Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

 

 

4º Trimestre de 2008

 

Título: O Deus do Livro e o Livro de Deus

Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima

 

 

Lição 9: A inerrância da Bíblia

Data: 30 de Novembro de 2008

 

TEXTO ÁUREO

 

E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.12).

 

VERDADE PRÁTICA

 

A Bíblia é a fiel e inconteste Palavra de Deus. Sua inerrância e infalibilidade decorrem da plena inspiração e supervisão do Espírito Santo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Jo 6.63

A Palavra de Cristo é espírito e vida

 

 

Terça — Sl 119.105

A Palavra é lâmpada e luz

 

 

Quarta — Jr 23.29

A Palavra é como fogo e martelo

 

 

Quinta — Is 55.10,11

A Palavra cumpre os propósitos divinos

 

 

Sexta — Jr 1.12

Deus vela pelo cumprimento de sua Palavra

 

 

Sábado — Nm 23.19

Deus não falha em suas Palavras

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Salmos 119.89-99.

 

89 — Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.

90 — A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece.

91 — Conforme o que ordenaste, tudo se mantém até hoje; porque todas as coisas te obedecem.

92 — Se a tua lei não fora toda a minha alegria, há muito que teria perecido na minha angústia.

93 — Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado.

94 — Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.

95 — Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu atentarei para os teus testemunhos.

96 — A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é amplíssimo.

97 — Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!

98 — Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo.

99 — Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

 

INTERAÇÃO

 

Prezado professor, esta lição trata de um dos mais importantes pilares da doutrina cristã: a inerrância das Sagradas Escrituras. Através desta doutrina, aprendemos que a Bíblia é a Palavra de Deus e, portanto, fala com autoridade divina ao homem moderno. Foi este o pensamento dos reformadores quando substituíram a tradição pelo lema: Sola Scriptura (Somente a Escritura). Deus o abençoe!

 

OBJETIVOS

 

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Explicar o sentido de inerrância bíblica.
  • Descrever o significado teológico de infalibilidade.
  • Justificar as falhas de transmissão dos manuscritos.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Professor, a inerrância da Sagrada Escritura deriva-se da natureza própria da Bíblia. Em inúmeras ocasiões a Bíblia descreve a si mesma como a inerrante Palavra de Deus. Solicite que um dos alunos leia Is 34.16 e, a seguir, faça um breve comentário da inerrância e infalibilidade das Escrituras. Depois, apresente aos alunos alguns nomes canônicos da Bíblia: a) Livro do Senhor (Is 34.16); b) Escritura da Verdade (Dn 10.21); c) Escritura de Deus (Êx 32.16); d) Lei do Senhor (Sl 1.1,2); e) Lei de Deus (Js 24.26); f) Palavra do Senhor (Jr 22.29); g) Oráculo de Deus (1Pe 4.11); h) Palavra de Deus (Mt 15.6; At 6.7); i) Palavra de Cristo (Cl 3.16). A Bíblia procede do próprio Deus, portanto, é inerrante e infalível.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave

Inerrância: Qualidade do que é isento de erro.

 

A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus. Os ímpios e incrédulos têm feito de tudo para encontrarem erros nos textos bíblicos. Pode ser que haja falhas nas traduções, interpretações ou na gramática das cópias manuscritas, pois a Bíblia foi escrita originalmente em linguagem antiga: hebraico, grego, e aramaico. Todavia, essas possíveis incorreções, ou dificuldades, jamais podem ser consideradas “erros” quanto à mensagem bíblica. Menos de um por cento dessas inexatidões dos manuscritos, encontram-se na transmissão da mensagem, portanto, não afetam a integridade da Palavra de Deus.

 

I. CONCEITUAÇÃO TEOLÓGICA DE INERRÂNCIA

 

1. O que é “inerrância bíblica”? Significa que a Bíblia é totalmente isenta de erros; quer no campo lógico ou no histórico. Ela é inerrante nos fatos que apresenta e nas doutrinas que declara. Afirmar que a Bíblia não contém erros é também reconhecer sua inspiração, autoridade e infalibilidade divinas. Jesus afirmou categoricamente: “A Escritura não pode falhar” (Jo 10.35).

2. Inerrância e infalibilidade. O conceito de inerrância da Bíblia está intimamente associado ao de infalibilidade. Pelo fato de não conter erros, ela é infalível. Tudo o que a Bíblia diz cumpre-se cabalmente: “Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre” (1Pe 1.24,25). Essa infalibilidade é consequência de a Palavra de Deus nunca ter sido “produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2Pe 1.21).

 

SINOPSE DO TÓPICO (I)

 

A inerrância e a infalibilidade bíblicas são doutrinas que descrevem a natureza própria da Bíblia. O fato de a Bíblia ser inerrante, assegura-lhe o caráter de infalível.

