Título: Jeremias, esperança em tempos de crise
Comentarista: Claudionor de Andrade
Lição 13: Esperança na lamentação
Data: 27 de Junho de 2010
“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim” (Lm 3.22).
Por serem trabalhosos estes últimos dias, a presente hora é de contrição e súplicas diante do Senhor. Que Ele nos ouça o clamor e avive-nos espiritualmente, enquanto ainda há esperança.
Segunda - Lm 1.1
Lamentações sobre a sorte da cidade de Jerusalém
Terça - Lm 2.7
Lamentações sobre a rejeição de Jerusalém
Quarta - Lm 2.12
Lamentações sobre a fome de Jerusalém
Quinta - Lm 4.1
Lamentações sobre a pobreza de Jerusalém
Sexta - Lm 4.9
Lamentações sobre os mortos de Jerusalém
Sábado - Lm 5.1
Mas o Senhor olhará para Jerusalém
Lamentações 1.1-5,12.
1 - Como se acha solitária aquela cidade dantes tão populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações; e princesa entre as províncias tornou-se tributária!
2 - Continuamente chora de noite, e as suas lágrimas correm pelas suas faces; não tem quem a console entre todos os seus amadores; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos.
3 - Judá passou ao cativeiro por causa da aflição e por causa da grandeza da sua servidão; habita entre as nações, não acha descanso; todos os seus perseguidores a surpreenderam nas suas angústias.
4 - Os caminhos de Sião pranteiam, porque não há quem venha à reunião solene; todas as suas portas estão desoladas; os seus sacerdotes suspiram; as suas virgens estão tristes, e ela mesma tem amargura.
5 - Os seus adversários a dominaram, os seus inimigos prosperam; porque o SENHOR a entristeceu, por causa da multidão das suas prevaricações; os seus filhinhos vão em cativeiro na frente do adversário.
12 - Não vos comove isso, a todos vós que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o SENHOR, no dia do furor da sua ira.
Caro professor, com a graça de Deus, encerramos mais um trimestre abençoado, em que pudemos aprender preciosas lições por meio da vida de Jeremias. Num dos textos bíblicos de Lamentações, o profeta menciona que o fato de lembrar-se das misericórdias do Senhor lhe trazia esperança (Lm 3.21-23). Portanto, aproveite para encorajar seus alunos a refletirem acerca das inúmeras bênçãos (reflexo da misericórdia divina) que o Senhor tem lhes concedido ao longo de sua jornada cristã. Peça-lhes para que, se possível, anotem numa folha de papel e constatem o quanto Deus tem sido bom e fiel para conosco.
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Para introduzir a lição de hoje a respeito do livro de Lamentações, utilize o tabela abaixo com as informações resumidas acerca deste escrito de Jeremias.
introdução
Palavra Chave
Lamentação: Queixa acompanhada de gemidos, gritos e choros.
Em suas Lamentações, Jeremias mostra toda a sua dor e agonia; mostra uma angústia que ia além das fronteiras da aflição e das ânsias mais incontidas; mostra porque é conhecido como o profeta das lágrimas. Numa insuperável poesia, identifica-se ele como o homem que viu a aflição de seu povo. E, vendo-a, como ficar indiferente? Viu o exército caldeu arrasar os muros de Jerusalém, deitar por terra o Santo Templo, derribar os mais sublimados edifícios da Cidade Santa, humilhar a realeza davídica e dizimar a flor mais fina e bela da sociedade judaica. Havia dor semelhante à sua? Não obstante, encontra ele esperança onde nenhuma esperança havia.
Que exemplo! Se estamos acrisolados por sofrimentos que parecem estar além de nossos limites, tenhamos, nas promessas de Deus, esperança contra toda a esperança! Apesar dos lamentos presentes, no porvir, Deus não nos deixará exilados de suas consolações.
I. O QUE SÃO AS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS
1. As Lamentações na Bíblia Hebraica. No Antigo Testamento usado pelos judeus, as Lamentações de Jeremias encontram-se entre os chamados cinco rolos, juntamente com os livros de Rute, Ester, Eclesiastes e Cantares.
Com a tradução do Antigo Testamento para o grego, os Setenta resolveram colocar as Lamentações logo após o livro do profeta Jeremias. Em grego, este é o título das Lamentações: threnoi, que carrega este significado: chorar em alta voz. Ao traduzir a porção sagrada ao latim, Jerônimo deu-lhe este título: Liber Threnorum — Livro das Lamentações. É por isto que, em português, trenódia significa “canto plangente” ou “lamentação”.
