LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

ADULTOS

 

 

1º Trimestre de 2025

 

Título: Em defesa da Fé Cristã — Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

Comentarista: Esequias Soares

 

 

Lição 4: Deus é triúno

Data: 26 de janeiro de 2025

 

 

TEXTO ÁUREO

 

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.(Mt 28.19).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda — Gn 1.1

Os primeiros vislumbres da Trindade

 

 

Terça — Is 63.8-10

Javé, o Anjo de sua face e o Espírito de sua santidade são distinguíveis como três pessoas

 

 

Quarta — 1Co 12.4-6

O Deus Triúno presente na distribuição dos dons espirituais

 

 

Quinta — 2Co 13.13

A Santíssima Trindade presente na bênção apostólica

 

 

Sexta — Ef 4.4-6

Três pessoas: Pai é Pai, Filho é Filho e Espírito Santo é Espírito Santo

 

 

Sábado — 1Pe 1.2

A Trindade atua na obra da salvação

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

Mateus 3.15-17; 28.19,20.

 

Mateus 3

15 — Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.

16 — E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

17 — E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

 

Mateus 28

19 — Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 — ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

 

HINOS SUGERIDOS

 

185, 307 e 553 da Harpa Cristã.

 

PLANO DE AULA

 

1. INTRODUÇÃO

 

Embora a palavra “Trindade” não esteja escrita na Bíblia, o seu conceito é evidenciado por toda a Escritura; desde o início da Criação, narrado no Antigo Testamento, até a revelação das últimas coisas, presente no Apocalipse. Dessa forma sabemos que essa doutrina não é irrelevante.

 

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

 

A) Objetivos da Lição: I) Demonstrar como a Bíblia apresenta a Trindade; II) Indicar as principais heresias sobre a doutrina da Trindade; III) Explicar os perigos do Unicismo na atualidade.

B) Motivação: Por mais elaborada e robusta que seja a explicação teológica sobre o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo — diferentes, mas iguais em majestade e poder; três, porém, um o Criador continuará a transcender o entendimento da criatura.

C) Sugestão de Método: Deus é transcendente; os seus pensamentos estão muito acima de nossa compreensão, quiçá a sua essência. Por isso, ao introduzir esta aula, compartilhe com a classe essa reflexão, a partir de 1 Coríntios 13.12, mostrando que agora vemos em parte, mas um dia o conheceremos como somos conhecidos.

 

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

 

A) Aplicação: Foi do agrado do Deus Todo-Poderoso se revelar aos pequeninos com todo esplendor de sua natureza triúna. Portanto, não percamos a oportunidade de nos relacionar com o Deus Pai, com o nosso Salvador Jesus Cristo, o Filho, e o Espírito Santo Consolador.

 

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

 

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “O conceito do Deus Trino e Uno”, localizado depois do segundo tópico, ressalta a distinção na unidade das três pessoas da Trindade; 2) O texto “Negação ao unicismo, unitarismo e triteísmo”, ao final do terceiro tópico, aprofunda a explicação apresentada, refutando-a biblicamente.

 

COMENTÁRIO

 

INTRODUÇÃO

 

O Novo Testamento mostra que os cristãos do período apostólico reconheciam o seu Deus como triúno sem precisar de formulação teológica, recurso a que a igreja mais tarde precisou recorrer para responder às ideias equivocadas sobre Deus. A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, a “Trindade”, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade.

 

 

Palavra-Chave:

 

TRINDADE

 

 

I. COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE

 

1. A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão. As Escrituras ensinam que o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus (Dt 6.4; 2Rs 19.15; Ne 9.6; Sl 83.18; 86.10), é o mesmo Deus do Novo Testamento (Mc 12.29-32).

a) Cada uma das três pessoas é chamada “Deus”. A mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e que Deus é um só, ensina também que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11), da mesma forma ao Filho (Cl 2.9) e ao Espírito Santo (At 5.3,4).

b) Cada uma das três pessoas é cada “Senhor”. Isso também ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh), “Senhor”, pois aplica-se ao Pai sozinho (Sl 110.1), ao Filho (Is 40.3; Mt 3.3), e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3). No entanto, aplica-se à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18).

c) O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4). Essa é a confissão de fé no Judaísmo. A palavra hebraica ’echad, traduzida como “único”, indica uma unidade composta, é o mesmo termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só carne” (Gn 2.24). O termo ’echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.

