Título: A pessoa e a obra do Espírito Santo
Comentarista: Eurico Bergstén
Lição 2: Novo nascimento e batismo com o Espírito Santo — Experiências distintas
Data: 11 de Janeiro de 2004
“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam” (At 19.6).
O batismo com o Espírito Santo é uma experiência distinta do novo nascimento, e está à disposição de todo salvo que crê e busca com sinceridade.
Segunda — At 3.19
O arrependimento é condição prévia para ser batizado com o Espírito Santo
Terça — At 2.38
A Igreja primitiva e o batismo com o Espírito Santo
Quarta — Jo 20.22
A regeneração dos discípulos ocorreu antes do Pentecostes
Quinta — At 9.18
A experiência de Paulo
Sexta — At 10.44-47
A experiência da família de Cornélio
Sábado — At 19.2-6
O batismo com o Espírito Santo na Igreja de Éfeso
340, 391 e 511 da Harpa Cristã
Atos 2.37-41; 19.1-6.
Atos 2
37 — E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38 — E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 — Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
40 — E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 — De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.
Atos 19
1 — E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
2 — Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 — Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 — Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 — E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 — E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
O batismo com o Espírito Santo é uma experiência distinta da salvação? O que a Bíblia diz sobre isto? A quem Ele é destinado? Qual o seu efeito na vida do crente? Devemos fazer alguma coisa para recebê-lo? Converse com a turma sobre estas questões e outras que possam surgir em sala de aula. Esclareça sempre consultando o texto bíblico.
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Salvação e batismo com o Espírito Santo são bênçãos distintas. Os que foram batizados no dia de Pentecostes já eram salvos. Jesus fez esta declaração quando disse: “Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lc 10.20). Além disso, delegou responsabilidades a eles que são próprias de salvos, tais como: o convite para que o ajudassem a pregar o evangelho, autoridade para que expulsassem demônios e curassem enfermos e, a ordem para que aguardassem o revestimento de poder caracterizado pela descida do Espírito Santo sobre eles com evidências como outras línguas e fogo.
Todos os relatos de batismo com o Espírito Santo na Bíblia referem-se sempre aos salvos.
Ao desfazer as obras do diabo e restaurar a comunhão entre Deus e o homem, Jesus abriu também a porta para a descida do Espírito santo. Esta é uma promessa para nossos dias e para todos aqueles que creem mediante o arrependimento e consequente perdão dos pecados.
Escreva no quadro-de-giz SALVAÇÃO x BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO. Pergunte aos seus alunos quais as diferenças entre a Salvação e o Batismo com o Espírito Santo; e o que é necessário para receber e conservar estas duas dádivas divinas. Dirija essas questões àqueles que normalmente não participam da aula. Faça com que se sintam à vontade para falar, todavia não insista para não constrangê-los. A seguir, faça uma síntese das ideias apresentadas por cada aluno ou solicite que eles mesmos realizem este trabalho. O importante é esclarecer que estas duas experiências são distintas.
INTRODUÇÃO
Há ainda hoje os que perguntam: O batismo com o Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão ou acontece automaticamente quando a pessoa experimenta o milagre do novo nascimento? Nesta lição, veremos que a salvação e o batismo com o Espírito Santo são duas bênçãos distintas, e que o batismo com o Espírito Santo é uma bênção preparada por Deus para os que já são salvos.
I. OS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES JÁ ERAM SALVOS
Se a experiência do batismo com o Espírito Santo não se distinguisse da conversão, os discípulos de Jesus teriam sido salvos a partir do dia de Pentecostes. Todavia, Jesus referiu-se a eles como salvos antes da experiência pentecostal. Vejamos:
1. Jesus deixou claro que seus discípulos eram salvos. Jesus lhes disse: “Eu sou a videira, e vós as varas” (Jo 15.5), e também, “Já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). Falando ao Pai a respeito deles, disse: “Não são do mundo, como eu do mundo não sou” (Jo 17.14,16). Neste mesmo capítulo, Jesus afirmou que os seus discípulos lhe foram dados pelo Pai (v.6); Jesus também disse aos seus discípulos enquanto estava com eles: “Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lc 10.20).
2. Os discípulos ainda necessitavam de uma bênção. Apesar da experiência da salvação e das bênçãos recebidas na companhia de Jesus, os discípulos ainda careciam de uma bênção: o batismo com o Espírito Santo. Em decorrência do batismo, receberiam um conhecimento mais aprofundado a respeito da união entre o Pai e o Filho, e entre Jesus e seus discípulos (Jo 14.20). O mesmo Espírito haveria de guiá-los em toda a verdade (Jo 16.13), lembrando-lhes as palavras que Jesus havia ensinado (Jo 14.26).
