Título: Colossenses — A perseverança da Igreja na Palavra nestes dias difíceis e trabalhosos
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima
Lição 5: O progresso espiritual do crente
Data: 01 de Agosto de 2004
“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças” (Cl 2.6,7).
O verdadeiro cristão identifica-se com Cristo, dentro e fora do ambiente da igreja local, com um testemunho santo, firme e convincente.
Segunda — 1Ts 2.2
O grande combate da fé
Terça — Ef 6.17
A espada do Espírito
Quarta — 2Tm 4.7
Combatendo o bom combate
Quinta — Sl 133.1
O suave convívio em união
Sexta — Cl 3.9,10
O novo homem segundo a imagem de Deus
Sábado — Mt 7.24
Ouvindo e praticando a Palavra
186, 187 e 254 da Harpa Cristã
Colossenses 2.1-7.
1 — Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodiceia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
2 — para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo,
3 — em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
4 — E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
5 — Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 — Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
7 — arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.
Nesta lição, estudaremos acerca do progresso espiritual do crente. Lembre-se dos seus primeiros meses após sua conversão. Como você agia? E agora? Houve progresso espiritual? Você já está ingerindo alimento mais sólido ou ainda bebe leite? Tem frutificado na presença do Senhor? Salvação é imediata, mas santificação é um processo. Reflita com seus alunos sobre essas questões.
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
A partir do momento que você aceita Jesus como único e suficiente Salvador, é enxertado na Videira Verdadeira e desta recebe nutrientes imprescindíveis à longa jornada que está apenas iniciando. Você precisa de muita fé, conhecimento, firmeza e segurança na sã doutrina para não cair nas armadilhas das seitas e heresias. Paulo combatia com autoridade, discernimento, e poder, as falsas doutrinas, ensinos e filosofias que acometiam os irmãos de Colossos. Se estivermos arraigados e alicerçados na Palavra de Deus, nossa regra de fé e prática, não necessitaremos lançar mão de fontes inovadoras de ensino, nem cairemos nas ardilosas e sutis armadilhas de Satanás. O ensino da Bíblia é suficiente para o salvo, porquanto traz vida, esperança, consolação, fortaleza e fé que precisa ser confirmada pelas boas obras para as quais fomos criados.
Leve para a sala de aula as figuras de uma árvore e de uma casa. Cole-as no quadro-de-giz ou numa cartolina. Pergunte aos alunos o que o apóstolo Paulo quis dizer com “estar arraigados e edificados nele”. Espere-os emitir suas opiniões. Escreva o nome de Jesus na região das raízes e abaixo da casa. Explique a simbologia utilizada aqui para demonstrar que nós devemos estar fixos em Jesus, criar raízes nEle, isto é, estar em comunhão com Ele, e também construir sobre Ele que é o melhor fundamento.
INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo empreendeu grande luta em defesa da fé dos irmãos de Colossos, para que, deste modo, seus corações fossem fortalecidos, consolados e firmados em Cristo Jesus. Era necessário que eles tivessem não somente fé em Cristo, mas igualmente conhecimento, firmeza e segurança na sã doutrina, para que não caíssem nas armadilhas das seitas e das heresias.
I. EM DEFESA DOS CRISTÃOS
1. O “grande combate” (2.1). Paulo, amoravelmente declara que gostaria que os irmãos colossenses soubessem “quão grande combate” ele enfrentava em favor deles. Ele era um valoroso combatente da fé. Parte desse combate consistia em confrontar as falsas doutrinas, as heresias, os falsos ensinos e as falsas filosofias que, juntamente com seus mentores, atacavam os irmãos das igrejas que fundara, ou ajudara a fundar. Essa mesma luta o apóstolo sustentou junto a outras igrejas (Fp 1.27-30; 1Ts 2.2; 2Tm 4.7).
