Título: A Raça Humana: Origem, Doutrina e Redenção
Comentarista: Claudionor de Andrade
Lição 10: Só o Evangelho muda a Cultura Humana
Data: 08 de Março de 2020
Link para o roteiro da videoaula.
“Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro” (1Ts 1.9).
Em consequência do pecado, não há culturas inocentes nem inofensivas, mas todas elas podem ser transformadas pelo Evangelho de Cristo.
Segunda — Lv 18.30
Costumes antigos
Terça — Lv 20.23
Os costumes de Canaã
Quarta — 2Rs 17.34
Costumes ofensivos a Deus
Quinta — Jr 10.3
Os costumes dos povos
Sexta — At 13.18
Os maus costumes de Israel
Sábado — 1Co 15.33
Os bons costumes
1 Tessalonicenses 1.1-10.
1 — Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
2 — Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,
3 — lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
4 — sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
5 — porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
6 — E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo,
7 — de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
8 — Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;
9 — porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro
10 — e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
39, 102 e 456 da Harpa Cristã.
Demonstrar que a cultura pode ser transformada pelo Evangelho.
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
A Bíblia relata que o ser humano foi atingido pelo pecado original. Por isso, suas ações carregam essa herança negativa. Por causa do pecado, o homem está inclinado ao mal. Entretanto, a Palavra de Deus mostra que o ser humano é “imagem de Deus”. Ainda que a consequência do pecado fosse trágica, ele não perdeu essa imagem. Assim, é possível ver homem produzir coisas boas. Nesse sentido, podemos afirmar que a cultura que o ser humano produz traz consigo a herança do pecado, mas também a herança da imagem divina, por isso, há aspectos positivos e negativos na cultura humana. O Evangelho propõe restaurar o ser humano todo e, assim, como consequência, fazer com que ele produza cultura que glorifique a Deus em todos os aspectos humanos.
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, estudaremos a cultura humana através do prisma da Bíblia Sagrada. Nosso intento é mostrar que nenhuma cultura pode ser tida como neutra, ou inofensiva, porque todas elas acham-se contaminadas pelo pecado de Adão.
Em seguida, veremos que a cultura humana tornou-se o abrigo natural do homicídio, do sexo depravado, da usura e da rebelião contra Deus. Mas a boa notícia é que o Evangelho de Cristo pode transformar qualquer cultura.
Quanto a nós, Igreja de Cristo, não nos conformemos com este mundo que jaz no Maligno, como fez Israel e Judá. Por aceitar todas as impurezas das culturas vizinhas e longínquas, ambos os reinos foram destruídos. Mantenhamos nossas propriedades como povo de Deus. Os irmãos de Tessalônica são um exemplo para todos nós por terem colocado em prática a sua fé no Senhor, testemunhando de Cristo em diversos lugares.
PONTO CENTRAL
Toda cultura pode ser transformada pelo Evangelho de Cristo.
I. O QUE É A CULTURA
De acordo com a Bíblia Sagrada, o ser humano foi criado para fazer e produzir cultura, a partir da criação divina. Neste tópico, veremos, ainda, a cultura dos gentios e a cultura do povo de Deus.
1. Definição de cultura. No princípio, a cultura tinha a ver apenas com o cultivo da terra, visando a produção de alimentos (Gn 4.2). Depois, passou a ser considerada como a soma de todas as realizações humanas: espirituais, intelectuais, materiais etc. Semelhante tarefa foi considerada enfadonha por Salomão (Ec 1.1-13).
A cultura pode ser definida também pela maneira como uma nação encara as demandas e reivindicações divinas (Lv 20.23).
2. A cultura dos gentios. Por haverem perdido o verdadeiro conhecimento de Deus, que lhes havia transmitido o patriarca Noé, logo após o Dilúvio, os seres humanos passaram a adorar a criatura em lugar do Criador (Rm 1.18-25). E, a partir daí, puseram-se a imaginar coisas vãs e soberbas (Gn 11.6; Sl 2.1).
