Título: Mordomia Cristã — Servindo a Deus com excelência
Comentarista: Elienai Cabral
Lição 4: A tríplice mordomia cristã — Corpo, alma e espírito
Data: 26 de Outubro de 2003
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23).
Na mordomia cristã, os constituintes material e imaterial da pessoa do cristão são administrados de modo a abençoar o crente e a glorificar a Deus.
Segunda — Gn 1.26-28; 2.7
A criação do homem por Deus como alma vivente
Terça — Gl 5.16-25
A batalha espiritual entre a carne e o espírito no interior do crente
Quarta — Lc 1.46,47
A alma dotada de poderes intelectivos, afetivos e volitivos
Quinta — Sl 139.16
O corpo é o constituinte material do homem
Sexta — Ap 6.9
A alma sobrevive à morte do corpo
Sábado — Hb 4.12
Alma e espírito são distintos
1 Tessalonicenses 5.18-23; Hebreus 4.12.
1 Tessalonicenses 5
18 — Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19 — Não extingais o Espírito.
20 — Não desprezeis as profecias.
21 — Examinai tudo. Retende o bem.
22 — Abstende-vos de toda a aparência do mal.
23 — E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Hebreus 4
12 — Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Inicie a aula conversando com sua turma sobre as distinções entre corpo, alma e espírito. Quais as atribuições de cada um? Como devem ser administrados? É possível ao cristão dar tratamento diferenciado para cada um destes componentes? Ressalte a importância dos sentidos, que colocam o homem em contato com o mundo. Seu aluno deverá entender que a correta administração de cada um destes é fundamental para o seu total bem-estar. Fale acerca da visão. Você já se deteve para examinar quanto do mundo lhe chega através dos olhos? Jesus tratou deste assunto de forma singular em Mateus 6.22. Discuta com sua turma: O que significa ver o mundo com bons olhos e ver o mundo com maus olhos?
Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
O homem constitui-se de três elementos: corpo, alma e espírito, os quais devem ser conservados irrepreensíveis. A santificação é progressiva, inicia-se no dia em que recebemos a Cristo como Salvador e Senhor da nossa vida. Através dela separamo-nos do pecado e do mundo e nos aproximamos dEle. Deve ser uma busca contínua para que os maus hábitos do velho homem sejam transformados pelo Espírito Santo, quem nos capacita a viver uma vida santa e vitoriosa de dedicação a Deus. É certo que não alcançaremos uma perfeição absoluta aqui, porque, embora Ele nos dê a capacidade para não pecar, ainda não estamos livres da tentação e da possibilidade do pecado. Entretanto, Deus quer ver em nós o desejo ardente e incessante em buscá-la. Apesar de após a morte, o corpo se separar do espírito e da alma, eles estão intimamente ligados. Não existe a possibilidade de o homem santificar apenas um ou dois desses elementos. Deus exige a nossa completa separação e consagração e nos alerta para o fato que, de outra maneira, não o veremos.
Desenhe uma tabela no quadro de giz ou numa cartolina da seguinte forma:
Depois pergunte ao máximo de alunos que puder e peça que eles se levantem e escrevam no quadro, assim eles participam de maneira mais ativa na aula. Ao final, fale sobre a importância de colocarmos diariamente as nossas fraquezas diante de Deus a fim de que o Espírito Santo possa nos ajudar a vencer esta luta do espírito contra a carne.
INTRODUÇÃO
O homem constitui-se de três elementos distintos: corpo, alma e espírito. Em teologia, esta divisão é denominada tricotomia. Isto é, o homem é uma triunidade composta e inseparável. A Bíblia focaliza enfaticamente, o ponto de partida para entendermos a existência triúna do ser humano. Ela declara: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem” (Gn 1.27; Tg 3.9). Esta declaração apresenta um fato humanamente insondável, e nós o aceitamos por fé incondicional, visto que “esta palavra é fiel e digna de toda aceitação” (1Tm 4.9).