2. A finalidade do combate pela fé (2.2).
a) Corações consolados. O termo “consolar” neste versículo, tem no original o sentido de encorajar, animar. Certamente, os ataques das heresias, em Colossos, causavam desânimo entre os irmãos. Há nas igrejas muitos crentes com problemas e desanimados. Não só problemas espirituais, mas os referentes às lutas do dia-a-dia; aqueles que surgem no trabalho, na família, e nos relacionamentos podem em conjunto causar desânimo espiritual. Daí, porque o obreiro precisa ministrar a Palavra, na unção do Espírito Santo para consolar os crentes. E ministrar “bem”, como asseverou Paulo em sua segunda epístola a Timóteo 2.15.
b) “Unidos em caridade” (2.2). Os crentes de Colossos já eram “santos e irmãos fiéis em Cristo” (1.1). Mas Paulo desejava que eles experimentassem um aperfeiçoamento maior em suas qualidades como servos de Deus. Além de consolados, deveriam demonstrar uma união. Uma das armas principais de Satanás — e das mais usadas contra a igreja é a divisão e desunião entre os irmãos. Ó, que Deus nos faça “viver em amor”, como diz este versículo! Como poderiam vencer as sutilezas das heresias, como poderiam resistir aos embates contra o inimigo espiritual se não fossem unidos? Não bastava estar simplesmente unidos, mas “unidos em caridade”.
c) “E enriquecidos da plenitude da inteligência”. A inteligência a que Paulo referiu-se nesse texto, com certeza, era a “inteligência espiritual” (1.9) que lhes permitia entender o que seria “o mistério de Deus — Cristo”, revelado aos gentios. As heresias gnósticas tentavam diminuir o valor transcendental de Cristo, o preeminente Senhor e Redentor de suas almas. Seria uma loucura trocar Cristo, a “imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (1.15) pelas ideias heréticas que identificavam Cristo como sendo apenas uma das “emanações” de Deus, semelhante a outros seres (aeons) angelicais segundo esta teoria perniciosa.
II. OS TESOUROS DA SABEDORIA E DA CIÊNCIA (2.3)
1. Tesouros escondidos. A esta altura, a Palavra de Deus nos amplia a visão sobre “o mistério de Deus — Cristo”, revelado aos gentios e conhecido dos colossenses, que já possuíam a “inteligência espiritual”. O Senhor sabia que as heresias de Colossos eram um sinistro engodo, ou isca, para atrair a fé de crentes incautos, que se guiam pelas aparências e, pelas vantagens imediatas que alguém ou alguma coisa lhes propicie. Muita gente absorvia (como hoje) aqueles ensinos heréticos, que não passavam de falso conhecimento e falsa riqueza cultural. A verdadeira riqueza espiritual é conhecer os tesouros de Deus (Rm 11.33). Só que esses tesouros do “conhecimento e da sabedoria de Deus” não estão amontoados na superfície como um depósito para quem quiser apanhar; ambos estão ocultos em Cristo (“em Quem estão”).
2. Solene advertência. “E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas” (2.4).
a) Persuasão enganosa. Hoje, a técnica ou “arte da persuasão” é muito praticada pelos adeptos das seitas. Eles são treinados para “vender” suas ideias aos homens, inclusive com técnicas de propaganda bem elaboradas, seguindo um roteiro muitas vezes sob a orientação de especialistas em “marketing”. Mas Paulo mostrou aos colossenses que só em Cristo toda a sabedoria e toda a ciência de Deus podem ser encontradas.
b) Presente em espírito (2.5a). “Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco”. Estar “presente em espírito” nem de longe quer insinuar qualquer conotação de espiritismo, telepatia, “viagem astral”, ou outra qualquer ideia errônea dos movimentos heréticos. Certamente, o apóstolo queria cientificar-lhes de que estaria com eles, espiritualmente, em oração, solidário, em dedicação, em união, e em comunhão. Ver a explicação disso em Fp 2.2; 1Co 1.10.
c) Firmeza em Cristo (2.5b). Nada é mais gratificante para um servo de Deus, líder de uma igreja local, do que perceber que as ovelhas de Cristo, sob seus cuidados, estão firmes nos caminhos do Senhor. O evangelista João, provavelmente escrevendo a uma igreja por ele fundada, expressava sua alegria pela vida dos crentes assim firmados no evangelho: “Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai” (2Jo v.4).