 

II. RAZÕES PELAS QUAIS A BÍBLIA É INERRANTE

 

1. Autoria divina. A autoria divina da Bíblia é o fundamento e a garantia de sua inerrância e infalibilidade. Há milhões de livros espalhados pelo mundo (Ec 12.12); e todos foram escritos por autores falhos, propensos a cometerem todo tipo de erro. Porém, o Autor da Bíblia, jamais falta: “Deus não é homem, para que minta […] porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” O Eterno não mente, não falha e não erra (Nm 23.19; Tg 1.17). Quando ele diz, faz; quando ele promete, cumpre.

2. Supervisão e orientação do Espírito Santo (2Tm 3.16; 2Pe 1.19-21). Os livros da Bíblia foram escritos sob a supervisão e orientação do Espírito Santo (Mc 12.36; 1Co 2.13). As Escrituras não são produto da perspicácia e criatividade da mente humana, mas é o resultado da ação sobrenatural de Deus sobre ela: o Espírito inspirou (2Pe 1.19-21), ensinou (1Co 2.13) e revelou seus mistérios (Gl 1.12; Ef 3.2,3).

3. A Bíblia é a exata Palavra de Deus. Do limiar ao fechamento do Cânon Sagrado, os escritores bíblicos reproduziram exatamente o que haviam recebido da parte de Deus: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando” (Dt 4.2). A Bíblia é a precisa Palavra do Senhor: ela é correta (Sl 33.4), perfeita (Sl 19.7), pura (Sl 119.140), e eterna (Is 40.8; Lc 21.33).

 

SINOPSE DO TÓPICO (II)

 

As razões pelas quais a Bíblia é inerrante são: autoria divina, supervisão e orientação do Espírito Santo, e ser a exata Palavra de Deus.

 

III. O CUMPRIMENTO DA BÍBLIA DEMONSTRA SUA INERRÂNCIA

 

1. O cumprimento das profecias. O principal fato que atesta a inerrância das Sagradas Escrituras é o cumprimento de suas profecias. Vejamos, pois, algumas das mais de 300 profecias messiânicas cabalmente cumpridas: a) a concepção virginal de Jesus (Is 7.14; Mt 1.22); b) o local do nascimento de Jesus (Mq 5.2; Mt 2.6); c) mãos e pés de Jesus furados e sua túnica sorteada (Sl 22.16,18; Jo 19.24,37), etc. Além dessas, muitas outras profecias cumpriram-se literalmente na história dos impérios antigos, das nações modernas, e na vida de muitos indivíduos.

2. A História confirma a Bíblia. Centenas de fatos e eventos bíblicos têm sido confirmados pela história secular. Entre tantos, encontramos: a) as duas deportações, de Israel e Judá, pelos assírios e babilônicos respectivamente (2Rs 17.6; 2Rs 24.10-17; Jr 25.11); b) a destruição de Jerusalém, profetizada por Jesus e cumprida no ano 70 d.C. (Mt 24.2); c) a restauração de Israel, predita em Ezequiel 36.25-27 e cumprida em Maio de 1948. A Palavra de Deus é Fiel e verdadeira!

3. A verdadeira ciência confirma a Bíblia. A Bíblia não é um livro científico, mas a ciência inúmeras vezes constatou a veracidade das afirmações bíblicas nesta área, como por exemplo, a de que a Terra é “solta” no espaço. O patriarca Jó sabia disso há, aproximadamente, 1.500 anos a.C. (Jó 26.7); como também tinha conhecimento que no centro da Terra há fogo (Jó 28.5). Isaías, o profeta, há mais de mil anos antes da ciência moderna, já afirmava que a Terra é redonda (Is 40.22). Inúmeros achados arqueológicos também confirmam a veracidade da Bíblia. Deus vela sobre sua Palavra para cumpri-la (Jr 1.12; Lc 21.33).

 

SINOPSE DO TÓPICO (III)

 

O cumprimento das profecias bíblicas e a relação entre a História e a Bíblia comprovam a inerrância das Escrituras.

 

IV. OS MANUSCRITOS BÍBLICOS

 

1. Formatos e materiais dos manuscritos bíblicos. O termo “manuscrito” refere-se às cópias dos originais das Escrituras (autógrafos) feitas à mão pelos escribas. Os mais significativos manuscritos bíblicos foram feitos nos formatos de rolo ou códice (Sl 40.7; Jr 36.2). Os principais materiais usados na escrita foram o papiro e o pergaminho; que eram preparados segundo a tradição judaica.

2. Os autógrafos. Trata-se dos manuscritos originais da Bíblia. Eles já não existem. Todavia, os originais do Antigo Testamento, por exemplo, foram meticulosamente copiados, originando os manuscritos mais antigos de que dispomos.