2. Tema e Data. Cumprem-se as palavras de Jeremias; nenhuma delas cai por terra. Ali estava um homem de Deus Segundo Donald Stamps, assim haveremos de sumariar o tema das Lamentações de Jeremias: Tristeza Presente e Esperança Futura.
As evidências internas e externas indicam terem sido as Lamentações compostas um ano depois da destruição de Jerusalém. Sugere-se o ano de 585 a.C.
3. O propósito das Lamentações. Jeremias escreveu-as para chorar e lastimar: 1) A queda da monarquia da Casa de Davi; 2) A destruição de Jerusalém, de seus muros e do Santo Templo; 3) A deportação dos judeus mais abastados e nobres para a distante Babilônia.
O livro tem como propósito levar o crente a interceder pela Casa de Israel, junto a Deus, a fim de que o Senhor volte a olhar favoravelmente o seu povo.
4. A importância das Lamentações. As Lamentações de Jeremias são lidas no nono dia do mês hebreu de abe, por volta de meados de julho, ocasião em que os israelitas rememoram a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor.
5. As Lamentações no Novo Testamento. Embora as Lamentações não sejam citadas no Novo Testamento, vemos em Cristo Jesus um lamentador que, em vários aspectos, lembra a Jeremias. À semelhança deste, chorou a sorte de Jerusalém e dos filhos de Abraão. Já leu você as Lamentações de Jeremias? Medite principalmente no capítulo três, e veja o quanto sofreu o homem de Deus diante da ruína de seu povo.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
As lamentações de Jeremias refletem a tristeza do profeta em relação à situação espiritual, moral e física do povo de Israel.
II. O HOMEM QUE VIU TODAS AS DORES DE JERUSALÉM
Jeremias bem poderia haver escapado a todas aquelas angústias. Optou, porém, por sofrer com o povo de Deus, assisti-lo em seus sofrimentos e administrar-lhe as consolações de Jeová. Ele acompanhou a sua nação até as últimas consequências. Sabe o que isto representa?
1. Homem de dores. Assim identifica-se o profeta em suas Lamentações: “Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor” (Lm 3.1). Ao mesmo tempo, declina ele o tema de seu livro: aflição.
Ao contrário do que alguns podem supor, não foi Jeremias um fraco ou alguém emocionalmente perturbado. Ele postou-se diante de toda aquela tragédia com singular heroísmo. Tem você coragem e determinação para sofrer as aflições e angústias do povo de Deus? (1 Co 12.25-27).
2. A lamentação das lamentações. Nesse mesmo capítulo, vai o profeta descrevendo todo o seu sofrer. Leia com vagar toda essa passagem. Acredito que, em toda a Bíblia, não há sofrimento semelhante ao seu. A única exceção é a do Senhor Jesus que haveria de ser conhecido como o homem de dores e que sabe o que é padecer (Is 53.3-7).
Ao ver o seu povo de tal forma humilhado, o profeta sente-se castigado por Jeová: “Desviou os meus caminhos e fez-me em pedaços; deixou-me assolado. Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha” (Lm 3.11,12). Mas, apesar de tudo, sabia ele que as misericórdias do Senhor são infinitas. Se Deus nos fere, nos ungirá também as feridas.
Tem você participado do sofrimento do povo de Deus? Ou tem-no abandonado nos momentos de dificuldades e provações? Jesus poderia ter permanecido nos céus, longe de todo o nosso sofrer. Mas o que fez Ele? Esvaziando-se de sua glória, veio a este mundo, onde se submeteu à morte, e morte de cruz (Fp 2.5-11).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
O profeta Jeremias é considerado um homem de dores, que se compadece do sofrimento de seu povo.
III. POR QUE É PRECISO LAMENTAR
Jeremias não se restringe aos lamentos. Veja de que forma intercede por sua cativa e despojada gente: “Converte-nos, SENHOR, a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias contra nós em tão grande maneira?” (Lm 5.20,21).
Tem você intercedido pelo povo de Deus e por sua família? Ou agasta-se em comiserações e pesares? É hora de lamentar, sim, mas que nossos lamentos cheguem aos céus como a mais forte das intercessões. Que tal seguir este conselho de Jeremias: “Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança. Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. Porque o Senhor não rejeitará para sempre” (Lm 3.29-31).
SINOPSE DO TÓPICO (III)
Muitos personagens bíblicos optaram por sacrificar suas próprias vontades, conforto e até mesmo a vida em prol do povo de Deus.