Hoje, a antropologia cultural vê, como meros fenômenos sociológicos e culturais, a prostituição, o homicídio, a corrupção e até mesmo o infanticídio (2Rs 23.7; Lv 20.1-5; Ed 9.11).
3. A cultura do povo de Deus. A visão do povo de Deus, quanto à cultura, tem como fundamento a Bíblia Sagrada, a inspirada, inerrante e completa Palavra de Deus (2Tm 3.16,17). Por essa razão, tudo quanto fazemos tem como base esta proposição: a Terra é do Senhor (Sl 24.1). Haja vista os filhos de Israel. Eles consagravam ao Senhor até mesmo suas colheitas (Lv 23.10).
Portanto, tudo quanto fizermos tem de ser aferido por este mandamento apostólico: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31).
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Cultura é a soma de todas as realizações humanas: espirituais, intelectuais, materiais etc.
Inicie a aula de hoje fazendo a seguinte pergunta: O que é cultura? Deixe que seus alunos respondam livremente. Após a escuta atenta, passe a respondê-los conforme a exposição deste tópico. A fim de enriquecer a sua explicação sobre a definição de cultura, leve em conta o seguinte fragmento textual: “‘Cultura’, derivado do latim cultura , refere-se aos costumes e produtos sociais inventados pelos seres humanos e refletindo suas crenças e valores. Segundo é interpretada nos dias de hoje, a cultura é caracterizada pelas artes, hábitos e comportamentos de um grupo social” (PALMER, Michael (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão. RJ: CPAD, p.393).
II. UMA CULTURA DOMINADA PELA INIQUIDADE
O homem foi posto no Éden, para lavrar a terra e fazer cultura, a partir da criação divina (Gn 1.26; 2.5). Mas, devido ao pecado, toda a cultura humana pôs-se contra Deus.
1. A cultura original. Se a Terra é do Senhor, todos deveriam saber que, neste mundo, não passamos de servos de Deus (Sl 24.1). Logo, tudo quanto produzimos deveria ser um reflexo da glória do Criador.
Se não tivéssemos caído em pecado, nossa cultura seria uma extensão da divina. Mas, por causa da Queda, a humanidade passou a trabalhar contra Deus (Ec 7.29).
2. A cultura do homicídio. Como resultado da apostasia de Adão, o homicídio é rapidamente incorporado à cultura humana. Haja vista que Lameque, para celebrar a morte de dois homens, escreveu um poema (Gn 4.23).
Os heróis daquele tempo eram os vilões que se davam à opressão e à matança (Gn 6.4,11). Hoje, vemos aqueles dias replicarem-se em todos os segmentos sociais; a cultura da morte não mudou. O que dizer do aborto, da eutanásia e da cruel indiferença ao próximo?
3. A cultura do erotismo. O erotismo também impregnou rapidamente a cultura humana; o casamento foi logo banalizado (Mt 24.37-39). A fraqueza moral, iniciada pelo homicida Lameque, fez-se cultura (Gn 4.23). A promiscuidade precisou apenas de um exemplo, a fim de espalhar-se. Que Deus tenha misericórdia de nossa geração.
4. A cultura do consumo irrefreado. A cultura do mundo pré-diluviano, quanto ao consumo desenfreado, em nada diferia da nossa. Naquele tempo, as pessoas, já tomadas pela apostasia, não faziam outra coisa senão comer e beber (Mt 24.37,38). Hoje, gasta-se exageradamente naquilo que não satisfaz; é o consumo pelo consumo (Is 55.2).
Eis o resultado de toda essa gastança: famílias endividadas e muita gente à beira da miséria. Sejamos próvidos e não pródigos.
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
O homem foi feito para lavrar a terra e fazer cultura, mas, por causa do pecado, a cultura humana pôs-se contra Deus.
