LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2020

 

Título: A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção

Comentarista: Claudionor de Andrade

 

 

Lição 2: A criação de Eva, a primeira mulher

Data: 12 de Janeiro de 2020

 

 

VÍDEO DE APOIO

 

 

 

TEXTO ÁUREO

 

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada(Gn 2.23).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Na criação divina, a mulher é tão importante quanto o homem: ambos se completam e são igualmente importantes ao Reino de Deus.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Gn 2.21,22

E Deus criou a mulher

 

 

Terça — Gn 3.1-7

A tentação de Eva

 

 

Quarta — Gn 4.1,2

Eva torna-se mãe

 

 

Quinta — Gn 2.23; Pv 1.8

A missão da mulher

 

 

Sexta — 1Pe 3.1-7

A mulher no plano de Deus

 

 

Sábado — Lc 24.1-10

A mulher no Reino de Deus

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Gênesis 2.18-25.

 

18 — E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

19 — Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

20 — E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.

21 — Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22 — E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.

23 — E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

24 — Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

25 — E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

 

HINOS SUGERIDOS

 

116, 131 e 156 da Harpa Cristã.

 

OBJETIVO GERAL

 

A missão do homem outorgada pelo Criador é glorificar a Deus, propagar a espécie e administrar o planeta.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

 

  • I. Apresentar a mulher no plano de Deus;
  • II. O Descrever a criação da mulher;
  • III. Apontar a missão da mulher.

 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

 

Palavra de Deus revela que tanto o homem quanto a mulher são imprescindíveis ao Reino de Deus. Isso foi perfeitamente demonstrado no ministério de Jesus, bem como no dos apóstolos. A quantidade de mulheres que acompanhavam e atuavam de forma protagonista no ministério de Jesus é imensa (Lc 1.5-53; 2.36-38; Lc 7.11-17).

Sem Jesus, as mulheres não seriam emancipadas ao longo dos séculos, pois isso só foi possível por causa do enaltecimento de Cristo em relação a elas. É marcante a diferença da condição da mulher em países que foram influenciados pelo cristianismo dos que não o foram. Nesse sentido, o ministério de Jesus foi revolucionário para a condição da mulher no mundo.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

Nesta lição, mostraremos o lugar da mulher na criação divina e no âmbito familiar. Antes de tudo, declaramos que ela é um ser diferencial e complementar; uma bênção indispensável à criação divina. O Senhor, formando-a a partir da costela de Adão, designou-a para ser, em relação ao homem, uma companhia idônea e sábia.

Aos olhos de Deus, Eva era tão importante quanto Adão. Embora iguais, cada qual tinha uma missão específica a cumprir. Todavia, foi ao homem que Deus confiou a chefia do lar e o governo da Igreja. Mas, para que a missão do esposo e do pastor seja bem-sucedida, a participação de uma mulher virtuosa e cheia do Espírito Santo é imprescindível.

 

PONTO CENTRAL

 

Tanto o homem quanto a mulher são imprescindíveis ao Reino de Deus.

 

I. A MULHER NO PLANO DE DEUS

 

A criação de Eva não foi um ato improvisado de Deus, para contornar a solidão do homem; a mulher sempre esteve nos planos divinos. Sendo ela, pois, uma pessoa necessária, o Senhor decidiu racionalmente criá-la a partir de Adão.

1. A mulher já estava nos planos de Deus. Quando, no sexto dia da criação, Deus anunciou a criação do ser humano, tinha Ele em mente tanto o homem quanto a mulher; sem esta ou sem aquele, a humanidade seria impossível (Gn 1.26).

2. A decisão de formar a mulher. A formação de Eva foi um ato mui particular de amor e bondade de Deus Pai para com o homem. Afinal, Adão é designado, na Bíblia, como filho amado e querido de Deus (Lc 3.38). Ao contemplar a solidão e a tristeza do homem, declarou o Pai Celeste: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn 2.18).