2. Evidência no Antigo Testamento. Essa doutrina está implícita desde o Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26); “disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “e o Senhor disse: ... Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.6,7). E, não para por aí, em Isaías 63.8-14, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”.

3. Revelada no Novo Testamento. A Trindade bíblica, ou seja, a Trindade em si mesma, pregada pelos cristãos, consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas.

a) A Trindade em si mesma. A base bíblica da Trindade salta à vista de qualquer leitor do Novo Testamento a começar pela Grande Comissão (Mt 28.19), na distribuição dos dons espirituais (1Co 12.4-6), na bênção apostólica, também conhecida como bênção trinitária (2Co 13.13), na unidade da igreja (Ef 4.4-6), na obra da salvação (1Pe 1.2). Além das inúmeras passagens tripartidas que revelam a Trindade (Fp 3.3).

b) A Trindade dos credos. A Trindade é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só Divindade, iguais em poder, glória, majestade e eternidade, da mesma substância, embora distintas.

 

 

SINOPSE I

Embora o termo “Trindade” não esteja nas Escrituras, seu conceito e doutrina são demonstrados por toda a Bíblia.

 

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

 

 

“A TRINDADE: É POSSÍVEL QUE DEUS SEJA, AO MESMO TEMPO, UM E TRÊS?

 

A crença de que um Deus único exista eternamente em três pessoas é conhecida como a doutrina da Trindade. E esta doutrina tem um importante papel na fé cristã. Na verdade, a doutrina da encarnação — que afirma que Jesus, como Deus, tornou-se um homem, e que Ele é, portanto, plenamente divino e plenamente humano — pressupõe essa crença. Esta última doutrina está no âmago da fé cristã.” Amplie mais o conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Apologia Cristã, editada pela CPAD, p.1535.

 

 

II. AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE

 

São duas as principais heresias contra a Trindade: o Unicismo e o Unitarismo. Ambas são contrárias à Bíblia, condenadas pelas igrejas antigas e rejeitadas pelos principais ramos do Cristianismo. Nesta lição, trataremos do Unicismo.

1. O Unicismo. Esse movimento desde a sua origem no século 3 é conhecido como monarquianismo, modalismo, patripassianismo e sabelianismo. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio. O Unicismo não nega a deidade absoluta do Filho e nem a do Espírito Santo, mas negam a Trindade, pois confundem as pessoas. A heresia consiste em negar a Trindade, pois ensina ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade. A Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três pessoas distintas (Mt 3.16,17; 1Pe 1.2). É como afirma o nosso Cremos em nossa Declaração de Fé.

2. A verdade bíblica. Ninguém no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção dessas três pessoas da Trindade, a começar pelo batismo de Jesus (Mt 3.16). Diversas vezes Jesus deixou claro que Ele é uma Pessoa e o Pai outra (Jo 8.16,17; 17.3), embora sejam Eles o mesmo Deus (Jo 10.30). Com frequência, Ele se dirigia ao Pai como outra Pessoa (Mt 20.23; Mt 26.39,42); também, nos seus discursos (Jo 5.18-23; 8.19; 10.18; 11.41,42); e, na oração sacerdotal em João 17. Trata-se de um relacionamento do tipo eu, tu, ele. Quando Jesus anuncia a vinda do Consolador, Ele emprega a terceira pessoa (Jo 14.16,26). A Bíblia ensina que Jesus é “o Filho do Pai” e não o próprio Pai (2Jo 3). Isso significa que não pode ser o próprio Pai do mesmo Filho.

