Título: Jesus Cristo voltará — Fé e perseverança para o glorioso Dia com o Senhor da Igreja
Comentarista: Reinaldo Odilo
Lição 1: O aparecimento do Anticristo
Data: 14 de Novembro de 2021
“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.” (1Jo 2.18).
Com o aparecimento do Anticristo, o mundo viverá um caos total anunciando o fim de todas as coisas.
SEGUNDA — Dn 7.25
Um homem que proferirá palavras contra o Altíssimo
TERÇA — Dn 8.25
Um homem que fará prosperar o engano
QUARTA — Mt 24.15
Um homem que promoverá a “abominação da desolação”
QUINTA — 2Jo 7
Um homem que negará a humanidade de Jesus
SEXTA — Ap 13.8
Um homem que será objeto de adoração
SÁBADO — Ap 13.18
Um homem cujo número é 666
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Professor(a), veremos nesta lição que um dos sinais da volta de Jesus é a operação do Anticristo no mundo. O seu governo será mundial e de acordo com o apóstolo João, o espírito dEle já está atuando no mundo (1Jo 4.3). Necessitamos de discernimento e sabedoria para enfrentarmos este mundo dominado pelo deus deste século. Satanás (2Co 4.4; 1Jo 5.19). No decorrer da lição enfatize aos alunos o fato de que precisamos orar e vigiar constantemente. Mais do que nunca necessitamos do poder divino e de discernimento espiritual para não sermos enganados pelas forças do mal.
Professor(a), para a aula de hoje sugerimos que você reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para explicar aos alunos a diferença entre o Anticristo e Jesus Cristo.
É importante que você leia, juntamente com seus alunos, as características e discuta com eles cada uma.
2 Tessalonicenses 2.1-12.
1 — Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele.
2 — Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto.
3 — Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.
4 — O qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
5 — Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
6 — E agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
7 — Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado.
8 — E, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.
9 — A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira.
10 — E com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
11 — E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira.
12 — Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade.
INTRODUÇÃO
Quando estudamos a respeito da Escatologia Bíblica, não podemos deixar de falar a respeito do Anticristo. Nos livros de Daniel e Apocalipse existem várias expressões e figuras que apontam para ele. Embora o espírito dele já esteja atuando no mundo e “muitos anticristos” têm se levantado, ele ainda não foi revelado.
Quando o Senhor autorizar a “operação do erro”, o Anticristo entrará decisivamente em ação, e sairá a enganar os que habitam no mundo. Por fim, o Senhor Jesus o derrotará com o sopro da sua boca e o lançará no lago que arde com fogo e enxofre.
I. QUEM É O ANTICRISTO
1. A encarnação do mal. A expressão utilizada por João para “Anticristo” no grego é antichristos refere-se a um líder político cujo governo terá um alcance mundial. Ele fará prosperar o engano, negará a perfeita humanidade de Jesus (2Jo 7). proferirá palavras contra o Altíssimo e promoverá a “abominação da desolação” (Mt 24.15). Esse líder satânico, influenciará os que “habitam na Terra” de tal maneira que será adorado como um deus (Ap 13.8).
O termo “anticristo” só aparece nas Cartas de João: 1João 2.18-22; 4.3 e 2João 7. É importante ressaltar que segundo Tim LaHaye o termo “anticristo” “pode ser aplicado tanto ao indivíduo como ao sistema que ele representa”.
O profeta Daniel afirma que o Anticristo “firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador […]” (Dn 9.27). Os termos “sacrifício e oferta de manjares”, pode ser uma alusão ao templo em Jerusalém, onde atualmente funciona uma mesquita, Segundo a Palavra de Deus, este templo será reedificado; pois será ali que o Anticristo cometerá uma abominação, fato que será decisivo para Israel perceber o engodo satânico.
2. Um homem que tentará usurpar o lugar de Deus. O Anticristo, cuja vinda é sob a eficácia de Satanás (2Ts 2.9), será alguém politicamente correto, mas na verdade se trata de uma fraude. Ele se apresentará como alguém que tem a solução para todos os problemas da humanidade. Um homem soberbo, oposto ao verdadeiro Cristo; alguém que exalta a si mesmo contra o Altíssimo e exige adoração por intentar, presunçosamente, ser igual a Deus (Is 14.14).