Na criação da espécie humana (homem e mulher), o verbo fazer é usado, pela Divindade, na primeira pessoa do plural: “façamos” (Gn 1.26). Trata-se de uma decisão formalmente colegiada. Todavia, na formação de Eva, o Senhor usa o mesmo verbo, agora, na primeira pessoa do singular, no tempo presente: “far-lhe-ei”, realçando a iniciativa particular do Pai Celeste sempre amoroso, solícito e atento às necessidades de seus filhos (Mt 6.32).

3. A mulher, uma pessoa necessária. Se, por um lado, a mulher proveio do homem; por outro, todo homem (exceto Adão) provém da mulher (1Co 11.12). Portanto, há, entre ambos os sexos, harmonia e perfeita completude. O livro de Cantares é o mais perfeito exemplo da amizade entre os cônjuges.

 

 

SÍNTESE DO TÓPICO (I)

A criação da mulher não foi um ato improvisado de Deus, mas planejado desde o início.

 

 

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

 

 

Ao introduzir este tópico, faça uma reflexão acerca da importância que a fé cristã deu à condição da mulher no mundo. Essa importância é perceptível no ministério de Jesus. Tenha como base dessa reflexão, o seguinte texto: “[…] O que não pode ser ignorado é o papel primordial que as mulheres desempenharam no ministério de Jesus e no maior evento de toda a história humana: sua ressurreição física dos mortos. […] A concentração de mulheres na vida e no ministério de Jesus foi simplesmente espantosa. […] No mundo do primeiro século, uma mulher teria sido uma primeira testemunha ocular um tanto quanto embaraçosa de um evento tão maravilhoso. Mulheres não eram vistas como fontes confiáveis” (JOHNSTON, Jeremiah J. Inimaginável: o que nosso mundo seria sem o cristianismo. RJ: CPAD, 2018, pp.196,197).

 

 

II. A CRIAÇÃO DA MULHER

 

A formação da mulher foi um ato mais elaborado e complexo do que a criação do homem, pois envolveu o uso de uma “anestesia” natural, um procedimento cirúrgico.

1. A primeira anestesia. Em primeiro lugar, o Criador, agora também cirurgião, coloca Adão para dormir. E, assim, o homem adormece profundamente (Gn 2.21).

2. A primeira cirurgia. Estando Adão já adormecido, Deus abre-lhe o peito e extrai-lhe uma das costelas. Em seguida, fecha-lhe a cisão com carne (Gn 2.21). A cirurgia é bem-sucedida; a plástica, perfeita (Jó 5.18). Deus conhece plenamente a nossa estrutura, porquanto é o nosso Criador (Sl 103.14). O seu Filho também é um perfeito cirurgião (Lc 22.50,51).

3. A primeira engenharia genética. Da costela extraída de Adão, o Senhor forma Eva, a primeira mulher (Gn 2.22). Aqui, como em toda a Bíblia, não temos nenhuma narrativa mitológica; trata-se de um relato histórico, real e confiável.

Observemos que, da costela de Adão, o Criador coleta o material genético ideal do homem, para a formação da mulher.

Salientamos que Deus não criou Eva como um clone de Adão. Antes, criou-a como uma pessoa autônoma e consciente de sua existência e missão no mundo.

 

 

SÍNTESE DO TÓPICO (II)

A formação da mulher envolveu o uso de uma “anestesia” natural, um procedimento cirúrgico e a inauguração da engenharia genética.

 

 

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

 

 

“Havia um aspecto da criação de Deus que não estava totalmente satisfatório. O fato de o homem ainda estar (18) não era bom. O isolamento é prejudicial. Por dedução, a relação social, ou seja, o companheirismo, é bom. Por conseguinte, Deus determinou fornecer ao homem uma adjutora que esteja como diante dele, literalmente, uma ajudante que lhe correspondesse, alguém que fosse igual e adequada para ele. ‘Uma ajudante certa que o complete’ (VBB). A Bíblia Confraternidade traduz: ‘Uma ajudante como ele mesmo’.