 

 

SINOPSE II

O Unicismo e o Unitarismo são duas das principais heresias sobre a Trindade, condenadas biblicamente.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO

 

 

“O CONCEITO DO DEUS TRINO E UNO

 

Acha-se somente na tradição judaico-cristã. Esse conceito não surgiu mediante a especulação dos sábios deste mundo, mas através da revelação outorgada passo a passo na Palavra de Deus. Em todos os escritos dos apóstolos, a Trindade é implícita e tomada como certa (Ef 1.1-14; 1Pe 1.2). Fica claro que o Pai, o Filho e o Espírito Santo existem eternamente como três Pessoas distintas, mas as Escrituras também revelam a unidade dos três membros da Deidade.

As Pessoas da Trindade têm vontades separadas, porém nunca conflitantes (Lc 22.42; 1Co 12.11). O Pai fala ao Filho, empregando o pronome da segunda pessoa do singular: ‘Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido’ (Lc 3.22). Declara que veio ‘não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou’ (Jo 6.38).” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp.162,163).

 

 

III. UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE

 

1. O problema. Na atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são unicistas e ensinam a respeito de um Deus diferente. De forma sutil e por meio da música, esses unicistas ensinam esse desvio doutrinário sobre Deus. Isso não é um mero jogo de palavras. Jesus disse que a vida eterna implica esta distinção: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que esse conhecimento não é cognoscível, mas místico, espiritual, que implica comunhão, fé, obediência, adoração. Conhecer a Deus é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30). Jesus disse que ninguém conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mt 11.27).

2. Uma reflexão bíblica. O que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas unicistas? O poder é da Palavra, e não do tal movimento, a Palavra de Deus é a semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai germinar. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mt 7.21-23). Alguns podem dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas. Assim, convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas. As emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jr 17.9), e não servem como instrumento aferidor da doutrina. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as nossas emoções, pois somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2Pe 1.19; Jo 16.13).

3. A posição oficial. O Unicismo é condenado na Bíblia, considerado heresia pelas igrejas desde a sua origem e rejeitado pelos principais ramos do cristianismo e pela nossa Declaração de Fé (III.2). Temos um manifesto oficial contra o Unicismo e o uso de músicas de grupos unicistas em nossas igrejas. A maioria de nossa liderança tem se posicionado contra essa heresia. A importância dessa decisão é para evitar que se adore a outro Jesus, um Jesus falso, diferente do revelado no Novo Testamento (2Co 11.4). Mas devemos destacar que não somos contra os unicistas, mas contra o unicismo, a doutrina desviante. Devemos manter contato respeitoso no nosso dia a dia com essas pessoas, embora discordando de suas crenças com mansidão (2Jo vv.10,11).

 

 

SINOPSE III

O Unicismo, embora seja uma heresia antiga, também está presente na atualidade.

 

AUXÍLIO DOUTRINÁRIO

 

 

 

“NEGAÇÃO AO UNICISMO, UNITARISMO E TRITEÍSMO. Negamos o unicismo sabelianista e moderno, ou seja, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam três modos de uma mesma pessoa divina, porque está escrito que as três pessoas são distintas.

Negamos também o unitarismo, pois essa doutrina afirma que somente o Pai é Deus, negando, assim, a divindade do Filho e do Espírito Santo, ao passo que as Escrituras Sagradas ensinam a divindade do Filho e do Espírito Santo.

Também negamos o triteísmo, ou seja, que existam três deuses separados, pois a Bíblia revela a existência de um único Deus verdadeiro: ‘há um só Deus e que não há outro além dele’ (Mc 12.32); ‘todavia, para nós há um só Deus’ (1Co 8.6). Essa doutrina monoteísta tem implicação para a salvação: ‘E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste’ (Jo 17.3).” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.41).

 

 

CONCLUSÃO

 

A introdução do Credo de Atanásio resume a doutrina da Trindade: “Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo, deve professar a fé cristã. A qual é preciso que cada um guarde perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre. A fé cristã é esta: que adoremos um Deus em trindade, e trindade em unidade; Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. O problema é que os Unitaristas separam a substância e os Unicistas confundem as pessoas, e assim creem num Deus distinto do que é apresentado pela Bíblia.