III. ANDANDO EM CRISTO (2.6)
1. “Recebestes o Senhor Jesus”. Quando a pessoa recebe Cristo como seu Salvador deve também tê-lo como seu absoluto Senhor e nunca se deixar levar por apelos heréticos. Sabemos de crentes que, apesar de estarem há mais de trinta anos na igreja, ao participarem de certos encontros religiosos de caráter persuasivo, saem destes completamente fora de si: “passei tantos anos na igreja em que aceitei a Cristo, mas agora é que sei o que é ser crente!”. Sem dúvida alguma, tais pessoas jamais tiveram uma experiência real com Jesus em suas vidas. Pessoas com esse comportamento são facilmente levadas pelas “palavras persuasivas” dos adeptos das seitas, como adverte o v.8.
2. “Andai nele”. Essa figura do “andar” em Cristo bem demonstra o sentido do viver diário do crente, segundo o padrão que é Cristo. Ele é a vereda para o nosso caminhar. Todos os dias, todos nós caminhamos de um lugar para outro, mesmo que em pequenos percursos. Aplicando a figura ao lado espiritual, Paulo exortou os colossenses a não só terem Cristo como seu Senhor, mas também a andarem nEle. Andar em Cristo significa, de modo geral, viver em obediência aos seus preceitos, ordenanças e mandamentos.
3. “Arraigados, edificados, e confirmados na fé” (2.7). Antes da salvação, o pecador tem suas raízes no mundo do pecado, na vida carnal, sob influência do Maligno. São raízes más, de ignorância e trevas espirituais. Os colossenses foram exortados a ser “arraigados”, ou seja, a ter raízes na fé em Cristo. Se andar em Cristo é viver diariamente em obediência ao Senhor, estar “edificado” nEle significa ter a firmeza e a convicção oriunda da fé, cumprindo a doutrina emanada da sua Palavra (Pv 4.2; Ef 4.14). A fé salvífica, alcançada pela graça, e por meio da fé pessoal, “é dom de Deus” (Ef 2.8), mas, para ser confirmada, precisa do testemunho através das obras do salvo, preparadas por Deus para que andemos nelas (Ef 2.10; Tg 2.26).
4. “Assim como fostes ensinados” (2.7). Paulo queria dizer aos crentes que estariam “andando” em Cristo, “arraigados e edificados na fé”, que permanecessem “assim”, ou seja, da forma pela qual foram ensinados. Todo crente bem doutrinado segundo as Escrituras não precisa de ensinos outros, estranhos, inovações descabidas, nem para a vida pessoal. Quem anda atrás dessas “novidades” é porque se atrasou espiritualmente e não voltou a crescer segundo Deus. De fato, somente o ensino da Palavra de Deus em sua ortodoxia, pode livrar uma igreja local, e os que nela congregam, das falsas doutrinas, das seitas e das heresias. A Palavra de Deus é poder e tem poder para combater o mal. Ela é a “espada do Espírito” (Ef 6.17). Os irmãos de Colossos são exortados a obedecerem a doutrina, e a desenvolverem a prática da ação de graças a Deus por sua vida, edificada e arraigada na fé em Cristo Jesus (2.7).
CONCLUSÃO
Diante das atuais heresias no seio da igreja, nos cursos bíblicos, em casa, na empresa, os crentes fracos, pouco alimentados com a Palavra de Deus, são presas fáceis dos adeptos das seitas. Não é fácil o trigo crescer e frutificar com o joio do lado (Mt 13.30). No entanto, mediante o ensino genuíno da Bíblia Sagrada, tanto as crianças, como os adolescentes, jovens e adultos podem ser abençoados e guardados no crescimento, na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.
