LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2023

 

Título: Aviva a Tua Obra — O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

Comentarista: Elinaldo Renovato

 

 

Lição 9: O Avivamento Pentecostal no Brasil

Data: 26 de Fevereiro de 2023

 

 

VÍDEO DE APOIO

 

 

Notas de Aula — Lição 9

 

 

TEXTO ÁUREO

 

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.(At 19.5,6).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Deus derramou o grande avivamento pentecostal no Brasil. Ele pode avivar mais uma vez o seu povo.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — At 1.8

A missão da Igreja Cristã se faz de dentro para fora

 

 

Terça — Ap 3.7

Quando Deus abre uma porta ninguém fecha

 

 

Quarta — Mt 5.10

São bem-aventurados os perseguidos pelo Evangelho

 

 

Quinta — Mc 16.18

Sinais e maravilhas são as marcas do avivamento espiritual

 

 

Sexta — Mc 16.20

A pregação avivada é seguida de sinais e maravilhas

 

 

Sábado — 1Co 2.4

O avivamento se confirma “em demonstração do Espírito e de poder”

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Atos 19.1-7.

 

1 — E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,

2 — disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

3 — Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.

4 — Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

5 — E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

6 — E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.

7 — Estes eram, ao todo, uns doze varões.

 

HINOS SUGERIDOS

 

24, 122 e 440 da Harpa Cristã.

 

PLANO DE AULA

 

1. INTRODUÇÃO

 

Na lição desta semana, estudaremos a respeito do Avivamento Pentecostal no Brasil. Veremos como que o que ocorreu ao longo do livro de Atos dos Apóstolos, repetiu-se em terras brasileiras, como que Deus chamou um povo no Brasil para viver na plenitude do Espírito Santo. Ele o capacitou com a mensagem pentecostal, o equipou com autoridade e o estabeleceu com dons espirituais para que, em meio a perseguições, crescesse exponencialmente. Deus fez uma grande obra em nosso país por meio do Avivamento Pentecostal.

 

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

 

A) Objetivos da Lição: I) Mostrar que o movimento de Atos se repete no Brasil; II) Pontuar o nascimento do novo movimento; III) Explicar a expansão do avivamento pentecostal.

B) Motivação: Ao olhar para o passado é possível perceber uma grande obra que os pioneiros pentecostais plantaram. A obra de um pioneiro revela desprendimento pessoal para o bem de um projeto espiritual. O que você tem feito de modo que sua obra possa ser semelhante à de um pioneiro?

C) Sugestão de Método: Pesquise a história de um pioneiro de sua igreja local. Aponte a época da obra, as pessoas que se reuniram pela primeira vez, e as primeiras dificuldades para plantar uma igreja. Após fazer a sua pesquisa, organize-a para apresentar como introdução à lição em classe. Relacione o que você pesquisou com a motivação da lição.

 

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

 

A) Aplicação: Deus chama um povo para andar na plenitude do Espírito. Na dependência do Espírito Santo é possível fazer uma grande obra. É vontade do Santo Espírito usar pessoas como seus instrumentos a fim de que haja crescimento no Reino de Deus. Estamos nos colocando à disposição para ser esses instrumentos?

 

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

 

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 92, p.40, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) Para aprofundar o segundo tópico, o texto “Pontos pentecostais importantes” destaca as principais ênfases do Movimento Pentecostal ao longo da história; 2) Para aprofundar o terceiro tópico, o texto “Um Novo Movimento” traz uma reflexão a respeito do caráter de movimento que o Avivamento Pentecostal obteve desde sua origem.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

A chegada do Movimento Pentecostal ao Brasil mudou a realidade espiritual deste país de forma inquestionável e irreversível em termos de liturgia, proclamação do Evangelho, manifestação do poder de Deus com sinais, prodígios e maravilhas. Vindo dos Estados Unidos, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram em terras brasileiras em 1910. Por instrumentalidade desses servos, Deus iniciou o maior avivamento espiritual em terras brasileiras. O Avivamento Pentecostal no Brasil é o que estudaremos nesta lição.

 

 

Palavra-Chave:

 

PENTECOSTES

 

 

I. O MOVIMENTO DE ATOS SE REPETE NO BRASIL

 

1. Pentecostes entre os salvos. Em Atos 19.2 há uma pergunta do apóstolo Paulo para os discípulos em Éfeso: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?”. Essa pergunta também pode ser feita assim: “Tendo crido, recebestes o Espírito Santo?”; e, também: “Recebestes já o Espírito Santo depois que crestes?”.