“Cultura Popular e Igreja
George Lucas, diretor do filme Guerras nas Estrelas e, por conseguinte, moderno fabricante de mitos, declara que o cinema e a televisão suplantaram a igreja como grandes comunicadores de valores e crenças. […] A possibilidade de que a mídia substitua o papel historicamente vital desempenhado pela igreja na formação dos valores de uma comunidade é desconcertante, mas compreensível. Para muitos, o cinema se tornou uma igreja virtual. Mesmo dentro de nossa casa, verificamos que as devoções familiares são suplantadas pelos deuses eletrônicos. A televisão pode funcionar como santuário privado ao deus das imagens — um deus do lar grego ou olímpico da ESPN, um Buda pessoal da Televisão Pública ou um deus dionísio da TV a cabo. Cada um oferece sua própria visão da vida boa. E frequentemente jazemos prostrados diante de nosso deus, ficando preguiçosos e indolentes” (PALMER, Michael (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão. RJ: CPAD, p.394).
III. O EVANGELHO TRANSFORMA A CULTURA
Agora, precisamos responder a esta pergunta: “É possível transformar uma cultura dominada pela iniquidade?”.
1. Jesus nasceu num contexto cultural. Nenhum homem é capaz de viver à parte de uma cultura; somos seres culturais. Aliás, o próprio Filho de Deus, quando de sua encarnação, foi acolhido numa sociedade dominada por três grandes culturas — a judaica, a grega e a romana (Jo 19.20). Todavia, a sua mensagem transformou milhões de pessoas oriundas de todas as culturas do mundo, conduzindo-as a viver num só corpo (Rm 10.12).
2. O Evangelho transforma a cultura. Conquanto não nos seja possível converter toda uma sociedade, podemos influenciá-la com a mensagem do Evangelho. Haja vista o que aconteceu em Éfeso, durante a terceira viagem missionária de Paulo, quando praticantes de artes mágicas queimaram seus livros em público (At 19.19).
Se quisermos, de fato, transformar o nosso país, devemos evangelizá-lo de acordo com o modelo de Atos dos Apóstolos (At 1.8).
3. Os crentes de Corinto, um exemplo da influência do Evangelho. Corinto era uma das cidades mais promíscuas no período do Novo Testamento. Não obstante, Paulo, ao levar-lhe o Evangelho, resgatou preciosas almas aprisionadas a um contexto moralmente doentio (1Co 6.9-11).
Apesar de seus graves problemas, a igreja coríntia detinha todos os dons espirituais (1Co 1.7). O mais importante, porém, é que os seus membros, dantes escravizados por Satanás, eram agora chamados de santos em Jesus Cristo (1Co 1.1,2).
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
O Evangelho pode transformar a cultura dominada pela iniquidade.
“Os cristãos são chamados filhos da luz, mesmo quando buscamos introduzir luz num mundo de trevas lúgubres e fomentar os resultados da luz. Paulo era adepto de achar aberturas para o Evangelho na cultura popular de sua época. Sua estratégia comunicativa de ser ‘tudo para todos’ foi posta em prática no Areópago, onde uma obsessão grega, a adoração a um deus desconhecido, tornou-se oportunidade notável. Citando os poetas gregos e referindo-se a peças teatrais, corridas e lutas de boxe gregas, Paulo tomou a cultura ateniense como ponto de partida para introduzir a luz do Evangelho. Em vez de separar-se da cultura deles ou de consumi-la sem criticá-la, Paulo a explorou e encontrou meios de adaptá-la aos seus próprios propósitos. Deste modo, ele redimiu e transformou a cultura popular de seu tempo” (PALMER, Michael (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão. RJ: CPAD, p.407).
