LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

JOVENS E ADULTOS

 

 

4º Trimestre de 2003

 

Título: Mordomia Cristã — Servindo a Deus com excelência

Comentarista: Elienai Cabral

 

 

Lição 3: Cuidando da Terra

Data: 19 de Outubro de 2003

 

TEXTO ÁUREO

 

E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar(Gn 2.15).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Quando Deus criou a Terra, não a deixou sem governo, mas criou, também, um mordomo habilitado para administrá-la.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Gn 1.1; Hb 11.3

Deus criou o universo

 

 

Terça — Sl 36.6; 65.9-13

Deus conserva todas as coisas criadas

 

 

Quarta — Ne 9.6

Deus dá vida a todas as coisas

 

 

Quinta — Jo 1.3; Cl 1.16,17

A Trindade Divina operou de modo cooperativo na criação

 

 

Sexta — Ef 3.9

A criação do universo pelo Conselho Divino

 

 

Sábado — Hb 1.3

Todas as coisas criadas são sustentadas pelo poder da Palavra de Deus

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Gênesis 1.1,10-12,26-28; 2.8,15.

 

Gênesis 1

1 — No princípio criou Deus os céus e a terra.

10 — E chamou a porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom.

11 — E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi.

12 — E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

26 — E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27 — E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou: macho e fêmea os criou.

28 — E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

 

Gênesis 2

8 — E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.

15 — E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

 

PONTO DE CONTATO

 

Leve para a aula recortes de revistas e jornais que mostrem lugares alterados pela influência maléfica do homem contra a natureza. Comente as consequências da destruição dos manguezais; dos derramamentos de óleo nos rios e mares; do despejo de excrementos de origens diversas, sem tratamento adequado, diretamente nos mananciais poluindo as fontes de águas potáveis; do desmatamento indiscriminado que, nas montanhas desencadeiam desmoronamentos criminosos; e, nas florestas, alterações climáticas dificultando o bem-estar e causando desequilíbrio ambiental. Você pode estar se perguntando, o que isto tem a ver comigo? Leia Gênesis 1.26-31 e reflita.

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:

 

  • Definir a palavra ecologia.
  • Citar as leis naturais estabelecidas por Deus.
  • Reconhecer uma das finalidades da criação do homem.

 

SÍNTESE TEXTUAL

 

Ecologia está ligada às coisas que dão sustentação à vida na Terra. É a ciência que trata do meio ambiente, ou seja, do espaço físico em que vivemos.

A Terra é constituída por um sistema vital responsável pelo equilíbrio e harmonia entre os seres.

O desrespeito a este sistema desencadeia corrosão e consequente destruição do meio ambiente, muitas vezes de modo irreversível.

É dever de todo homem, e o crente não está fora disto, cuidar da manutenção deste meio, pois isto é ordem divina. Deus estabeleceu leis naturais para a preservação da Terra. O homem foi colocado como guardião deste mundo que Deus criou para seu deleite (Gn 2.15). Guardião é um administrador (mordomo) que cuida de bens alheios, um dia lhe serão exigidas contas. Promover a manutenção do mundo que Deus criou é promover a própria subsistência.

 

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

 

Peça aos alunos para fecharem os olhos e comece a fazer a leitura bíblica em classe. Diga-lhes que imaginem cada ato narrado da criação, leia pausadamente de maneira que possam visualizar cada cena. Após a leitura, solicite a seus alunos que abram os olhos e resumam em uma palavra tudo aquilo que imaginaram. Agora fale sobre as responsabilidades que temos como administradores desta terra, onde somos peregrinos, em preservar a natureza que Deus criou com tanto amor e perfeição. É importante conscientizar cada aluno de seu dever como cidadão e exemplo para a sociedade.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Esse é um assunto que, infelizmente, tem sido relegado no ensino geral da igreja. Todavia, a despeito do tema “ecologia” ser novo entre as ciências, precisamos conhecê-lo e nos conscientizar da nossa responsabilidade no cuidado com os elementos da subsistência dos seres vivos.

Nesta lição evitaremos os termos técnicos e científicos e usaremos uma linguagem simples para que cada aluno entenda, assimile, e pratique em sua vida cotidiana tudo o que for ensinado.

 

 

I. A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 

1. Ecologia. Esta é uma palavra técnica e científica, alusiva a nossa subsistência como seres vivos. Ela tem a ver com o cuidado que devemos ter com as coisas que dão sustentação à vida na Terra. É a preservação do meio ambiente.

O elemento inicial do termo ecologia, eco, vem de oikos , habitação. Ecologia é, pois, a “ciência do habitat”, ou seja, o conhecimento do mundo físico que habitamos. O ar puro, os alimentos saudáveis, a água, a vegetação e a vida animal são elementos vitais que precisam estar em perfeita harmonia com a natureza criada (Gn 1.20-25). Deus criou o homem para que o mesmo fosse seu mordomo no controle e preservação das coisas criadas (Gn 1.26-28).