Subsídio Devocional
“‘As Escrituras são o menu de Deus para um crescimento espiritual saudável, equilibrado e rápido’. Paulo relembrou Timóteo que, seguindo ‘as palavras da fé e da boa doutrina’, ele poderia alimentar os servos de Deus (1Tm 4.6). O ‘leite’ da Palavra é para as crianças espirituais ou cristãos recém-nascidos e o ‘alimento sólido’ da Palavra é para adultos espirituais ou cristãos maduros (1Co 3.1-3; Hb 5.12-14).
Tanto as crianças espirituais quanto os cristãos maduros devem continuar se alimentando da Palavra para crescerem. O desafio das crianças espirituais é progredir, saindo do ensino elementar e chegando ao ensino avançado das Escrituras. O desafio para aqueles que já são espiritualmente maduros é progredir do ensino bíblico avançado para patamares ainda mais altos, por entre a inexaurível amplidão e profundidade das Escrituras.
Algumas pessoas que já são cristãs há muito tempo podem pensar: ‘Eu já sou um cristão bastante maduro e, portanto, não preciso receber mais da Palavra de Deus. Sei o bastante sobre as Escrituras e tenho experiências espirituais suficientes para prosseguir de maneira bastante adequada em minha vida cristã’. Certamente está é uma abordagem errada, até mesmo para o mais maduro dos cristãos, por duas razões.
A primeira delas é que, quando os cristãos diminuem sua ingestão e aplicação das Escrituras, eles diminuem ou interrompem seu progresso na santificação e podem até mesmo regredir em sua vida espiritual. Então, o Pai os disciplina para encorajá-los a buscar a santificação novamente (Hb 12.5-11,14). Deus quer que toda a nossa jornada espiritual seja marcada pelo crescimento contínuo em Cristo. Nossa taxa de crescimento espiritual depende basicamente de quão rápido aprendemos e obedecemos à Palavra.
Em segundo lugar, até mesmo os cristãos mais maduros necessitam de alimento espiritual para manter sua saúde espiritual e tornarem-se ainda mais maduros. Pessoas normais alcançam seu limite de maturidade física mas continuam comendo para manter a saúde física. Os cristãos, porém, podem sempre se tornar ainda mais maduros espiritualmente e devem continuar a receber comida espiritual para sustentar seu crescimento espiritual. Consequentemente, Pedro deu a seguinte ordem a todos os cristãos: ‘Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo’ (2Pe 3.18). Aprender ensinamentos bíblicos básicos normalmente é fácil para os novos crentes. Porém, o crescimento dos ‘princípios elementares’ ou ‘leite’ das Escrituras rumo aos ensinos avançados ou ‘alimento sólido’ das Escrituras (Hb 5.12-14) é uma tarefa mais difícil” (O Poder da Santificação. CPAD, pp.139,140).
Descabida: Que não tem cabimento; impróprio, inconveniente, inoportuno.
Em prol de: Em proveito de; em favor de; em defesa de.
Embate: Oposição, resistência; choque ou abalo violento, profundo.
Engodo: Coisa com que se engana ou seduz alguém; adulação astuciosa.
Genuíno: Sem mistura nem alteração; puro; próprio, natural, autêntico; legítimo.
Telepatia: Transmissão ou comunicação extra-sensorial de pensamentos e sensações, a distância, entre duas ou mais pessoas.
Transcendental: Muito elevado; superior, sublime, excelso; que transcende os limites da experiência possível; metafísico.
O Poder da Santificação. Henry Holoman, CPAD.
1. Em que consistia o “grande combate” de Paulo?
R. Confrontar as heresias, as falsas doutrinas, ensinos e filosofias que, juntamente com seus mentores, atacavam os irmãos das igrejas que fundara.
2. Como deveria ser a união dos colossenses?
R. Deveriam ser “unidos em caridade”.
3. Em que “inteligência” os colossenses deveriam ser enriquecidos?
R. Na “inteligência espiritual”.
4. Qual é a verdadeira riqueza?
R. Conhecer os tesouros de Deus.
5. Que significa “andar” em Cristo?
R. Significa o viver diário do cristão segundo o padrão que é Cristo.