LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2024

 

Título: O Corpo de Cristo — Origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

Comentarista: José Gonçalves

 

 

Lição 2: Imagens bíblicas da Igreja

Data: 14 de Janeiro de 2024

 

 

TEXTO ÁUREO

 

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.(1Pe 2.9).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Por meio de cada imagem que retrata a Igreja, o Espírito Santo revela-nos o quão gloriosa ela é.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — 2Co 11.2

A Igreja retratada como virgem pura

 

 

Terça — 1Pe 5.2

A Igreja como o rebanho de Deus

 

 

Quarta — 1Pe 2.9

A Igreja como o sacerdócio real

 

 

Quinta — 1Co 3.16

A Igreja como o santuário de Deus

 

 

Sexta — 1Tm 3.15

A Igreja como a Casa de Deus

 

 

Sábado — 1Co 12.12

A Igreja constituída como o Corpo de Cristo

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Efésios 5.25-32; 1 Pedro 2.9,10.

 

Efésios 5

25 — Vos, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

26 — para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27 — para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

28 — Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.

29 — Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

30 — porque somos membros do seu corpo.

31 — Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.

32 — Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

 

1 Pedro 2

9 — Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10 — vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

 

HINOS SUGERIDOS

 

75, 131 e 400 da Harpa Cristã.

 

PLANO DE AULA

 

1. INTRODUÇÃO

 

A Bíblia apresenta diversas imagens que revelam um determinado aspecto da natureza da Igreja de Cristo. Nesta lição, abordaremos as seguintes imagens: A Noiva de Cristo; a Esposa de Cristo; o Rebanho de Deus; Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa e Povo Adquirido; Corpo de Cristo; Santuário de Deus; Casa de Deus.

 

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

 

A) Objetivos da Lição: I) Elencar as imagens que descrevem o relacionamento com Cristo; II) Pontuar as imagens que descrevem a função da Igreja; III) Explicar as imagens da Igreja como habitação de Deus.

B) Motivação: Uma das imagens bíblicas mais gloriosas da Igreja é a que a apresenta como a habitação de Deus. Nesse caso, a Igreja é reconhecida na Bíblia como o Santuário de Deus, a Casa de Deus, ou seja, Deus a habita gloriosamente. Ter essa consciência teológica a respeito da natureza da Igreja como habitação divina é transformador.

C) Sugestão de Método: Escreva em tiras de papel cada imagem bíblica da Igreja mencionada na lição e seus respectivos símbolos. Antecipadamente, distribua cada tira de papel para cada aluno. À medida que você avançar na exposição dos tópicos, solicite que cada aluno leia respectivamente a sua tira de papel. A ideia é que você introduza o assunto de cada tópico com a participação dos alunos. Você pode ir preenchendo uma tabela na lousa à medida que cada aluno mencione uma imagem e seu respectivo símbolo. Ao final da exposição da lição, a classe terá um quadro completo das imagens bíblicas da Igreja na lousa. Esse é um bom exercício para fixar o conteúdo da lição.

 

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

 

A) Aplicação: Cada crente que passou pela experiência de salvação, isto é, foi regenerado, justificado e santificado, faz parte da Igreja de Cristo. Nesse sentido, cada crente exerce uma função sacerdotal diante de Deus e diante do mundo. Por isso, a Igreja é uma instituição em que Deus habita. Assim, estimular os alunos para que vejam como privilégio divino participar do Corpo de Cristo é um dos propósitos desta lição.

 

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

 

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 96, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “O Relacionamento Santificador da Igreja”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a compreensão a respeito do aspecto do relacionamento de santidade da Igreja com Cristo; 2) O texto “O Caráter cooperador do Corpo de Cristo”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão a respeito da origem da concreta da Igreja de Cristo.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

A Igreja de Jesus Cristo é retratada por uma série de imagens por meio das páginas do Novo Testamento. Cada uma delas revela um determinado aspecto da Igreja de Jesus Cristo. Assim, podemos contemplar imagens ou figuras que retratam o relacionamento; que descrevem a função ou mostram de que forma a Igreja é a habitação de Deus. Por isso, nesta lição, estudaremos as principais imagens bíblicas a respeito da Igreja de Cristo que comunicam o relacionamento, a função e a habitação dessa instituição criada por Deus.