2. Ecossistema. “Todo conjunto formado por um ambiente inanimado (solo, água, atmosfera) e os seres vivos que habitam na terra” (Gn 1.6-10). A Terra tem um rico ecossistema que faculta aos seres vivos as condições de viverem harmoniosamente. Esses seres: animais e vegetais vivem em função uns dos outros (Gn 1.11,12,20-22). Se tal sistema vital for desrespeitado, muitos danos e desequilíbrios prejudicarão a todos, o que vem ocorrendo por toda a parte, pela ação predatória, ilegal e criminosa do ser humano. O desmatamento irracional e perverso das florestas; a poluição dos rios e mares; a fumaça industrial na atmosfera; e tantos outros elementos corrosivos da natureza, alteram todo o ecossistema. Uma vez alterado o “meio-ambiente”, as consequências serão desastrosas, tais como acontece com as enchentes, a mortandade de peixes dos rios, enfim, a destruição da flora e da fauna em geral. Essa realidade deve despertar a Igreja de Cristo para o cumprimento do seu papel na sociedade, ensinando os cristãos a portarem-se com sabedoria nesse ambiente criado por Deus para nele vivermos, habitarmos e sermos felizes.

3. Desenvolvimento sustentável. Devemos nos preocupar com esta questão na Escola Dominical? Lembremo-nos que nós como igreja, somos “o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5.13,14). O crente deve ser exemplo também como cidadão e membro da comunidade. É evidente que a comunidade política e a científica, e não a igreja, devem ser os vanguardeiros nesta luta, mas a igreja também, pois, enquanto aqui estivermos, usaremos os bens e os recursos deste mundo com a devida prudência e sabedoria (1Co 7.31).

 

 

II. O ECOSSISTEMA CRIADO POR DEUS

 

1. O que o ecossistema representa para o homem. Ecossistema diz respeito ao equilíbrio da natureza criada; o ambiente do qual dependemos para viver. Quando Deus criou os céus e a terra (Gn 1.1-3.6-11,14-18,20,21,24-28), estabeleceu regras e leis naturais para preservação do “meio ambiente”, com todos os elementos vitais da natureza que são a água, a terra, a vegetação, a atmosfera, os animais e o homem. Deus criou os céus e a terra do nada, isto é, sem o uso de material preexistente. Porém, o homem físico foi feito da argila da terra, isto é, “formado do pó da terra” (Gn 2.7). Os elementos moral e espiritual, alma e espírito, foram criados por Deus. Aqui merece destaque o fato de que a primeira criatura humana foi formada a partir de algo já existente, a terra, e foi-lhe conferida a capacidade de governá-la e preservar seu sistema de subsistência.

2. Deus plantou um jardim para o homem (Gn 2.8). Deus, ao preparar o jardim do Éden para o homem, entregou-lhe a missão de administrá-lo e preservar os seus valores. O homem foi feito mordomo de Deus na terra. (Gn 1.26; 2.15; Sl 8.6).

3. Deus estabeleceu leis naturais de preservação para o mundo criado. Ele estabeleceu leis que regulam todo o sistema físico criado, não só na terra, mas em todo o orbe. Ele fez separação entre dia e noite (Sl 74.16; 148.3). Ele criou as estações e climas que promovem as mudanças e renovações de temperatura e suas manifestações (Gn 1.14; 8.22; Sl 74.17). Ele controla a natureza de todo o universo (Sl 19.1-6). Ele faz soprar os ventos e controla a medida das águas dos rios e mares (Jó 28.25). Ele criou leis biológicas onde as espécies se multiplicam e obedecem a estas leis (Gn 1.11,12). Ele criou as leis da meteorologia, isto é, as leis que regulam as estações, com sol, chuva, frio e calor (Jó 28.26; At 14.17). A preservação do meio ambiente é uma obrigação de toda a criatura humana. As consequências do descumprimento disso estão se tornando trágicas. Nada temos a ver com o movimento filosófico religioso (e disfarçadamente ocultista) da Nova Era que endeusa o assunto em apreço, mas, por outro lado, somos administradores designados por Deus, da água que bebemos, das plantas que a terra nos dá para mantimento e do ar oxigenado que respiramos.

4. Deus criou o homem e o tornou o centro desse ecossistema. Ao criar o homem, Deus o dotou de santo temor, de capacidade, de inteligência, sentimento e vontade, por isso, o homem foi criado à sua imagem e semelhança (Gn 1.26-28). Essa capacidade racional e sentimental tinha por objetivo fazer do homem o centro de toda a criação, o mordomo da criação. Por causa do pecado, a alma humana foi corrompida, e o homem passou a agredir os bens criados pelo Todo-Poderoso, isto é, o meio ambiente vem sendo agredido por causa do pecado e os seus recursos naturais prejudicados.

5. O homem foi feito guardião do meio em que vive. A Bíblia declara que o homem foi posto no jardim do Éden para o lavrar e guardar (Gn 2.15). Portanto, um mordomo é um guardião das coisas que Deus criou para benefício do próprio homem. O pecado afetou as relações entre o Criador e sua criatura (Ef 2.12-17). O próprio Deus preparou um plano de restauração dessa relação, estabelecendo a paz com o homem e desfazendo a inimizade.

