5).

3. Temos uma nova cidadania com Deus (v.6). “E nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”. A palavra “assentar” na linguagem neotestamentária tem o sentido de “descansar”, ou de “tomar posse numa posição de honra”. O nosso primeiro estado era de escravidão, subserviência ao pecado, por isso, o pecador nunca podia assentar-se. No novo estado de vida regenerada, a postura de escravo muda totalmente porque agora pode assentar-se e descansar em Cristo. Disso recorre a nova cidadania espiritual conferida por Cristo (Fp 3.20). Como cidadãos dos céus, nossa via espiritual foi elevada a um plano superior, isto é, “nos lugares celestiais”. Trata-se de uma posição espiritual na qual fomos colocados como “novas criaturas em Cristo” (2Co 5.17). A nova cidadania tem um novo sistema de governo que não é o humano. Ela nos coloca em um novo regime de vida e tem a Bíblia como “guia de regra e fé”. O cristão autêntico vive sob esse novo regime da Bíblia e não se conforma com este mundo de corrupção (Rm 12.2).

4. Somos feitura de Deus (v.10). Todo aquele que, sinceramente aceita Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, toma-se uma “nova criatura” (2Co 5.17). Isto é, somos uma nova criação de Deus. A transformação operada pelo Espírito Santo na vida do pecador o recria espiritualmente, por isso “somos feitura sua”. No princípio da criação, Deus criou o homem e o fez feitura dEle, mas o pecado arruinou-a. Deus resolveu fazer uma nova criação a partir da criatura existente (Ef 4.24; Gl 6.15; Cl 3.10). Na sequência do v.10 está escrito que fomos feitos de novo “para as boas obras”. Aqui temos o propósito de Deus para o crente como nova criatura em Cristo. Visto que Deus “as preparou para que andássemos nelas” (v.10), essas boas obras têm a ver com o andar diário do crente conforme 1.4: “somos santos e irrepreensíveis perante Ele”.

 

 

III. NO FUTURO, O QUE SEREMOS

 

O futuro é termo inevitável na vida de cada ser humano. É algo do qual ninguém pode fugir e precisa estar preparado para ele. Se o homem não tivesse pecado no Éden não haveria preocupação com o futuro, mas isso ficou arruinado na vida humana depois do pecado.

1. Seremos a prova da obra redentora (v.7). A primazia de Cristo no juízo final será o seu povo redimido — a demonstração da sua obra redentora. O v.7 diz “para mostrar nos séculos vindouros”, isto é, o futuro da Igreja de Cristo. Ela será a demonstração eterna da graça de Deus, ou seja, o testemunho da manifestação da misericórdia divina sobre a humanidade. Será o triunfo da misericórdia, não da ira divina. A expressão “séculos vindouros” refere-se ao que a Igreja é agora e o que será no porvir (Fp 1.10; 2.16; Cl 3.4).

2. Seremos o testemunho da manifestação da graça de Deus (vv.8,9). O v.8 declara o que Deus realizou mediante seu Filho no Calvário e o que Ele continua realizando, ao revelar que “pela graça sois salvos, por meio da fé”. A graça de Deus é a fonte que Deus abriu no Calvário. É como uma imensa fonte de água profunda e abundante, mas o vasilhame ou balde para tirá-la do poço é a nossa fé. A fé é o meio de apropriação da salvação. O v.9 declara que não se obtém a salvação por meio “de obras”, isto é, não depende de esforços e méritos humanos. O v.8 afirma que a graça é “dom de Deus”, ou seja, é dádiva que só Deus concede. Não se compra, nem se vende. E por meio da fé sem as obras da lei (Rm 3.20,28; 4.1-5; Gl 2.16; 2Tm 1.9; Tt 3.5). Concluindo, ninguém poderá se gloriar na presença de Deus. Nossa salvação será sempre o testemunho do favor divino, da sua graça imensurável.