3. Um homem que enganará os que habitam na Terra. O Anticristo será um homem de sucesso, carismático, loquaz, que cooptará todos os que habitam na Terra. Ele enganará os homens de diferentes classes sociais, todos aqueles que não quiseram se submeter ao senhorio de Jesus Cristo. Que Jesus Cristo seja o nosso Senhor até o fim dos tempos e que não sejamos enganados pelo Anticristo.
Pense!
Por que os que “habitam na Terra” serão enganados pelo Anticristo já que existem tantas profecias avisando a respeito da sua pessoa?
Ponto Importante
A Bíblia diz que “o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo” (2Co 4.4). A cegueira espiritual produz reações inacreditáveis!
II. A TRINDADE SATÂNICA
1. O dragão. A Palavra de Deus nos mostra que, no período da Grande Tributação, será levantada uma tríade satânica, que se estabelecerá com muita força; “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão (Ap 13.11). Essa tríade é formada pelo dragão (Diabo), o Anticristo e o falso profeta. Nas Escrituras Sagradas a palavra “dragão” é sempre utilizada como uma referência ao Diabo: “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos” (Ap 20.2).
Atualmente estamos sujeitos a ser tentados pelo Diabo, lembrando que até Jesus foi tentado por ele durante quarenta dias em que esteve no deserto. O Senhor Jesus, enquanto homem, resistiu às tentações com a Palavra de Deus e tal fato nos mostra que nós também podemos resistir ao Diabo. Enquanto Jesus não vier buscar a sua Igreja precisamos. diariamente, resistirão dragão e às suas astutas ciladas: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Em breve Jesus Cristo virá buscar a sua Igreja e a Trindade Satânica será destruída.
2. Anticristo. Segundo a Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, o Anticristo aparece nas Escrituras Sagradas com vários títulos: “o homem do pecado”, e “filho da perdição” (2Ts 2.3), “o iníquo” (2Ts 2.8), “um pequeno chifre” (Dn 7.8), “o príncipe que há de vir” (Dn 9.26) e “o rei que fará conforme sua vontade” (Dn 11.36). O Anticristo terá uma ação proeminente na política mundial, prometendo dias melhores para o mundo. Porém, como pode o Mal oferecer algo que não tem? Sendo ele o pai da mentira, não terá dificuldades em falsear a verdade. Ao que tudo indica, ele enganará a todos com um discurso conciliador, mas é lobo, e não ovelha.
O mundo, que jaz no maligno, não encontrará dificuldades para se alinhar à política nefasta deste líder astucioso, que, segundo o pastor Antônio Gilberto afirma na obra O Calendário da Profecia. surgirá da área do antigo Império Romano (Dn 9.26).
3. Falso Profeta. Ele será símbolo do poder religioso e porta-voz do Anticristo. No livro do Apocalipse é identificado como a Besta que subiu da terra, a qual “tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro, e ele falava como o dragão” (Ap 13.11). Certamente terá a “aparência” de um cordeiro, mas agirá como um demônio sagaz. Terá muita fluidez nos seus discursos, com capacidade, dada por Satanás, de até fazer descer fogo do céu. Ele estabelecerá um sistema de colocação do nome ou número da Besta na mão direita ou na testa dos homens, que servirá para autorizar transações comerciais em todo o mundo.
Pense!
Qual o propósito do Mal em estabelecer a trindade satânica?
Ponto Importante
Desde o início dos tempos, o Mal se tornou contumaz imitador das coisas de Deus, mas sempre o faz com imperfeição. Talvez seja mais uma, a última, das suas tentativas.
III. O GOVERNO DO ANTICRISTO
1. Terá uma abrangência mundial. O Anticristo, o líder do último grande governo mundial, é identificado no livro do Apocalipse como “a Besta que subiu do mar” (Ap 13.1). Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de Deus “o mar é uma linguagem metafórica e indica as nações, povos e línguas”. Esta referência bíblica nos mostra a amplitude da influência desse governador do Mal, o qual terá acesso político e administrativo irrestrito às decisões mais importantes do sistema governamental das nações, inclusive quanto às definições do comércio mundial, em um mundo que estará definidamente globalizado, hegemonizado pelo espírito do “dragão”. Ele, prometendo paz e segurança, convencerá os povos (inclusive Israel) sobre o que considera ser o melhor caminho a seguir. Com isso, estenderá seus “tentáculos opressores” por todos os lugares, unindo nações, povos e religiões! Quão grande decepção será para os que habitam na Terra, no final de todas essas coisas.