[…] De imediato, Adão (23) viu a conveniência desta ajudante. Ela era parte íntima dele, osso dos meus ossos e carne da minha carne e, desta forma, adequada para ele. Mas ele também demonstrou sua posição de autoridade ao lhe dar um nome.

Com efeito, esta foi a instituição da relação matrimonial. Desde o princípio, Deus quis que o casamento fosse exclusivo e íntimo. Não era simplesmente para a mulher agarrar-se ao homem como um apêndice. Para deixar clara a responsabilidade do homem. Deus ordenou que o homem se apegasse à sua mulher (24) no compromisso mútuo de verdadeira união” (Comentário Bíblico Beacon: Gênesis a Deuteronômio. RJ: CPAD, pp.38,39).

 

 

III. A MISSÃO DA MULHER

 

1. A missão de esposa. Qual gentil e solícito Pai, o Senhor Deus conduziu Eva, a primeira mulher, a Adão, que, ao recebê-la, compôs este poema: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gn 2.23).

Nessa missão, a mulher ajudará o esposo com os seus conselhos sábios e oportunos, com as suas orações e com o seu trabalho no gerenciamento da casa (Pv 31). Ela é a grande economista do lar. Mas, se a esposa não for sábia e idônea, acabará por destruir o esposo e os filhos com as próprias mãos (Pv 14.1).

2. A missão de mãe. Em relação aos filhos, a mulher, orientada e apoiada pelo esposo, é a real e a mais autorizada educadora dos filhos (Pv 1.8).

Na Igreja Primitiva, as irmãs Lóide e Eunice, respectivamente avó e mãe do pastor Timóteo, tornaram-se referências na educação e formação de filhos (2Tm 2.5). Sem o trabalho dessas mulheres, o apóstolo Paulo não teria condições de integrar o jovem à sua equipe missionária. Embora criado entre duas culturas, Timóteo recebeu uma formação cristã de excelência (At 16.1).

3. A missão como súdita do Reino de Deus. Ao lado de seus maridos, as santas mulheres poderão ajudar os que ainda não demonstram a esperada maturidade cristã. Haja vista o exemplo de Áquila e Priscila, os orientadores espirituais do erudito e eloquente Apolo (At 18.26).

 

 

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

Deus criou a mulher para cumprir a missão de mãe, de esposa e de súdita no Reino de Deus.

 

 

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

 

 

“Outra razão para o rápido crescimento da Igreja Primitiva foram os programas de resgate de crianças implementados por seguidores de Jesus corajosos. Conforme discutido anteriormente, ser do gênero feminino no mundo romano significava mais uma sentença de morte (‘Se for um menino, fique com ele. Se for uma menina, jogue-a fora!’). Quando os novos convertidos em Jesus deixaram a prática do infanticídio, principalmente o infanticídio feminino, o número de cristãos cresceu exponencialmente. Na verdade, havia falta de homens cristãos disponíveis para casar. É muito interessante que 1 Pedro 3.1-6 e 1 Coríntios 7.6-24 exortam de forma minuciosa as mulheres para permanecerem casadas com maridos ‘descrentes’. A fidelidade das mulheres poderia enternecer o coração frio dos seus maridos e, consequentemente, trazê-los à fé. A História da Igreja ensina-nos que, devido à falta de homens, muitas mulheres casaram-se com pagãos, incluindo sacerdotes pagãos, os quais, muitas vezes, se converteram — e a igreja cresceu” (JOHNSTON, Jeremiah J. Inimaginável: o que nosso mundo seria sem o cristianismo. RJ: CPAD, 2018, p.197).

 

 

CONCLUSÃO

 

O Senhor Deus criou a mulher com a nobre missão de auxiliar e complementar o homem. Juntos, formam a humanidade. Sozinhos e isolados, tendem a desaparecer. Por esse motivo, a missão da mulher cristã, à semelhança da esposa virtuosa de Provérbios, deve ser cumprida de acordo com a Palavra de Deus e sempre com o auxílio do Senhor (Gn 4.1).