 

VOCABULÁRIO

 

Cognoscível: que pode ser conhecido.

 

REVISANDO O CONTEÚDO

 

1. O que indica o termo ’echad em Deuteronômio 6.4?

O termo ’echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.

 

2. Cite quatro evidências no Antigo Testamento em favor da Trindade.

“Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26); “Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “desçamos e confundamos ali a sua língua...” (Gn 11.6,7, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face” (Is 63.8-14).

 

3. Quais as passagens do Novo Testamento mais contundentes em favor da Trindade?

A Grande Comissão (Mt 28.19), a distribuição dos dons espirituais (1Co 12.4-6), a bênção trinitariana (2Co 13.13), a unidade da igreja (Ef 4.4-6), a obra da salvação (1Pe 1.2).

 

4. Em que consiste o Unicismo e quais os principais heresiarcas dessa heresia?

A heresia consiste em negar a Trindade. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio.

 

5. O que João 17.3 mostra em relação a salvação?

Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que conhecimento não é cognoscível, mas místico, que implica comunhão, fé, obediência, adoração.

 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO

 

 

DEUS É TRIÚNO

 

Nesta aula, veremos que os primeiros cristãos reconheciam a doutrina da Trindade como um fato. Embora a terminologia não apareça nas Sagradas Escrituras, há várias evidências bíblicas de que o nosso Deus subsiste de modo claro nas três pessoas distintas, a saber, o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Gn 1.26; Jo 8.58; 14.16,17). Logo, trata-se de uma unidade composta perfeita presente ao longo das Sagradas Escrituras. O grande desafio é elucidar estas questões aos nossos alunos em sala de aula, haja vista estarmos vivendo tempos trabalhosos em que a sutiliza de heresias tem se intensificado no meio evangélico. Nesta lição, há duas principais heresias que precisam ser explicadas à sua classe, a saber: o unicismo e o unitarismo. Como explicita o comentarista da Lição, pastor Esequias Soares, o problema dos unicistas é que eles confundem as pessoas da Trindade, enquanto os unitaristas separam as pessoas substancialmente, ou seja, afirmam que somente o Pai é Deus, negando assim a divindade do Filho e do Espírito Santo.

Vejamos o que afirma a Declaração de Fé das Assembleias de Deus (CPAD) sobre a função das três pessoas da Trindade: “É possível um membro da Trindade subordinar-se voluntariamente a um ou aos dois outros membros, mas isso não significa ser inferior em essência. Há uma absoluta igualdade dentro da Trindade, e nenhuma das três pessoas está sujeita, por natureza, à outra, como se houvesse uma hierarquia divina. Existe sim, uma distinção de serviço. O Pai possui a mesma essência divina das demais pessoas da Trindade. O Filho é gerado do Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. A paternidade é o papel da primeira pessoa da Trindade que opera por meio do Filho e por meio do Espírito Santo. O Pai proclamou as palavras criadoras, e o Filho executou-as. O Pai planejou a redenção, e o Filho, ao ser enviado ao mundo, realizou-a. Quando o Filho retornou ao céu, o Espírito Santo foi enviado pelo Pai e pelo Filho para ser o Consolador e Ensinador. A subordinação do Filho não compromete a sua deidade absoluta e, da mesma forma, a subordinação do Espírito Santo ao ministério do Filho e ao Pai não é sinônimo de inferioridade” (2017, pp.41,42).

A partir desta fundamentação bíblica é importante ressaltar que a relação de submissão existe para que os propósitos divinos sejam perfeitamente cumpridos. Deixe bem claro aos seus alunos que esta subordinação não compromete a deidade absoluta, nem a igualdade de essência e de substância das três pessoas da Trindade. Uma vez que entendemos essa dinâmica, fica claro perceber o amor de Deus que atua para que a humanidade se arrependa e volte à comunhão plena com o seu Criador.