 

 

Palavra-Chave:

 

IMAGEM

 

 

I. IMAGENS QUE DESCREVEM UM RELACIONAMENTO

 

1. A Noiva de Cristo. Sem dúvida alguma, a imagem da Igreja como a Noiva de Cristo é uma das mais belas das Escrituras. Na verdade, a Bíblia usa tanto a figura da noiva como a da esposa para representar a Igreja. Primeiramente, a Igreja é descrita como uma “virgem pura” (2Co 11.2). Convém destacar que a palavra grega parthenos, traduzida em 2 Coríntios 11.2 como “virgem pura”, é usada em relação a uma donzela que ainda não contraiu núpcias. É uma figura da Igreja como noiva trazendo uma ideia de castidade, pureza e fidelidade.

2. A Esposa de Cristo. Paulo retrata, também de forma vivida, a imagem da Igreja como esposa (Ef 5.25,26). Assim como é destacada a pureza da noiva, é também a da esposa. Mas devemos ressaltar que esse relacionamento de Cristo com a Igreja é fundamentado no amor — “Cristo amou a igreja” (Ef 5.25). Não é como em um relacionamento frio, fundamentado apenas no dever, mas retrata um relacionamento fundamentado, sobretudo, na realidade do amor que se entrega e se sacrifica. Cristo cuida da Igreja e zela por ela porque a ama. Essa imagem de relacionamento amoroso entre Cristo e a sua Igreja deve ser o parâmetro para o relacionamento de todos os casais cristãos.

3. Rebanho de Deus. Quando reuniu os presbíteros na cidade de Éfeso, o apóstolo Paulo os exortou (At 20.28). Aqui, a Igreja é retratada como um rebanho de Deus. É uma metáfora que ilustra a relação existente entre a ovelha e o pastor. Paulo deixa claro que esse rebanho custou um alto preço — o sangue de Jesus Cristo. Tendo em mente essa imagem, o apóstolo Pedro também põe isso em evidência (1Pe 5.2,3). As palavras de Pedro devem servir de parâmetro para todo pastor que cuida do rebanho de Deus. Na verdade, ele mostra o que o pastor não pode fazer no seu trato com a igreja, pois ele deve ser um modelo para o Rebanho de Deus.

 

 

SINOPSE I

Imagens como a Noiva de Cristo, a Esposa de Cristo e o Rebanho de Deus descrevem o relacionamento da Igreja com Cristo.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO

 

 

O RELACIONAMENTO SANTIFICADOR DA IGREJA

 

“O povo de Deus é chamado ‘eleito’ no Novo Testamento porque Deus tem ‘escolhido’ a Igreja para fazer a sua obra nesta era, por meio do Espírito Santo, que está ativamente operante a santificar os crentes e conformá-los à imagem de Cristo (Rm 8.28,29).

Mais de cem vezes o povo de Deus é chamado os ‘santos’ (gr. hagioi) de Deus, no Novo Testamento. Não se entenda as pessoas assim designadas como de condição espiritual superior, nem seu comportamento perfeito ou ‘santo’. (As muitas referências à igreja em Corinto como ‘santos de Deus’ devem servir de indício suficiente desse fato.) Pelo contrário, ressalta-se novamente que a Igreja é a criação de Deus e que, pela iniciativa divina, os crentes são ‘chamados para serem santos’ (1Co 1.2)” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.543).

 

 

II. IMAGENS QUE DESCREVEM FUNÇÃO

 

1. Geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido. Assim como havia um povo de Deus debaixo do Antigo Pacto (Êx 19.5,6; Is 43.3), da mesma forma Deus possui um povo debaixo do Novo Pacto (1Pe 2.9).

(a) Geração eleita. A palavra grega genos, traduzida aqui como “geração” também possui o sentido de “raça”. O Novo Testamento mostra que, em Cristo, tanto judeus quanto gentios fazem parte de uma só geração ou raça por causa do que eles têm em comum. Não há distinção de raça, cor, sexo ou status social. Em Cristo todos formam a geração eleita.

(b) Sacerdócio real. Em sua Primeira Carta, o apóstolo Pedro descreve os crentes que formam a Igreja de Cristo como os que exercem um sacerdócio real (1Pe 2.9). Essa imagem vem do antigo sistema sacerdotal levítico. Na Antiga Aliança, Deus escolheu uma família, a de Arão, para oficiar como sacerdotes, da mesma forma Ele fez na Nova Aliança. Contudo, há uma diferença fundamental entre o sacerdócio exercido debaixo da Antiga Aliança e aquele exercido na Nova Aliança. Ali, essa função era reservada apenas para uma tribo, a de Levi. Dessa forma, a família escolhida para essa missão foi a de Arão. Por outro lado, debaixo da Nova Aliança todo cristão é um sacerdote. Agora todo cristão tem o privilégio de “queimar o incenso”, isto é, de exercer um ministério de oração e intercessão diante de Deus (Sl 141.2).