 

 

CONCLUSÃO

 

A salvação é uma obra dinâmica efetuada por Cristo na vida do crente. Não é estática porque a operosidade dela no crente não terminou. Estamos desfrutando da graça nesta dispensação divina até a vinda de Cristo.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Subsídio Doutrinário

 

O teólogo pentecostal Myer Pearlman comenta a função da graça e da fé na salvação do homem:

1. A graça é a fonte da salvação. ‘Porque pela graça sois salvos’. A graça é o favor de Deus para com os que nada merecem. Deus não tinha nenhuma obrigação de salvar o homem, porque a sua lei poderia ter seguido o seu curso natural e, a penalidade poderia ter sido aplicada com toda a justiça. O pecador merece punição, mas não merece a salvação. ‘Não vem das obras, para que ninguém se glorie’. Deus não poderia aceitar as condições do homem, porque a retidão humana é como trapo imundo, o homem não poderia cumprir as condições de Deus, e assim, Deus fez da salvação um Dom gratuito.

2. A fé aceita a salvação. Uma dádiva precisa ser aceitada. Como é que um homem aceita a salvação? Mediante a fé. Crê na promessa de salvação proferida por Deus, crê que Jesus morreu no lugar dele e confia plenamente no Salvador. A fé é a mão que recebe aquilo que Deus oferece” (Epístolas Paulinas, CPAD, p.101).

 

 

Subsídio Teológico

 

“O primeiro pecado da humanidade abrangeu todos os demais pecados: a afronta e desobediência a Deus, o orgulho, a incredulidade, desejos errados, o desviar outras pessoas, assassinato em massa da posteridade e a submissão voluntária ao diabo. As consequências imediatas foram numerosas, extensivas e irônicas (observe cuidadosamente Gn 1.26—3.24). O relacionamento entre Deus e os homens, de franca comunhão, amor, confiança e segurança, foi trocado por isolamento, autodefesa, culpa e banimento. Adão e Eva, bem como o relacionamento entre eles, entraram em degeneração. A intimidade e a inocência cederam lugar à acusação (jogavam a culpa um sobre o outro). Seu desejo rebelde pela independência resultou em dores de parto, labuta e morte. Seus olhos realmente foram abertos e eles conheceram o bem e o mal (mediante um atalho), mas era pesado esse conhecimento sem o equilíbrio de outros atributos divinos, como o amor, a sabedoria e o conhecimento. A criação, confiada aos cuidados de Adão, foi amaldiçoada, gemendo pela libertação dos resultados da infidelidade dele (Rm 8.20,22). Satanás, oferecera a Eva as alturas da divindade e prometera ao homem e à mulher que estes não morreriam, foi mais amaldiçoado que todas as criaturas e condenado à destruição eterna pela descendência de Eva (ver Mt 25.41). Finalmente, o primeiro casal humano trouxe a morte a todos os seus filhos (Rm 5.12-21; 1Co 15.20-28)” (Teologia Sistemática, CPAD, p.268).

 

GLOSSÁRIO

 

Benignidade: Qualidade de ser bom.

Cidadania: Qualidade ou estado de cidadão.

Estático: Imóvel como estátua; sem movimento; parado.

Imensurável: Que não pode ser medido; não mensurável; incomensurável.

Neotestamentária: Relativo ao Novo Testamento.

Operosidade: Qualidade de trabalhoso; laboriosidade.

Primazia: Prioridade.

Vivificar: Dar vida; reviver.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. Quais os três tempos da nossa salvação?

R. O passado, o presente e o futuro.

 

2. O que os crentes eram antes de se converterem a Cristo?

R. Éramos mortos em ofensas e pecados, andávamos segundo o curso do mundo, fazíamos a vontade da carne e éramos filhos da ira.

 

3. O que os crentes são no presente?

R. Filhos da misericórdia de Deus, vivificados em Cristo, têm uma nova cidadania com Deus e somos feitura de Deus.

 

4. O que os crentes serão no futuro?

R. A prova da obra redentora e o testemunho da manifestação da graça de Deus.

 

5. Através de que somos salvos segundo o v.8?

R. Pela graça.