CONCLUSÃO
No auge de sua dor, o profeta celebra a vontade de Deus (Lm 3.25-28).Talvez esteja você, querido irmão, passando por momentos difíceis e angustiosos. Não se deixe abater; mesmo no auge da provação, encontraremos, em Deus, motivos de regozijo e plenas consolações. No Senhor, nossos lamentos riem.
Nesta oportunidade, agradeço a todos os irmãos que oraram por mim, quando de meu transplante de fígado. O Senhor concedeu-me uma segunda chance de vida. Aleluia! “Irmãos, orai por nós” (1 Ts 5.25).
Acrisolar: Purificar-se, aperfeiçoar-se.
Dizimar: Matar, destruir.
Sublimado: Elevado, engrandecido.
RICHARDS, L. O. O guia do leitor da Bíblia. 1.ed. RJ: CPAD,
2005.
MERRIL, E. H. História de Israel no Antigo Testamento. 1.ed.
RJ: CPAD, 2001.
1. O que são as lamentações de Jeremias?
R. O canto plangente de Jeremias em favor do seu povo.
2. Por que ele as escreveu?
R. Para chorar e lastimar a queda da monarquia da Casa de Davi; a destruição de Jerusalém e a deportação dos judeus para a Babilônia.
3. Por que é preciso lamentar?
R. Precisamos lamentar pelo povo de Deus e por nossa família, pois estamos vivendo tempos difíceis.
4. O que é o fator misericórdia?
R. O mesmo Deus que fere, também unge as feridas.
5. Que lição podemos tirar das Lamentações de Jeremias?
R. Resposta pessoal.
Subsídio Doutrinário
“O livro de Lamentações conserva a angústia sentida pelos judeus do cativeiro babilônico, enquanto recordavam seu passado irrecuperável. Jerusalém fora destruída. Essa destruição foi tão intensa que nenhum traço do Templo original de Salomão, ou das poderosas muralhas da cidade real, têm sido encontrados por arqueólogos modernos. Apenas um amontoado improdutivo marcava o local que fora a última visão daqueles arrastados em cadeias para uma terra estranha. Os cinco acrósticos dos poemas fúnebres que compõem esse conciso livro do Antigo Testamento revelam profundo sentimento de remorso. O povo entende que perdera sua terra natal em decorrência do pecado de Judá. A angústia é acompanhada do fato de que até agora os cativos têm sido incapazes de recobrar a visão perdida de um futuro brilhante para sua raça.
O livro mantém um panorama teológico consistente: O prejuízo de Judá foi rastreado pela soberania de Deus, Sua justiça, e Seu compromisso com uma moralidade que seu povo abandonara. Lamentações, contudo, é basicamente um livro que desvenda as profundezas da desgraça humana, não sob o ponto de vista pessoal, mas, na perspectiva da nação como um todo. Lendo o livro, experimentamos uma sensação esmagadora de desespero que pode envolver comunidades, e até mesmo nações”.
(RICHARDS, L. O. O guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. RJ: CPAD, 2005, p.479)
Subsídio Doutrinário
Pecado — “O sofrimento extenuante do povo de Jerusalém, durante o estado de sítio, levou algumas das ‘mulheres outrora compassivas’ a devorarem seus próprios filhos em práticas canibalescas! Como a capacidade medonha de cada ser humano para pecar foi revelada nos últimos momentos dessa cidade!” (RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. RJ: CPAD, 2005, p. 482).
Subsídio Devocional
Lamentações de Jeremias — “O livro é composto de cinco poemas, cada qual escrito em forma de acróstico. Cada linha, ou grupo de linhas, segue a sequência das 22 letras do alfabeto hebraico. O estilo sofisticado, bem como a perspectiva emocional e teológica uniformes, indicam uma autoria única.
As orações, registradas em Lamentações, são de desespero; gritos de angústia mais que afirmativas de esperança. Ser humano é, ao mesmo tempo, terrível e maravilhoso. É de fato terrível se cedermos nossa natureza ao pecado. Pode acontecer de olharmos para trás, para as oportunidades perdidas, e compreendermos que a aflição que suportamos agora é consequência de nosso próprio anseio crônico pelo pecado. Como se não bastasse, a leitura do livro de Lamentações nos faz lembrar que os prazeres do pecado são o que há de mais vantajoso momentaneamente, porém, suas consequências dolorosas são permanentes e profundas” (RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. RJ: CPAD, 2005, p.479).