(c) Nação santa e um povo adquirido (1Pe 2.9). Ambos os termos vêm adjetivados, mostrando o que essa nação e esse povo eram, representavam e deveriam ser. Não era uma nação ou um povo qualquer. Era uma nação santa e um povo adquirido para Deus. Essa é uma figura muito forte para retratar uma Igreja inteiramente consagrada a Cristo.

2. Corpo de Cristo. Essa é uma das imagens mais fortes e frequentes no Novo Testamento para retratar a Igreja. A Igreja é o Corpo de Cristo! Mais do que uma organização, a Igreja é um organismo. Um organismo vivo! A analogia da Igreja como um corpo é muito significativa. Primeiramente, porque retrata a harmonia e unidade que há no corpo. No corpo humano tudo está em seu devido lugar (1Co 12.12). Todos os membros cooperam para o bom funcionamento do corpo (1Co 12.21,22,25). Logo, nenhum membro faz menos parte do corpo que os demais: todos são necessários. A variedade de órgãos, membros e funções constitui a essência da vida física. Nenhum órgão pode estabelecer um monopólio no corpo, assumindo as funções dos outros. Um corpo constituído por um só órgão seria uma monstruosidade.

 

 

SINOPSE II

Imagens como geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido e Corpo de Cristo descrevem a função que a Igreja exerce diante de Deus e do mundo.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO

 

 

O CARÁTER COOPERADOR DO CORPO DE CRISTO

 

“Os escritos de Paulo enfatizam a verdadeira união, que é essencial na Igreja. Por exemplo: ‘O corpo é um e tem muitos membros [...] assim é Cristo também’ (1Co 12.12). Da mesma forma que o corpo de Cristo tem o propósito de funcionar eficazmente como uma só unidade, também os dons do Espírito Santo são dados para equipar o corpo ‘pelo Espírito Santo [...] o mesmo Senhor [...] o mesmo Deus que opera tudo em todos [...] para o que for útil’ (1Co 12.4-7). Por esta razão, os membros do corpo de Cristo devem agir com grande cautela ‘para que não haja divisão [gr. schisma] no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros’ (1Co 12.25; cf. Rm 12.5). Os cristãos podem ter essa união e mútua solicitude porque foram todos ‘batizados em um Espírito, formando um corpo’ (1Co 12.13). A presença do Espírito Santo, habitando em cada membro do corpo de Cristo, permite a manifestação legítima dessa união” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p.544,545).

 

 

III. IMAGENS QUE DESCREVEM HABITAÇÃO

 

1. Santuário de Deus. Muito embora seja comum identificar a Igreja a partir de sua estrutura arquitetônica, não é isso que a Bíblia identifica como sendo uma Igreja. Ela é o templo do Espírito Santo (1Co 3.16). A Igreja é retratada como sendo um santuário, a habitação de Deus. Individualmente, cada crente é um templo do Espírito Santo (1Co 6.19). Mas na sua forma corporativa, a Igreja é retratada como sendo o santuário de Deus (1Co 3.16,17). Isso também significa que Deus habita a Igreja. Ela é seu templo. Nesse aspecto, o apóstolo Paulo alerta sobre o perigo que há em se profanar o santuário de Deus (1Co 3.17).

2. Casa de Deus. A Igreja é descrita como sendo a “Casa de Deus” (1Tm 3.15). Esse conceito da Igreja, como sendo a Casa de Deus, é derivado do Antigo Testamento em que o povo de Deus é retratado como a casa ou família de Deus. A nação de Israel floresceu a partir da família de Jacó. Isso nos faz ver a importância da igreja como uma instituição social. Na base da sociedade está a família. Uma igreja forte é formada por famílias igualmente fortes.

O inverso também é verdade — famílias fracas tornam-se igrejas fracas. Por trás de muitos problemas sociais está a desestruturação familiar. A recomendação de Paulo em 1 Timóteo revela que a Igreja se orienta por um padrão moral que deve nortear seu comportamento na sociedade.

3. O privilégio de ser Igreja. À luz do que estudamos nesta lição, podemos fazer algumas considerações. Primeira, a Igreja de Cristo é uma instituição formada por salvos que se relacionam com Deus e, por isso, eles fazem parte de seu rebanho. Segunda, a Igreja de Cristo é uma instituição formada de salvos que exercem uma função sacerdotal diante de Deus perante o mundo. E, finalmente, a Igreja de Cristo é uma instituição em que Deus habita e vive. É um privilégio fazer parte da Igreja de Cristo!