CONCLUSÃO
A cultura atual em nada difere da pré-diluviana. No entanto, podemos influenciá-la através da pregação do Evangelho de Cristo. Se levarmos a sério a promessa de Atos 1.8, viremos não apenas a influenciá-la, mas igualmente transformá-la. Afinal, somos o sal da terra e a luz do mundo. Somente a Igreja de Cristo reúne essas propriedades tão raras para abalar as estruturas deste mundo que jaz no Maligno.
Sejamos santos. Evangelizemos e façamos missões! É a ordem de Cristo. Nós podemos transformar a cultura da sociedade atual, como fez o apóstolo Paulo em Tessalônica.
A respeito de “Só o Evangelho Muda a Cultura Humana”, responda:
De acordo com a lição, o que é cultura?
No princípio, a cultura tinha a ver apenas com o cultivo da terra, visando a produção de alimentos (Gn 4.2). Depois, passou a ser considerada como a soma de todas as realizações humanas: espirituais, intelectuais, materiais etc.
Como era caracterizada a cultura pré-diluviana?
Pela cultura do homicídio, do erotismo e do consumo irrefreado.
Em que contexto cultural Jesus nasceu?
O Filho de Deus, quando de sua encarnação, foi acolhido numa sociedade dominada por três grandes culturas — a judaica, a grega e a romana (Jo 19.20).
De que forma o Evangelho influenciou a cultura gentia?
Pela mensagem do Evangelho.
Como podemos transformar a nossa cultura?
A cultura atual em nada difere da pré-diluviana. No entanto, podemos transformá-la através da pregação do Evangelho de Cristo.
SÓ O EVANGELHO MUDA A CULTURA HUMANA
A cultura manifesta o que predomina na natureza do ser humano. Ali estão o seu olhar, pensamento, desejo e sentimento. Há uma inclinação clara para o mal na cultura do homem, pois este é manchado pelo pecado.
Entretanto, há também sinais de coisas boas porque o ser humano carrega consigo a imagem de Deus. Por isso, esta lição tem o objetivo geral de demonstrar que a cultura pode ser transformada pelo Evangelho. Ora, o Evangelho redime o ser humano todo e, como consequência, faz com que ele produza cultura que glorifique maravilhosamente a Deus.
Para mostrar isso, temos ao menos três objetivos a atingir. O primeiro, definir a cultura. Trata-se de um conceito complexo, por isso, é preciso atenção para expor esse conceito. Segundo, tem o objetivo de descrever uma cultura dominada pela iniquidade, ou seja, suas marcas e características. E, finalmente, o último objetivo é mostrar que o Evangelho transforma a cultura.
Resumo da lição e perspectivas
No sentido de definir a palavra cultura, o primeiro tópico apresenta a palavra como a soma de todas as realizações humanas: espirituais, intelectuais, materiais etc. Em seguida, há um contraste entre a cultura gentílica e cultura do povo de Deus, destacando que este vive sempre para a glória de Deus.
Para descrever uma cultura dominada pela iniquidade, o segundo tópico mostra que o homem foi feito para lavrar a terra e fazer cultura, mas, por causa do pecado, a cultura humana pôs-se contra Deus. O ser humano rebelou-se contra o seu Criador. A civilização pós-diluviana tinha como marca cultural o homicídio, o erotismo e o consumo irrefreado. Ou seja, seu pensamento resumia-se ao aqui e o agora. Tudo isso revelado num modo de vida puramente materialista.
Para pontuar o poder transformador do Evangelho, o último tópico demonstra que Evangelho pode transformar a cultura dominada pela iniquidade. Para isso, o tópico apresenta que Jesus Cristo nasceu num contexto cultural oposto ao desígnio de Deus. A partir do exemplo dos crentes de Corinto, é possível perceber o impacto que o Evangelho traz à vida de pessoas simples. A partir dessas pessoas qualquer instância pode ser transformada.
O Evangelho é poderoso para fazer coisas extraordinárias.
Ainda que vivamos em uma cultura oposta a nossa fé, Deus pode salvar pessoas e por meio delas recuperar uma cultura.