As modalidades da mesma pergunta revelam um fato de acordo com o contexto do trecho de Atos 19.1-7: os discípulos de Éfeso foram batizados em nome do Senhor Jesus, isto é, já tinham a fé salvífica; em seguida, receberam o batismo no Espírito Santo por imposição de mãos.

2. A plenitude do Espírito Santo. Como vimos em lição anterior, há duas experiências distintas no livro de Atos dos Apóstolos: 1) a experiência de salvação; 2) o batismo no Espírito Santo. Em Atos 19, vemos essas duas experiências de maneira muito clara: primeiro, os discípulos foram batizados em águas e, depois, receberam o Espírito Santo com imposição de mãos. Esse recebimento teve evidências físicas de línguas e profecias (At 19.3). A experiência do Batismo no Espírito Santo é tão distinta da salvação que aquela pode ser identificada fisicamente por meio de línguas como confirmação do “dom de Deus”. Foi o que aconteceu com os discípulos em Éfeso.

3. Chamados por Deus. Algo semelhante aconteceu aqui no Brasil por intermédio de Daniel Berg e Gunnar Vingren. Pela direção de Deus, os dois missionários suecos chegaram ao Brasil em 19 de novembro de 1910. No início do século XX, predominava a existência das igrejas históricas ou tradicionais. Consequentemente, havia muitos cristãos que experimentaram a salvação em Cristo, mas nunca haviam experimentado o Batismo no Espírito tal qual os primeiros crentes em Atos. Deus usou Daniel Berg e Gunnar Vingren para mostrar a esses cristãos que eles não podiam mais ignorar a pessoa bendita do Espírito Santo. As experiências gloriosas de Atos dos apóstolos passariam a se repetir em terras brasileiras. Era possível ser um cristão com mais fervor espiritual.

 

 

SINOPSE I

No Brasil, houve um chamado de Deus para que um povo vivesse na plenitude do Espírito Santo.

 

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

 

PENTECOSTES

 

“O Espírito Santo fará a sua obra, se confiarmos e incentivarmos as pessoas a permiti-la. Tenho vibrado ao visitar diversos países e encontrar moças e rapazes inteligentes, espirituais e cheios de zelo à volta de Jesus. Cada um de nós deve estar grato a Deus por fazer parte desse movimento. Abra o coração ao Espírito Santo e permita-lhe fazer sua obra através de você”. Amplie mais o seu conhecimento, lendo a obra O Avivamento Pentecostal, editada pela CPAD, p.53.

 

 

II. O NASCIMENTO DE UM NOVO MOVIMENTO

 

1. A pregação do avivamento pentecostal. A pregação dos missionários chamou atenção das igrejas tradicionais, causando incômodo e preocupação. Eles não foram bem aceitos pelos pastores das igrejas históricas. A irmã Celina de Albuquerque, membro de uma igreja tradicional, aceitou a mensagem do Batismo no Espírito Santo e tomou a decisão de ficar em casa, orando a Deus para que Ele confirmasse se aquela doutrina estava correta. Assim, a irmã Celina Albuquerque recebeu o dom de Deus e, por isso, é considerada a primeira brasileira batizada no Espírito Santo em nosso país.

Outros irmãos se juntaram a ela e foram também batizados no Espírito Santo. Infelizmente, a direção da igreja da qual esses irmãos faziam parte, não concordou com aquele avivamento espiritual e promoveu uma reunião para confirmar quem estaria de acordo com a mensagem dos missionários. Nessa reunião, 9 irmãos se levantaram e foram convidados a deixar a igreja. Assim, inicia uma história de perseguição que marcaria o Movimento Pentecostal no Brasil.

2. Crescimento e perseguição. As perseguições contra os pentecostais eram grandes, conforme Jesus disse (Mt 5.10). Elas se davam na esfera litúrgica entre outras. Por exemplo, nos primeiros batismos, no Pará, alguns inimigos da obra tentaram impedir o ato batismal. Há registro de que um deles até sacou um punhal para investir contra o missionário Gunnar Vingren. Foi a irmã Celina que impediu o crime, jogando-se na frente do meliante. Outros registros mostram que, em Mosqueiro, no interior do Estado, uma casa de pregação foi cercada e apedrejada. Os crentes tiveram de sair para se proteger. Histórias como essas são abundantes no desdobramento do Movimento Pentecostal no Brasil. Entretanto, o Senhor deu muitos livramentos ao seu povo (Sl 34.7).