2. Firmará uma aliança com Israel. O Anticristo fará um acordo com muitos povos, mas em especial com Israel (Dn 9.27), Na Grande Tribulação. Israel se tomará protagonista nas relações internacionais, pela eficácia do príncipe de Satanás, que é exímio mentiroso. Que ironia, o Altíssimo fez uma aliança com o povo de Abraão, Isaque e Jacó (Sl 89.3), mas Israel a desprezou e, agora, o compromisso de lealdade será com o Diabo, o Inimigo do povo de Deus.
3. Usará de engano. Israel sofrerá grande angústia quando perceber que foi enganado por um falso Messias, e não aceitará mais as condições impostas por ele. Rompido o pacto com Israel, o Anticristo vai perseguir intensamente os judeus, será o tempo da “angústia de Jacó”. Por fim, no meio do maior sofrimento enfrentado pelo mundo, no auge das catástrofes ambientais, sanitárias, sociais, humanas, e também espirituais, depois de minar toda a boa reputação internacional de Israel (que provavelmente sofrerá crise de abastecimento, por não poder participar do comércio mundial), os instrumentos do Diabo na Terra convencerão as nações a destruírem os descendentes de Isaque.
Pense!
Como provavelmente se dará a administração do mundo por um único homem diante da soberania dos países?
Ponto Importante
É possível que se dê através de blocos de países, como por exemplo a União Europeia, ou de Organizações Internacionais (ONU), ou ambos.
CONCLUSÃO
O Anticristo será uma manifestação do Mal. mas os seres humanos, que sempre resistiram ao pensamento e modo de vida adotados pela Noiva do Cordeiro, “orgulhosamente cegos” e movidos pelo desejo de prosperarem a qualquer custo, aceitarão esse líder diabólico. Assim serão levados à ruma, no engodo final promovido pelo Diabo, no último capítulo da história do mundo atual.
GILBERTO, Antônio. O Calendário da Profecia. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.
1. Quem é o Anticristo?
Um líder político cujo seu governo terá um alcance mundial.
2. Segundo a lição, como o Anticristo se apresentará para as nações?
Ele se apresentará como alguém que tem a solução para todos os problemas da humanidade.
3. Cite algumas características do Anticristo.
Um homem soberbo, oposto ao verdadeiro Cristo, alguém que exalta a si mesmo contra o Altíssimo e exige adoração.
4. Como é composta a trindade satânica?
O Dragão, o Anticristo e o Falso Profeta.
5. Como o Anticristo é identificado no texto de Apocalipse 13.1?
Como “uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia”.
“[…I O Anticristo será um homem personificando o Diabo, porém, apresentando-se como se fosse Deus. ‘Este rei fará segundo a sua vontade, e se levantará e se engrandecerá sobre todo o deus; e contra o Deus dos deuses; falará coisas incríveis, e será próspero, até que se cumpra a indignação; porque aquilo que está determinado será feito’ (Dn 11.36). ‘Ninguém de nenhum modo vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia, e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus’ (2Ts 2.3,4). A Besta ou Anticristo será uma personagem de uma habilidade e capacidades desconhecidas até hoje. Será o maior líder de toda a história; acima mesmo de qualquer famoso general ou governante mundial conhecido. Será portador de uma personalidade irresistível. Sua sabedoria e capacidade serão sobrenaturais, quando consideramos seus atos à luz do relato bíblico. Além da ação diabólica direta, outros fatores contribuirão decisivamente para a implantação do governo do Anticristo, como poderio bélico, alta tecnologia e poder econômico.
Será um grande demagogo. Influenciará decisivamente as massas com seus discursos inflamados (Ap 13.5)” (GILBERTO, Antônio. O Calendário da Profecia. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.48).