Somente após este revestimento de poder é que os discípulos estariam equipados para continuar a obra iniciada por Jesus. Foi por isso que Jesus repetidamente lhes ordenou que “não deixassem Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder” (Lc 24.49).
II. OS CRENTES ERAM BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DA IGREJA
1. Em Jerusalém (At 2.1-5). Aqui, na fundação da Igreja, no dia de Pentecostes, Jesus batizou com o Espírito Santo os primeiros crentes.
2. Em Samaria (At 8.14-17). As multidões ouvindo e vendo os sinais que Filipe fazia, enquanto pregava a Cristo (v.6), creram, e foram batizadas em nome do Senhor Jesus (vv.12,16). Portanto, eram salvos, descritos como pessoas que haviam recebido a Palavra de Deus (v.14). No entanto, não haviam recebido o batismo com o Espírito Santo. Isto só aconteceu quando Pedro e João oraram por aqueles novos crentes para que recebessem o dom do Espírito Santo (At 8.14,15). Quando, a seguir, os apóstolos impuseram as mãos sobre eles, “receberam o Espírito Santo” (At 8.17).
3. Saulo (At 9.1-18). O grande perseguidor quando seguia pela estrada a caminho de Damasco, já próximo da cidade, foi subitamente cercado por um resplendor de luz do céu. Saulo caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Quando ele perguntou quem era aquele que falava com ele, ouviu a resposta: “Eu sou Jesus a quem tu persegues”. Saulo levantou-se daquele encontro, e abrindo os olhos não via a ninguém. Guiado pela mão, entrou em Damasco. Após três dias em jejum e oração, recebeu a visita de Ananias, o qual impôs as mãos sobre ele para que ele tornasse a ver, e para que fosse cheio do Espírito Santo (v.17). Saulo já era salvo, e agora recebia o batismo com o Espírito Santo.
4. Na casa de Cornélio (At 10.1-48). Estavam reunidos Cornélio, seus parentes, e amigos mais íntimos (At 10.24). Aqui, pela primeira vez os gentios receberam a Palavra de Deus. Eles creram (At 15.1-9) e, a seguir, o Senhor batizou-os com o Espírito Santo. “Caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (At 10.44). Na mesma ocasião foram batizados nas águas (At 10.48).
5. Em Éfeso (At 19.1-7). Quando Paulo chegou a Éfeso encontrou ali alguns crentes. Sabemos que eram salvos porque o escritor de Atos os chama de discípulos (v.1), e Paulo lhes perguntou se haviam recebido o Espírito Santo quando creram (v.2), isto é, quando foram salvos. A resposta daqueles irmãos foi que não haviam ouvido acerca do Espírito Santo (v.2). Paulo queria que eles como salvos, também recebessem esta bênção gloriosa. Assim, depois que aqueles discípulos foram batizados em nome do Senhor Jesus (v.5), Paulo impôs as mãos sobre eles. Veio então sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar (v.6).
III. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É RESULTADO DA MORTE EXPIATÓRIA DE JESUS
1. “Está consumado!” (Jo 19.30). Jesus veio para desfazer as obras do Diabo (1Jo 3.8), e restaurar a comunhão entre Deus e os homens, a qual havia sido interrompida por causa do pecado (Ef 2.12-16). O preço desta restauração foi muito alto: seu próprio sangue (1Pe 1.18-19; 1Co 6.20). Jesus sofreu morte de maldição na cruz do Calvário (Gl 3.13; Jo 1.29; Is 53.4,5). Quando ele bradou “Está consumado!”, estava concluída a obra da redenção, e também estava aberta a porta para a descida do Espírito Santo. Diz Atos 2.33: “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis”.
2. “Rios de água viva correrão de seu ventre” (Jo 7.3-8). Os rios de água viva mencionados neste texto, falam do Espírito Santo que haveriam de receber os que cressem em Jesus (v.39). Vemos, portanto, que para receber o Espírito Santo é preciso crer e exercitar fé no Senhor Jesus (Gl 3.2).
A nascente única do rio pentecostal que flui através do crente, está em Cristo. Somente Ele batiza com o Espírito Santo (At 2.33). O leito em que flui o Espírito é a Palavra de Deus. “Quem crê em mim como diz a Escritura, rios d’água viva correrão do seu ventre (Jo 7.38)”. A operação do Espírito Santo está inteiramente vinculada à obediência à Palavra (At 5.32).