3. Curas divinas. Se houve perseguições e dificuldades no início da obra, também houve intervenções gloriosas de Deus na vida do seu povo. No Diário de um Pioneiro, obra escrita pelo Missionário Gunnar Vingren, veja o seguinte relato: “Uma irmã foi curada de uma enfermidade incurável no lábio. Um homem paralítico que estava moribundo, e não podia mais falar, foi curado e veio depois para nossos cultos. Uma criança, que estava moribunda com febre, foi curada. Um homem de idade, que sofrera com hérnia por nove anos, foi curado. Um outro homem, que havia estado enfermo muitos meses com febre e tinha todo o seu corpo inchado, foi tanto curado, como batizado com o Espírito Santo. Ele também recebeu o dom de profecia […] um homem que viu seu filho morrer, tomou-o imediatamente nos braços e começou a invocar o nome do Senhor. Imediatamente, a criança voltou à vida. A esposa, quando viu o que aconteceu, se entregou ao Senhor”. Esses são alguns de muitos sinais poderosos que marcaram o Avivamento Pentecostal no Brasil. Eram os sinais de Deus confirmando a pregação dos nossos pioneiros (Mc 16.20).

 

 

SINOPSE II

O nascimento do novo Movimento no Brasil teve pregação pentecostal, crescimento, perseguição e curas divinas.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO-HISTÓRICO

 

 

PONTOS PENTECOSTAIS IMPORTANTES

 

“Os pentecostais enfatizam uma experiência pós-conversão conhecida como ‘batismo no Espírito Santo’. A singularidade do ensino dos pentecostais, contudo, é que os dons do Espírito (ou charismata) devem normalmente acompanhar esta experiência de batismo e continuar a ser manifestados na vida do crente e na igreja. Os dons mais frequentemente enfatizados pelos antigos pentecostais era o falar em línguas e os dons de curar. O ensino da ‘evidência inicial’ é o ponto central da teologia da maioria das igrejas pentecostais clássicas em todo o mundo. Este ensino enfatiza que o falar em línguas (glossolalia) desconhecidas do falante é o primeiro sinal necessário para se saber que alguém recebeu a experiência pentecostal. Este ensino é baseado no fato de que as línguas apareceram quando o Espírito foi derramado na Igreja Primitiva, em Atos 2, 10 e 19, e estão implícitas em Atos 8 e 9” (Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.567).

 

 

III. A EXPANSÃO DO AVIVAMENTO PENTECOSTAL

 

1. Um modelo centrífugo. O avivamento espiritual fez com que a nossa igreja no Brasil buscasse um modelo de crescimento centrífugo, ou seja, de dentro para fora. Começaram cultos numa casa, num pequeno salão, num bairro, numa cidade; os pentecostais evangelizavam pelas ruas, casas, escolas, hospitais. Mais adiante, os irmãos buscavam um local mais amplo para atender à expansão da obra. E o Senhor salvava, curava, batizada no Espírito Santo. O Avivamento Pentecostal foi crescendo de maneira nunca vista em nosso país. Estava acontecendo o que Jesus prometeu: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

2. Um crescimento acentuado. Os pentecostais no Brasil não crescem porque buscam pessoas em outras igrejas, mas crescem porque as evangelizam e as discipulam por meio do Evangelho de Cristo. Segundo dados do IBGE em 2010, os evangélicos eram constituídos de aproximadamente 42 milhões de pessoas. Desse número, a esmagadora maioria é de tradição pentecostal. Certamente, a próxima pesquisa do IBGE confirmará a tendência de alta. Tudo isso foi fruto do poderoso Avivamento Pentecostal que Deus enviou para a nossa nação.

 

 

SINOPSE III

Houve um modelo de crescimento centrífugo e, por isso, o movimento pentecostal obteve um crescimento acentuado.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO-HISTÓRICO

 

 

UM NOVO MOVIMENTO

 

“Os antigos pentecostais não se consideravam como uma nova denominação, mas preferiram ser vistos como um movimento de avivamento que tinha uma mensagem para o Corpo de Cristo como um todo. A primeira igreja pentecostal foi fundada em Copenhague, em 1912. Consequentemente, algumas outras igrejas locais foram fundadas. Essas igrejas independentes organizaram-se em uma associação livre. Embora as igrejas dinamarquesas mantivessem laços estreitos com outros grupos pentecostais da Escandinávia, o Movimento Pentecostal não prosperou na Dinamarca como na Noruega e Suécia” (Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.569).