3. Falhas na transmissão escrita das palavras da Bíblia. Se compararmos as cópias dos textos originais entre si, encontraremos algumas variações entre elas, mesmo diante das mais rigorosas normas impostas aos escribas. Esses copistas não podiam escrever uma só palavra de memória. Antes de registrarem um vocábulo tinham de pronunciá-lo bem alto e, ao escreverem o nome do Senhor, tinham de limpar a pena com muita reverência. Cada letra e cada palavra eram contadas cuidadosamente e, caso encontrassem um único erro, inutilizavam imediatamente aquelas folhas, ou até mesmo todo o rolo. Há mais de duzentas mil variantes textuais nas cópias dos autógrafos. Nessa quantidade, observa-se, desde a troca de uma letra por outra até a de um nome por um pronome e vice-versa. Contudo, as incorreções encontradas nas cópias dos manuscritos, e repassadas a diversas versões dos textos bíblicos (variantes textuais), quando analisadas à luz do contexto geral da Bíblia, em nada comprometem o valor da mensagem sagrada, nem se constituem motivos para descrer da inerrância da Bíblia. Podemos afirmar com absoluta certeza, que os textos das Escrituras são plenamente confiáveis, e que as possíveis contradições são aparentes e humanas.

A Bíblia, na versão portuguesa, contém 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos, 773.692 palavras e 3.566.480 letras. Em tudo isso, há menos de 0,5% de falhas. Deus vela por sua Palavra (Jr 1.12).

 

SINOPSE DO TÓPICO (IV)

 

Apesar de a Bíblia ter sido escrita e copiada em vários formatos, os erros de transmissão são irrelevantes, e as possíveis contradições são aparentes e humanas.

 

CONCLUSÃO

 

A Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus. Sua correção, autoridade e infalibilidade decorrem de sua inspiração divina. Podemos, com alegria e confiança, afirmar como o salmista Davi: “Louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra” (Sl 138.2).

 

VOCABULÁRIO

 

Autógrafo: Escrito do próprio autor; texto original.
Cabal: Completo, pleno, inteiro, perfeito.
Inerrância: Qualidade de inerrante; que não erra.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

 

BENTHO, E. C. Hermenêutica fácil e descomplicada. 7.ed., RJ: CPAD, 2008.
CONFORT, P. W. (ed.) A origem da Bíblia. RJ: CPAD, 1998.

 

EXERCÍCIOS

 

1. O que é a inerrância bíblica?

R. É a propriedade da Bíblia mediante a qual a Escritura é totalmente isenta de erros: lógico, doutrinário ou histórico.

 

2. Descreva a relação entre inerrância e infalibilidade.

R. A inerrância da Bíblia está intimamente associada à infalibilidade. Pelo fato de não conter erros, ela é infalível.

 

3. Cite três razões pelas quais a Bíblia é inerrante.

R. Autoria divina, supervisão e orientação do Espírito Santo, e ser a exata Palavra de Deus.

 

4. Explique a correspondência entre a Bíblia e a história.

R. Existe completa fidelidade entre os fatos da História secular com os da Bíblia.

 

5. Você acredita na inspiração e inerrância da Bíblia?

R. Resposta pessoal (professor, confira).

 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

 

Subsídio Teológico

 

“A Exatidão da Bíblia

Tanto a autenticidade quanto a historicidade dos documentos do Novo Testamento estão confirmadas de modo sólido. Norman Geisler indica que as evidências documentárias em favor da autenticidade do Novo Testamento são esmagadoras, e fornecem uma base, igualmente sólida, para a reconstrução do texto grego original. Bruce Metzger, especialista em crítica textual, informa que, no século III a.C, os estudiosos em Alexandria indicavam que as cópias que possuíam da Ilíada de Homero apresentavam cerca de 95% de fidedignidade. Indica, também, que os textos setentrional e meridional da Mahabharata da índia diferem entre si numa extensão de 26.000 linhas. Isto se contrasta com ‘mais de 99,55 de exatidão para as cópias manuscritas do Novo Testamento’. Esse meio-porcento de diferença consiste principalmente nos erros de ortografia dos copistas e, mesmo assim, passíveis de correção. Nenhuma doutrina da Bíblia depende de algum texto cuja forma original não possa ser determinada com exatidão”.

(HIGCINS, J. A palavra inspirada de Deus. In HORTON, S. M. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.94).

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

“Alegrar-me-ei em teus mandamentos, que eu amo” (Sl 119.47). Em um outro belo e piedoso verso o salmista prorrompe: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia” (v.97). As igrejas de todo o Brasil costumam organizar gincanas, sorteios e usar estratégias de marketing para atrair cada vez mais alunos para a Escola Bíblica Dominical. Não há qualquer problema nesses métodos. Porém, nenhuma dessas estratégias seria necessária se cada crente amasse ardentemente as Escrituras assim como o salmista. O que deve incitar o crente à Escola Dominical é o incomensurável amor pela Palavra de Deus. Que todos os crentes exclamem como o poeta: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca… Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino” (vv.103,127).

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)