 

 

III. A IMPORTÂNCIA DA RACIONALIDADE DO HOMEM

 

A diferença entre um ser humano e um animal é imensa, a começar do componente imaterial do ser humano, alma e espírito com seus atributos, a racionalidade e a personalidade. E isso sem falar no seu elemento físico (1Co 15.39). Preservar a natureza é, para o homem, uma questão de racionalidade.

 

 

CONCLUSÃO

 

Nesta lição, aprendemos que somos cooperadores de Deus na manutenção do mundo que Ele criou e exercemos o papel de mordomos de todas as coisas vitais para nossa subsistência.

 

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

 

Preserva os “rastros” de Deus

A crença na existência de Deus sempre esteve vinculada às suas obras, entrementes, muitas filosofias foram criadas sobre a natureza como o panteísmo por exemplo, que confunde o Criador com a criatura. Biblicamente a natureza significa o mundo criado, onde Deus faz imperar suas leis e desenvolve seus propósitos. Neste sentido, a criação provê uma notável lição objetiva que nos ensina a grandiosidade de Deus, sua sabedoria, poder e incontestável majestade. Como diz as Escrituras: “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Rm 1.19,20). Para que o homem se conscientize do cuidado que deve ter com o meio ambiente e a natureza, deve, em primeiro plano, crer incondicionalmente na existência de um Deus criador, pessoal e presente que jamais abandonou suas criaturas ao sabor do acaso (Artigo — Prof. Marcos Tuler — chefe de Educação Cristã, CPAD).

 

Subsídio Bibliológico

 

“A base bíblica para esse entendimento é a narrativa da criação, onde nos é dito que Deus falou e tudo veio a existir do nada (Gn 1 e Jo 1.1-14). Tudo o que existe veio à existência mediante o seu comando, e é por essa razão sujeito a Ele, encontrando propósito e sentido nEle. A implicação é que em todo assunto que investigamos, desde ética econômica até ecologia, a verdade só é encontrada em conexão com Deus e sua revelação. Deus criou o mundo natural e as leis naturais. Deus criou os nossos corpos e as leis morais que nos mantêm saudáveis. Deus criou as nossas mentes e as leis da lógica e da imaginação. Deus nos criou como seres sociais e nos deu os princípios para instituições sociais e políticas. Deus criou um mundo de beleza e princípios de criação estética e artística. Em toda área da vida, conhecimento genuíno significa discernir as leis e ordenanças pelas quais Deus estabeleceu a criação, e então permitir que essas leis modelem a maneira pela qual devemos viver […].

[…] Teólogos como Agostinho e Tomás de Aquino sustentaram que a lei humana deve refletir a ordem moral criada por Deus — que pode ser reconhecida tanto pelo crente como pelo não crente, já que é uma ‘lei escrita no coração […]’.

[…] A lei natural ditada pelo próprio Deus […] é normativa em todos os países em todos os tempos, escreveu o grande jurista do século XVIII, Sir William Blackstone. ‘Nenhuma lei humana tem qualquer valor, se for contrária a esta; e as leis humanas que são válidas derivam toda sua força e autoridade, mediata ou imediatamente, dessa lei original’” (E Agora Como Viveremos? CPAD, pp.33,472).

 

GLOSSÁRIO

 

Assimilar: Compenetrar-se de; fixar, aprender (ideias, ensinamentos).

Atributo: Aquilo que é próprio de um ser.

Corrosivo: Aquilo que destrói progressivamente.

Ocultista: Estudo e/ou prática de artes divinatórias e de fenômenos que parecem não poder ser explicados pelas leis naturais, como, p. ex., a astrologia.

Orbe: Esfera, globo, redondeza.

Predatória: O ato de um ser destruir outro com violência.

Preservação: Ação que visa garantir a integridade e a perenidade de algo.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

A História de Deus. Anne Graham Lotz, CPAD.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. Por que devemos nos preocupar com a questão da Ecologia na Escola Dominical?

R. Porque como “o sal da terra e a luz do mundo”, o crente deve ser exemplo como cidadão e membro da comunidade.

 

2. Cite exemplos de leis naturais de preservação para o mundo criado, estabelecidas por Deus.

R. Leis biológicas, de controle das águas dos rios e mares, leis da meteorologia que regulam as estações, com sol, lua, chuvas, marés etc.

 

3. Qual a consequência do pecado para a criação?

R. A alma humana foi corrompida e o homem passou a agredir os bens criados pelo Criador.

 

4. Quais os atributos humanos que revelam ser o homem criado à imagem e semelhança de Deus?

R. Santo temor, capacidade, inteligência, sentimento e vontade.

 

5. Estabeleça a diferença entre a criação dos céus e da terra e a criação do homem?

R. Os céus e a terra foram criados sem o uso de material preexistente, já o homem de algo que existia, a argila da terra.