 

 

CONCLUSÃO

 

Antes do Avivamento Pentecostal em solo brasileiro, o que dominava o cenário religioso era o sistema de doutrina das igrejas históricas que não admitia o batismo no Espírito Santo, com sinal evidente de falar em novas línguas, bem como o exercício dos dons espirituais. Essas manifestações espirituais, fundadas na Palavra de Deus, são marcas do verdadeiro Avivamento Pentecostal no Brasil.

 

REVISANDO O CONTEÚDO

 

1. Que fato é revelado de acordo com o contexto de Atos 19.1-7?

Os discípulos de Éfeso foram batizados em nome do Senhor Jesus, isto é, já tinham a fé salvífica; em seguida, receberam o batismo no Espírito Santo por imposição de mãos.

 

2. O que se repetiu em terras brasileiras?

As experiências gloriosas de Atos dos apóstolos passariam a se repetir em terras brasileiras.

 

3. Com que a pregação dos missionários chamou atenção?

A pregação dos missionários chamou atenção das igrejas tradicionais, causou incômodo e preocupação. Eles não foram bem aceitos pelos pastores das igrejas históricas.

 

4. Cite um caso de cura divina descrito no Diário de um Pioneiro.

Um homem que viu seu filho morrer, tomou-o imediatamente nos braços e começou a invocar o nome do Senhor. Imediatamente, a criança voltou à vida.

 

5. Que modelo de crescimento esteve presente em nossa igreja no Brasil?

O avivamento espiritual fez com que a nossa igreja no Brasil buscasse um modelo de crescimento centrífugo, ou seja, de dentro para fora.

 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

 

 

O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL

 

Caro(a) professor(a), a paz do Senhor. O movimento pentecostal em solo brasileiro foi marcado por manifestações espirituais gloriosas que ratificaram a experiência do batismo no Espírito Santo como um evento histórico não apenas restrito aos discípulos da Igreja Primitiva, mas também aos crentes de nossos dias. Outrossim, a atualidade dos dons espirituais entre os brasileiros comprova que a promessa bíblica estaria disponível a muitos povos distantes (At 2.39). No presente século, a igreja brasileira desfruta literalmente do cumprimento dessa promessa.

Vale destacar que a manifestação do poder do Espírito trouxe mudanças significativas para a nossa nação. Dentre as tais podemos citar o acelerado crescimento do número de conversões alcançado, graças à simplicidade da pregação do Evangelho por meio dos crentes pentecostais. O poder de Deus tem se manifestado em vários lugares do território nacional, alcançando todas as camadas da sociedade, trazendo o calor do Espírito para muitos cultos dantes marcados pela rigidez litúrgica e institucional.

Além da influência na vida religiosa, a Igreja tem se tornado cada vez mais atuante na sociedade em defesa dos valores da família e como fiel combatente às falsas ideologias e sofismas do nosso tempo com a finalidade de fazer a nação voltar-se para os valores da Palavra de Deus.

Atentar para a verdade bíblica de que o Senhor continua curando, salvando e batizando no Espírito Santo não se trata apenas de obedecer à Palavra de Deus, mas também de zelar pela preservação da identidade doutrinária da Assembleia de Deus, o maior bastião pentecostal existente no Brasil. Cada crente pentecostal, formado na Escola Dominical, deve compreender a importância da experiência do batismo no Espírito Santo como o revestimento de poder para o exercício do serviço cristão por intermédio dos dons espirituais e ministeriais (At 1.8).

A Declaração de Fé das Assembleias de Deus discorre sobre a extensão da promessa do Espírito: “Jesus disse que é uma dadiva do Pai para qualquer crente que crê e busca, homens e mulheres de todas as idades, independentemente de seu status social. A promessa do Espírito Santo diz respeito principalmente aos ‘últimos dias’ (At 2.17), e não somente à era dos apóstolos. […] Isso mostra que o Pentecostes foi o início da dispensação do Espírito Santo (conhecida como Dispensação da Graça ou da Igreja) e que a efusão do Espírito seria na sua plenitude nos ‘últimos dias’, os dias em que estamos vivendo” (2017, pp.167,168). Cabe à Igreja assumir o compromisso com o avivamento espiritual, incentivando os crentes a buscarem com perseverança o batismo no Espírito Santo a fim de que as promessas do Espírito se cumpram nesta geração.