A mulher, enfatizo, deve ser vista e tratada como coerdeira da vida eterna (1Pe 3.7).

 

PARA REFLETIR

 

A respeito de “A Criação de Eva, a Primeira Mulher”, responda:

 

O que podemos dizer quanto à formação de Eva?

A formação de Eva foi um ato mui particular de amor e bondade de Deus Pai para com o homem.

 

Fale sobre a mulher, uma pessoa necessária.

Se, por um lado, a mulher proveio do homem; por outro, todo homem (exceto Adão) provém da mulher (1Co 11.12).

 

Por que a criação da mulher foi mais complexa do que a do homem?

A formação da mulher foi um ato mais elaborado e complexo do que a criação do homem, pois envolveu o uso de uma “anestesia” natural, um procedimento cirúrgico e a inauguração da engenharia genética.

 

Quais as tarefas da mulher como esposa e mãe?

Na missão de esposa, a mulher ajudará o esposo com os seus conselhos sábios e oportunos, com as suas orações e com o seu trabalho no gerenciamento da casa. Na missão de mãe, a mulher, orientada e apoiada pelo esposo, é a real e a mais autorizada educadora dos filhos (Pv 1.8).

 

Que lugar ocupa a mulher na Igreja de Cristo?

Ao lado de seus maridos, as santas mulheres poderão ajudar os que ainda não demonstram a esperada maturidade cristã.

 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

 

 

A CRIAÇÃO DE EVA, A PRIMEIRA MULHER

 

Esta lição tem como tema central Eva, a primeira mulher. É muito importante ter uma visão bíblica e correta acerca da mulher. Sua posição na criação, na família e na sociedade. Aos olhos de Deus, não há diferença de valor entre homem e mulher.

 

Resumo da lição

A lição procura mostrar que a mulher foi um projeto executado por Deus desde o princípio. Para isso, a lição apresenta o primeiro tópico a respeito da mulher no plano de Deus. Em seguida, no segundo tópico, descreve a criação da mulher. E, finalmente, no terceiro tópico, aponta a missão da mulher.

Para apresentar a mulher no plano de Deus, o primeiro tópico ressalta que a criação da mulher não foi um ato improvisado de Deus, mas planejado desde o início. O tópico enfatiza a decisão de Deus em criar a mulher e sua constituição como pessoa.

Para descrever a criação da mulher, o segundo tópico traz o relato de Gênesis em expressão médica, objetivando dar clareza à compreensão do relato bíblico: o uso de uma “anestesia” natural, um procedimento cirúrgico e a inauguração da engenharia genética.

Para apontar a missão da mulher, o terceiro tópico enfatiza que Deus criou a mulher para cumprir a missão de mãe, de esposa e de súdita no Reino de Deus. Assim, a lição conclui que tanto o homem quanto a mulher se complementam e igualmente são imprescindíveis ao Reino de Deus.

 

Uma sugestão

Para aprofundar em seus estudos, leve em conta este fragmento: “Como historiador e estudioso da Bíblia, posso afirmar que, se há lugares onde mulheres desfrutem de muitas das mesmas liberdades atuais que os homens, isso só foi possível por causa de Jesus Cristo e sua influência no mundo.

Quando Jesus veio, Ele enalteceu as mulheres. Jesus não foi um político revolucionário, como alguns de seus seguidores desejavam. […] Ele não superaria os poderes do mal por meio da força bruta, mas através do amor e da igualdade, ao mudar o DNA espiritual central da sociedade. Foi sua mensagem que cativou corações e mentes, reprimiu os preconceitos sociais e revolucionou as práticas antigas, dentre as quais estava o tratamento horrendo dado às mulheres. Sem a influência de Jesus, as mulheres provavelmente teriam permanecido sem liberdade” (JOHNSTON, Jeremiah J. Inimaginável: o que nosso mundo seria sem o cristianismo. RJ: CPAD, 2018, p.195).