I. DESCRIÇÃO BÍBLICA DA CRIAÇÃO DO HOMEM
1. O duplo relato da criação do homem (Gn 1.26-28; 2.7). O primeiro relato começa com a decisão divina: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Com esta declaração, a criação do homem representa o ponto culminante dos atos criativos de Deus. Entre todas as demais criaturas, o ser humano distinguiu-se como uma nova ordem de existência. Todas as coisas estabelecidas no planeta, na terra e nas águas foram previamente preparadas, providencialmente, para sustento e satisfação do homem. A sabedoria divina criou um sistema de vida perfeito para que a criatura humana se sustentasse e vivesse harmoniosamente com as demais coisas vivas criadas. No segundo relato, o Criador destaca o sentido especial e distinto do homem revelado, não apenas no aspecto físico, mas, especialmente, no moral e espiritual. Esta descrição destaca a personalidade do homem e sua capacidade de governar as coisas criadas por Deus.
2. A criação da mulher (Gn 2.21-23). Por estar o homem só, o Todo-Poderoso executou um plano de criação de outro ente semelhante que lhe servisse de adjutora: a mulher. Para a efetivação desse projeto, o Criador tirou do lado de Adão aquela que seria a mãe da espécie humana. Deus dotou-os de capacidade reprodutiva através do sexo. Daí, então, compreende-se a expressão bíblica: “macho e fêmea os criou” (Gn 1.27).
II. AS SUBSTÂNCIAS MATERIAL E IMATERIAL DO HOMEM
1. A distinção entre as partes material e imaterial. O corpo, por si só, nada pode fazer. Ele é a expressão de algo superior que é a vida, a qual flui da alma humana. O corpo é a sede dos sentidos físicos, pelos quais a alma se manifesta ao mundo exterior. O corpo e a alma além de bem distintos, são dependentes entre si. O corpo sem a alma fica inerte. A alma precisa do corpo para expressar a sua função racional. O corpo, com vida, não se separa da alma. Só a morte causa essa separação provisória, visto que na ressurreição dos mortos, os mesmos corpos sepultados e separados da alma e do espírito, ressuscitarão para unirem-se, outra vez, em glória (1Co 15.42-44). Esta é a glória da ressurreição dos justos. Tiago escreveu que “o corpo sem o espírito está morto” (Tg 2.26).
2. Diferença entre alma e espírito. Visto que alma e espírito compartilham a mesma dimensão espiritual no ser humano, parece, às vezes, que os dois se confundem. Entretanto, à luz da Bíblia, alma e espírito são distintos no ser humano como já vimos desde o início desta lição (Ec 12.7 e Mt 10.28; Ap 6.9 e Hb 12.23; Lc 8.55 e At 20.10; 1Ts 5.23).
Jesus, o Homem Perfeito tinha corpo (Hb 10.5), alma (Mt 26.38), e espírito (Lc 23.46). Qualquer texto aparentemente conflitante deve ser estudado à luz do contexto escriturístico e doutrinário da Bíblia, onde facilmente se perceberá a diferença entre alma e espírito.
III. HOMEM, O BEM MAIOR DE DEUS NA TERRA
Indiscutivelmente, o homem é o bem maior de Deus na face da terra. Ele foi criado com uma biforme natureza, material e imaterial. O texto de Gênesis 2.7 diz que Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente. Toda a parte material do homem foi formada em toda a sua integridade do pó da terra. Porém, faltava-lhe a vida que foi concedida pelo sopro divino.
1. Somos mordomos de nós mesmos. O exercício da mordomia bíblica começa com cada um de nós. O apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses fez a seguinte oração: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo e todo vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23). Isto significa que a santificação de nossa vida, em todas as suas áreas, requer amor incondicional a Deus, consagração, zelo e separação. Isto é mordomia bíblica e cristã. Deus nos fez mordomos dessa vida tríplice, mas uma, que é nosso corpo, alma e espírito.
2. A mordomia segundo Hebreus 4.12. Aqui a Escritura Sagrada declara que a Palavra de Deus tem poder penetrante que sonda até a divisão das partes material e imaterial do homem. As Escrituras Sagradas investigam minuciosamente tudo no ser humano. Como espada cortante ela penetra no mais íntimo do nosso ser para discernir se nossos pensamentos e motivos são espirituais ou não (vv.12,13). Em relação ao espírito, ela age como um espelho que retrata o estado espiritual do homem e o seu relacionamento com Deus.