 

 

SINOPSE III

Imagens como Santuário de Deus e Casa de Deus descrevem a Igreja como a habitação de Deus.

 

 

CONCLUSÃO

 

Nesta lição aprendemos através de imagens bíblicas o que a Igreja é e que importância ela tem. São figuras que nos ajudam a compreender a Igreja tanto em seu aspecto institucional como funcional. Assim, essas imagens ajudam o crente a descobrir qual o seu lugar na Igreja, o Corpo de Cristo. Dessa forma, ele pode melhor cooperar para o perfeito funcionamento da igreja local.

 

VOCABULÁRIO

 

Corporativo: Relativo ou próprio de uma corporação; um conjunto de pessoas com alguma finalidade.

 

REVISANDO O CONTEÚDO

 

1. De acordo com a lição, como a Igreja é descrita primeiramente?

Primeiramente, a Igreja é descrita como uma “virgem pura” (2Co 11.2).

 

2. O que a metáfora do “Rebanho de Deus” ilustra?

É uma metáfora que ilustra a relação existente entre a ovelha e o pastor.

 

3. O que o Novo Testamento mostra a respeito da “geração eleita”?

O Novo Testamento mostra que, em Cristo, tanto judeus como gentios fazem parte de uma só geração ou raça por causa do que eles têm em comum em Cristo.

 

4. O que a expressão “Corpo de Cristo” retrata?

Retrata a Igreja.

 

5. Como a Igreja é retratada em sua forma corporativa?

Na sua forma corporativa, a Igreja é retratada como sendo o santuário de Deus (1Co 3.16,17).

 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

 

 

IMAGENS BÍBLICAS DA IGREJA

 

De modo geral, a simbologia está presente em várias ocasiões da história bíblica. Desde Gênesis a Apocalipse, o Senhor inspirou os diversos autores bíblicos a utilizar-se de figuras de linguagem para transmitir uma ideia ou mensagem direta a Seu povo. No contexto representativo da Igreja, não é diferente. A Igreja do Senhor é representada por vários símbolos que transmitem uma ideia do que é a Igreja em diferentes propósitos e ocasiões. A Igreja é chamada de “virgem pura”, “noiva”, “esposa”, “nação santa”, “geração eleita”, “Corpo de Cristo” e “Casa de Deus”. Dentre esses títulos, devemos destacar a Igreja (não no sentido de estrutura predial) como Casa de Deus, família de Deus, ambiente onde se manifestam as virtudes do Espírito Santo, a saber, o amor, a comunhão, a cordialidade, a alegria e a paz. Essas virtudes, somadas a outras que derivam do Fruto do Espírito, servem como espelho à sociedade que distorce o conceito bíblico de família.

A imagem de família é empregada para descrever a relação de Deus com Seu povo. Essa relação é descrita não apenas quando Paulo chama a Igreja de “Casa de Deus”, “Igreja do Deus Vivo”, “coluna e firmeza da verdade”, mas também nas ocasiões em que compara o amor e a submissão presentes no casamento e na criação dos filhos ao amor e entrega de Cristo por Sua Igreja e à submissão da Igreja a Ele (Ef 5.22-27,32). O Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento (CPAD, 2003), discorre que “Paulo mescla suas metáforas da igreja como família (cf. ‘Casa de Deus’) com a igreja como templo (‘coluna e firmeza’). O grego tem duas palavras para ‘templo’: hieron é todo o complexo de templo, o lugar onde as pessoas se congregam para a adoração; naos é o santuário interior (por exemplo, o Lugar Santíssimo), o lugar onde Deus habita. [...] A imagem que Paulo mostra da igreja como naos de Deus não consiste em que Ele se una conosco, a congregação, no lugar onde nos reunimos para a adoração, mas que a Igreja (o corpo de crentes) é o próprio santuário no qual Deus tem prazer em habitar (cf. 1Co 3.16,17; 2Co 6.16; Ef 2.21)” (pp.661,662). Essa relação entre Cristo e Sua Igreja, representada pela família, mostra o nível de profundidade no relacionamento que Deus deseja ter com Seu povo. Não é uma relação protocolar, mas pautada no amor de uma família que vive uma relação pacífica, afetuosa e respeitosa. Esse amor deve reger nossas relações enquanto povo de Deus.