IV. A PROMESSA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É PARA OS NOSSOS DIAS?
A resposta a esta pergunta encontra-se no livro de Atos. Nas cinco vezes que Atos registra episódios de pessoas sendo batizadas com o Espírito Santo, estas já eram salvas. Os cinco relatos (Jerusalém, Samaria, Saulo, Cornélio e Éfeso) constituem-se em um padrão para a experiência cristã de todos os tempos. E o padrão é: regeneração pela fé, seguida do recebimento do batismo com o Espírito Santo, também pela fé (“aos que crerem” Mc 16.17).
O livro de Atos é a continuação do evangelho segundo Lucas. Assim como o evangelho de Lucas, o livro de Atos constitui-se em ensino doutrinário que deve servir como regra de fé e de prática (2Tm 3.16,17). Se o despertamento descrito em Atos não permaneceu ao longo desses quase dois milênios, é porque os cristãos afastaram-se da sã doutrina e negligenciaram o precioso batismo (2Tm 4.3).
CONCLUSÃO
Quem presume que já recebeu este batismo juntamente com a salvação não o busca e fica, portanto, privado deste glorioso revestimento de poder dado por Deus àqueles que o buscam. Ore a Deus, e Jesus batizará você com Espírito Santo e com fogo! Aleluia!
Subsídio Teológico
“Os pentecostais, ao insistirem que a experiência de um batismo distintivo no Espírito Santo está à disposição dos crentes hoje, não estão sugerindo que os cristãos que não falam em outras línguas não têm o Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo é apenas uma das várias obras do Consolador. Convicção, justificação, regeneração, santificação: todas estas são obras do mesmo Espírito Santo. Cada uma dessas obras é distintiva, com uma única natureza e propósito. Se o indivíduo corresponde de modo positivo à obra do Espírito na convicção, ocorrem então a justificação e a regeneração. Nesse momento, o Espírito Santo passa a habitar no crente e, daí em diante, é correto dizer que esta pessoa tem o Espírito. O batismo no Espírito Santo com a evidência inicial de falar em línguas pode ocorrer neste momento ou em ocasião posterior — de conformidade com o padrão revelado em Atos dos Apóstolos. Em qualquer destes casos, a pessoa tem o Espírito habitando nela desde o momento da regeneração.
A confusão a respeito de se ter ou não o Espírito Santo deve-se à falta de compreensão de certos termos empregados por Lucas. Ao descrever e examinar o batismo no Espírito Santo, o autor sagrado emprega certas terminologias: ‘ficar cheio do Espírito Santo’, ‘receber o Espírito Santo’, o ‘Espírito Santo sendo derramado’, o ‘Espírito Santo caindo sobre’ e o ‘Espírito Santo vindo sobre’. Estes termos não representam contraste, mas simplesmente tentativas de descrever e enfatizar. Isto é, quando Lucas emprega estes termos, não está contrastando o batismo no Espírito Santo com a regeneração como se dissesse que na regeneração o Espírito Santo não habita no crente. O Espírito Santo realmente vem, é recebido, e habita no crente já na regeneração (Rm 8.9). Porém, ao empregar os termos, Lucas está simplesmente dizendo que o batismo é uma experiência especial onde o crente pode ‘ser cheio’ do Espírito ou ‘recebê-lo’, ou pela qual o Espírito ‘cai’ ou ‘vem sobre’ as pessoas. ‘Para os pentecostais, todos os crentes, além de receberem o Espírito Santo no ato da regeneração, podem receber a plenitude ou o batismo no Espírito Santo’” (Teologia Sistemática. CPAD, pp.454,455).
Agregar: reunir, juntar, acrescentar, congregar.
Bradar: dizer em brados, gritar.
Compunção: pesar por ter cometido pecado ou ação má.
Inestimável: que não se pode estimar ou avaliar; que tem valor altíssimo.
Súbito: que ocorre ou surge sem ser previsto; repentino.
Comentário Bíblico — Efésios. Elienai Cabral, CPAD.
Teologia Sistemática. Stanley Horton, CPAD.
1. O que caracterizou o início da obra pentecostal nos dias da Igreja primitiva?
R. O revestimento de poder pelo batismo no Espírito Santo.
2. Descreva os cinco relatos no livro de Atos que descrevem o batismo no Espírito Santo após a salvação.
R. No dia de Pentecostes, em Samaria, Saulo de Tarso, na casa Cornélio, em Éfeso.
3. Descreva a ação do Espírito Santo na vida do pecador.
R. Ele convence o homem fazendo-o sentir tristeza e arrependimento por seus pecados.
4. Cite as funções do Espírito Santo na vida do Salvo.
R. O corpo do salvo passa a ser templo e morada do Espírito Santo e confere-lhe a certeza da presença de Deus em sua vida.
5. A quem é destinado o batismo no Espírito Santo?
R. A todos os salvos.