3. A perfeita unidade do material e o espiritual no homem. Apesar de os componentes constituintes do ser humano serem distintos, há uma perfeita unidade no todo. Após a morte física, isto é, a separação do material e o espiritual, não há três lugares para os distintos elementos do homem. O corpo volta à terra, mas alma e o espírito são inseparáveis e vão a um mesmo lugar. Como existem dois lugares finais depois da morte, o céu e o lago de fogo, requer-se de cada um de nós administrar nossa vida como filhos e servos fiéis de Deus, de modo a prestarmos contas a Deus e entrarmos no seu descanso de glória eterna (Ec 12.7). Todos prestaremos contas a Deus um dia, pelas obras feitas através do corpo, bem ou mal (2Cor 5.10).
CONCLUSÃO
Nesta lição, aprendemos a mordomia bíblica que devemos levar a efeito em relação ao nosso corpo, alma e espírito. Cada parte tem a sua importância e nós, a responsabilidade física, moral e espiritual diante de Deus.
Subsídio Teológico
“A única maneira de combater a concupiscência e os desejos desordenados da carne é andar em Espírito (Gl 5.25). Andar em Espírito significa conduzir-se duma maneira tal que o comportamento e, por extensão, toda a vida sejam ordenados e submetidos ao governo do Espírito Santo. Só assim poderá realmente ser cumprida a lei do amor (Gl 5.16-18).
Somente pelo poder do Espírito Santo é que o crente pode crucificar a carne com todos os seus desejos pecaminosos (Gl 5.19-21,24). O Dr. Kenneth Wuest, na obra em idioma inglês intitulada Galatians in the Greek New Testament expressa de modo muito feliz a relação que existe entre o crente e o Espírito Santo, para que o primeiro possa ser conduzido a uma vida de vitória. Disse ele: ‘O Espírito Santo não é como uma máquina de motor contínuo que opera automaticamente na vida do crente. Antes é uma pessoa divina cujo ministério espera o crente buscar, anelando ao mesmo tempo que os santos cooperem com Ele. Dessa maneira, a escolha depende do crente, que pode escolher entre render-se ao Espírito Santo ou obedecer à natureza pecaminosa. O Espírito Santo está presente para dar-lhe vitória sobre a natureza carnal quando o crente expressa um vigoroso ‘não’ ao pecado e ao mesmo tempo confia nEle para obter a vitória’.
A carne opõe-se ao Espírito, e o Espírito está presente para opor-se à carne. O crente, por assim dizer, é quem decidirá a questão. Render-se ao Espírito e persistentemente dizer ‘não’ ao pecado é um hábito que se adquire na senda da justiça. Assim, as qualidades morais que a Lei ordena mas não pode produzir, finalmente, se desenvolvem na vida do crente (Gl 5.18.22-24)” (Comentário Bíblico. Frank M. Boyd, CPAD, pp.43,44).
Abster: Privar; impedir. Adjutora: Auxiliadora: ajudadora.
Discernir: Conhecer distintamente; perceber claro por qualquer dos sentidos; discriminar.
Ente: Pessoa; ser.
Inerte: Que tem inércia; sem atividade.
Irrepreensíveis: Que não merece repreensão; perfeito, correto.
Minuciosamente: Detalhadamente: pormenorizadamente.
Previamente: Anteriormente; antecipado.
Provisório: Interino, passageiro, temporário, provisional.
Comentário Bíblico. Frank M. Boyd, CPAD.
Estilos de Aprendizagem. Marlene LeFever, CPAD.
1. O que o Criador destaca no segundo relato da criação do homem (Gn 2.7)?
R. O sentido especial e distinto do homem revelado, não apenas no aspecto físico, mas especialmente, no moral e espiritual.
2. O que significa a expressão bíblica “macho e fêmea os criou”?
R. Significa que Deus dotou o homem e a mulher de capacidade reprodutiva.
3. O que requer a santificação de nossa vida em todas as suas áreas?
R. Amor incondicional a Deus, consagração, zelo e separação.
4. O que as Escrituras Sagradas declaram em Hebreus 4.12?
R. Que a palavra de Deus tem poder penetrante que perscruta até a divisão das partes material e imaterial do homem.
5. O que ocorre com os componentes material e espiritual do homem após a morte?
R. O corpo volta a terra, mas a alma e o espírito são inseparáveis e vão a um mesmo lugar.